A Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa (FEPHB), adquirida pela UFMG em 1963, se situa no município de Igarapé-MG e possui uma área total de 240 hectares. É órgão complementar da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG) e tem o objetivo de dar suporte às atividades didáticas científicas envolvendo os diversos Departamentos da EV-UFMG e de outras unidades da UFMG.

A Fazenda tem infraestrutura e pessoal qualificado para apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de bovinocultura, suinocultura, nutrição, avicultura, cunicultura, saneamento, produção de forrageiras e sanidade animal. Nela são ministradas 25 disciplinas dos cursos de Medicina Veterinária e Aquacultura, atendendo anualmente cerca de 2300 alunos, além de um público externo que frequenta os cursos e dias de campo.

Planejada na década de 1960, a FEPHB não trouxe em seus projetos originais atividades ligadas às práticas sustentáveis e hoje buscamos a atualização de sua estrutura para atender tecnologias sanitária e ambientalmente modernas oferecendo aos nossos alunos e ao público externo conhecimento e práticas avançadas na área da agropecuária sustentável.

Procurando apropriar a infraestrutura da Fazenda, projetos estão sendo elaborados focando três áreas principais: o aproveitamento de energias alternativas, o melhor aproveitamento de recursos hídricos e o correto manejo de resíduos e dejetos. Para tanto uma equipe de docentes e técnicos administrativos da Escola já vem trabalhado há um tempo buscando alternativas viáveis para as melhorias desejadas.

A equipe da EV-UFMG recebeu, de forma especial, o assessoramento e orientação da Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental da UFMG (CPGEHA) que se tornou grande parceira na busca de soluções sustentáveis e financeiramente acessíveis para a Fazenda.

A CPGEHA tem acompanhado e auxiliado na elaboração dos projetos, já tendo realizado várias visitas à Fazenda para conhecer melhor a realidade e os problemas que lá são encontrados, bem como propor soluções e sugestões que sejam tecnicamente atuais e economicamente viáveis.

O primeiro projeto enviado com o assessoramento da CPGEHA, em busca de financiamento, traz entre outras, a proposta da implantação de uma usina fotovoltaica para a área de bovinocultura de leite que consome muita energia com os equipamentos utilizados para ordenha, resfriamento do leite e limpeza da área. Ainda, faz adaptações para melhor uso dos recursos hídricos existentes e o aproveitamento da água de chuva para utilização da limpeza da área do curral.

Visita de campo da CPGEHA nas instalações da FEPHB, 2019. Fonte: DISA/DGA/PRA

A equipe da FEPHB espera em breve poder iniciar a execução dos projetos que possibilitarão a difusão dessas técnicas aos alunos, produtores rurais e à comunidade em geral, trazendo mais um diferencial de excelência nas atividades de ensino e extensão que a UFMG oferece.

Informações e solicitações:

Diretora Zélia Lobato – E-mail: ziplobato@gmail.com