Descrição ImagemAções de proteção do meio ambiente serão debatidas no congresso internacional sediado na UFMG | Foto: domínio público

De 4 a 7 de junho de 2023, o campus Pampulha vai abrigar amplo debate sobre ciência, biodiversidade e sustentabilidade. A UFMG vai receber a segunda edição do SciBioSus, evento internacional que reúne pesquisadores, estudantes e o público em geral para ouvir experiências, propostas e reflexões sobre a relação entre a ciência e as mudanças climáticas e o efeito dessas mudanças na vida dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

Na primeira edição, ocorrida em outubro de 2019, o evento reuniu cerca de 300 participantes. A expectativa para essa edição é de que o campus Pampulha receba mais de 500 pessoas para debater a ciência e a sustentabilidade.

A data para a segunda edição do SciBioSus não foi escolhida por acaso. Na segunda-feira, 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Alinhado à celebração da data, o evento terá sessões simultâneas nos diferentes eixos temáticos do Congresso: Produtos naturais; Serviços ecossistêmicos e inovação alimentar; Desafios ecológicos, urbanos e sociais das mudanças climáticasPesquisa inovadora para as necessidades humanas atuaisEducação, pesquisa e cooperação internacional para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável

Presenças
Estarão presentes autoridades e ativistas da causa ambiental, como o líder indígena Ailton Krenak, a secretária nacional de Biodiversidade, Floresta e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita de Cássia Guimarães Mesquita, e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo.

Outras informações estão disponíveis no website do evento. Leia mais sobre o congresso em matéria publicada pelo Portal UFMG.