No intuito de reduzir as despesas com energia elétrica, a Reitoria da UFMG através da Pró-Reitoria de Administração (PRA), convocou especialistas do seu quadro de professores para apresentarem propostas, aproveitando a possibilidade de financiamento através da Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico ANEEL no.001/2016.

Nesse contexto, no início de 2017 foi concebido, e vem sendo desde então aprimorado, o projeto OÁSIS-UFMG.

O Projeto constitui-se em uma iniciativa de investigação técnico-científica com o objetivo de redução de gastos de energia elétrica por meio da instalação e gestão de um sistema próprio de minirrede instalado no campus da Pampulha da UFMG.

Contempla a instalação de unidades distribuídas de geração baseadas na tecnologia fotovoltaica, nas microturbinas a gás natural operando em cogeração qualificada e na armazenagem de energia elétrica em bancos de baterias.

As características do campus Pampulha quanto à distribuição das edificações e sua conexão à rede da concessionária de energia, combinada às unidades distribuídas de geração e armazenagem, configura naturalmente uma minirrede de energia.

Surge daí o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (PDI) intitulado Minirrede de Energia OÁSIS-UFMG, uma minirrede de energia elétrica inédita no país tanto pelo seu caráter plenamente operacional como pela potência elétrica envolvida.

Em sua concepção, o projeto apresenta forte relevância para a UFMG em diversos aspectos, dentre as quais podem ser citadas: criação de uma plataforma de estudo e investigação, pela aplicação de tecnologias de alto nível na geração, distribuição, supervisão e controle, bem como no consumo, posicionando a UFMG como uma referência em tecnologia de minirrede e eficiência energética, não apenas para o setor público, mas também para o setor privado.

Além disso, visa a estruturação de um grande laboratório de pesquisa atendendo a diversas áreas de interesse acadêmico, implicando no desenvolvimento tecnológico e na formação de pessoal.

Inicialmente proposto pelo Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFMG, através do seu coordenador técnico Prof. Braz de Jesus Cardoso Filho, o projeto agregou competências de diversos departamentos acadêmicos da Universidade, sob a condução da Pró-Reitoria de Administração (PRA) da UFMG.

Tal visibilidade estende-se a outros países, visto que o problema tratado neste projeto é de interesse de pesquisas em todo o mundo. O desenvolvimento promovido por este projeto permitirá uma atualização de currículos de cursos de graduação e pós-graduação, nos aspectos específicos de eficiência energética, minirrede e autogeração, como consequência do aprendizado e da capacitação adquirida no desenvolvimento do projeto.

Soma-se nesse contexto, a contribuição na formação de recursos humanos nos temas do projeto.

A modernização do sistema elétrico próprio, juntamente com o planejamento de médio e longo prazo, a geração distribuída e armazenagem de energia, impactarão significativamente o modelo de gestão energética atual da UFMG.

Veja a apresentação do projeto feita no Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior em 2019, clicando aqui.

Informações, sugestões e solicitações:

Prof. Braz de Jesus Cardoso – E-mail: braz.cardoso@ieee.org