Avaliação do Ciclo de Vida identifica os impactos ambientais realizados pelas Estações de Tratamento de Esgoto
Foto: Acácio Pinheiro | Agência Brasília

As alterações no meio ambiente causadas pelo sistema de tratamento de esgoto sanitário serão debatidas por especialistas em conferência on-line. A apresentação será feita pela professora do Instituto Federal Baiano Thaís Lopes, que vai abordar o uso da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para identificar e medir os impactos ambientais. O evento será na quarta-feira, 20 de julho, com início às 19h.

A atividade integra a programação do ciclo Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap), iniciativa que surgiu no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG e que agrega parceiros de outras instituições. A conferência será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições são feitas por meio de preenchimento de formulário​.

Conforme normativa da ABNT, com a Avaliação do Ciclo de Vida é possível identificar oportunidades para a melhoria do desempenho ambiental de produtos em diversos pontos de seus ciclos de vida. Essa técnica possibilita a seleção de indicadores de desempenho ambiental. Os impactos de um produto sobre o meio ambiente são medidos desde a extração dos materiais de produção até a destinação final do produto.

Thaís Lopes, que é doutora em Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que a ACV propicia a identificação e quantificação das entradas e saídas de materiais e energia e a avaliação dos impactos potenciais e identificação de melhorias possíveis.

A ACV também possibilita cotejar os benefícios das estações de tratamento de esgoto com seus impactos ambientais ao longo de seu ciclo de vida. “Além do lançamento de esgotos tratados em corpos hídricos, a ACV auxilia na tomada de decisão quanto à definição dos arranjos tecnológicos que são aplicados às ETEs”, acrescenta a professora do Instituto Federal Baiano. Comentários ficarão a cargo do professor Carlos Alberto Moraes, da pós-graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Civil da Unisinos.

O ciclo Aesap
O Ciclo Aberto Aesap foi concebido na disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos. O objetivo é oferecer espaço de comunicação entre a academia e a sociedade para tratar de ferramentas de avaliação da sustentabilidade em processos, produtos e serviços. Os encontros do ciclo são mantidos voluntariamente por um grupo de professores e alunos da UFMG e de outras instituições.

Os vídeos das edições anteriores estão no Canal do Ciclo Aesap no YouTube. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ciclo.aesap@gmail.com.

Conferência sobre Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) aplicada ao sistema de tratamento de esgoto sanitário
Cartaz de divulgação