UFMG Sustentável é uma ação institucional, fruto dos trabalhos da Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental (CPGEHA) da UFMG, que tem o objetivo de divulgar ações relacionadas à sustentabilidade nos campi da Universidade.

Embora a UFMG tenha como foco as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a multiplicidade de áreas do conhecimento que perpassam essas esferas faz coexistir uma série de iniciativas com características diversas, o que confere à Instituição natureza singular, em constante transformação.

A sustentabilidade é aqui abordada com ênfase nas dimensões energética, hídrica e ambiental. Compreende, pois, o uso racional de água e energia por meio da melhoria nos sistemas de abastecimento com a adoção de fontes alternativas que visam à redução das despesas associadas a esses consumos; a consciente geração de resíduos sólidos e o seu gerenciamento ambientalmente adequado; a promoção da educação ambiental na esfera administrativa e acadêmica e a sua disseminação na sociedade.

A UFMG possui um relevante patrimônio verde, o que lhe confere grande responsabilidade por sua preservação, seja pela diversidade ambiental existente, seja por seu papel social como instituição de ensino superior. Seu compromisso público com a regularização ambiental e com a adoção de práticas sustentáveis por meio de diversas ações está registrado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2023.

Merece destaque, nesse PDI, o capítulo “Ambiente e Sustentabilidade”, no qual se explicita o objetivo geral de “constituir uma Agenda da UFMG para o Ambiente e Sustentabilidade”, integrando as diversas áreas e os diferentes órgãos e setores da Instituição, de forma a torná-la um referencial para a sociedade no que se refere à questão ambiental, tanto na produção de conhecimento e formação de pessoas quanto nas práticas cotidianas que têm como foco a sustentabilidade. Acesse o PDI 2018-2023 para obter outras informações sobre seus objetivos específicos e as ações previstas para os próximos anos.

Conheça mais sobre o UFMG Sustentável neste vídeo da TV UFMG: