A ANEEL lançou a Chamada Estratégica “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro” no ano de 2016, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e utilização de tecnologia de armazenamento no sistema elétrico brasileiro.

Uma das propostas aprovadas nesta chamada é o Projeto P&D D722 – Análise de Arranjo Técnico e Comercial Baseado em uma Planta Piloto de Sistema Distribuído de Armazenamento de Energia em Alimentador Crítico da Rede de Distribuição de 13,8 kV.

Este projeto é financiado pela CEMIG, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D da ANEEL, e executado pela UFMG, em parceria com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) FITEC, CONCERT e ITEMM, sob a Coordenação da UFMG.

A proposta do projeto é avaliar, por meio de um projeto piloto, os diversos aspectos relacionados à integração de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (SAEBs) conectados à rede de distribuição de energia elétrica.

O projeto piloto proporcionará, em real grandeza, a análise dos impactos relacionados à integração dos SAEBs, incluindo impactos técnicos, regulatórios e econômicos, impactos na operação do sistema de distribuição e impactos ambientais.

Além disso, soma-se a possibilidade de definição de modelos de negócios, capacitação e transferência tecnológica para a concessionária CEMIG, proporcionando, em última análise, caminhos para um suprimento de energia de melhor qualidade, de interesse de toda a sociedade.

Os SAEBs previstos utilizam tecnologias de armazenamento diferentes: SAEB-1, a tecnologia de íon-Lítio, armazenamento de energia de 1 MWh e potência de 750 kVA; SAEB-2, a tecnologia de Chumbo Ácido Carbono (PbC), 750 kWh de energia e 400 kVA de potência.

Juntamente com os SAEBs haverá uma infraestrutura de comunicação que será responsável por interligar os equipamentos ao centro de operação de distribuição da CEMIG, onde serão executados o controle e supervisão em ambiente real.

São previstas a experimentação de diversas formas de interação entre os SAEBs e a rede, incluindo: suporte à serviços ancilares (regulação de tensão e controle de potência reativa); corte de pico de carga; suavização de potência; agendamento de despacho de potência; compensação de reativos e suprimento de energia em contingência.

A instalação dos SAEBs está prevista para o 1º trimestre de 2021, e a avaliação de sua interação com a rede será feita no ano em curso, com a conclusão do projeto prevista para dezembro.

A equipe da UFMG responsável pelo projeto é composta por 4 professores/pesquisadores de seu quadro docente, 2 do CEFET-MG, 1 da UNIFEI-Itabira e 1 da UFV, além de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.

Além do desenvolvimento técnico e científico na área, o projeto promove a integração das Universidades ICTs participantes, a formação de pessoal qualificado, a contribuição para melhoria dos laboratórios da UFMG, bem como publicações diversas.