No amplo contexto da sustentabilidade, a aplicação de indicadores e índices recebe grande atenção em todo o mundo, inclusive no Brasil, para auxiliar na tomada de decisões nos mais diversos projetos em cenários e condições de crescentes incertezas e complexidades. Além dos aspectos técnicos econômicos torna-se necessário fortalecer as considerações que integrem as perspectivas ambientais e sociais, bem como a otimização do uso de recursos naturais, dentre outros. Entendemos que é papel da universidade divulgar e disseminar modos de integrar práticas em prol da sustentabilidade em nossa sociedade. Assim, o projeto Ciclo Aberto AESAP ocorre desde setembro de 2021 por meio de uma série de encontros abertos à sociedade como um espaço para abordar e difundir temas ligados à sustentabilidade aplicadas a diferentes cenários e contextos, por meio de apresentação e discussão de casos práticos. O projeto busca a interação da comunidade acadêmica com os demais setores da sociedade, por meio da troca e construção de conhecimentos específicos para o desenvolvimento social, bem como procura propiciar a formação de estudantes, de forma contextualizada e conectada com as questões contemporâneas. A difusão de iniciativas em prol da sustentabilidade é de grande importância em um contexto em que o tema da sustentabilidade foi banalizado e fortemente utilizado apenas como marketing. O objetivo geral é ofertar uma série de encontros abertos à sociedade abordando e difundindo a temática das ferramentas de avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicadas a diferentes cenários e contextos por meio de apresentação e discussão de casos práticos e publicações selecionadas.

Organização, divulgação e realização de mais de 30 (trinta) eventos on-line com produção de conteúdo audiovisual original. O projeto conta com a participação voluntária de professores da UFMG e de outras instituições de ensino, alunos(a)os de graduação e de pós-graduação, bem como parcerias com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)Catalisa – Rede de Cooperação para Sustentabilidade – e com a Organização não Governamental (ONG) Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (AGDS), em caráter voluntário, interessados na difusão das discussões socioambientais presentes.

O Projeto disponibiliza atualmente um acervo de mais de 30 vídeos, que recebe acesso expressivo de pessoas de todas as regiões do Brasil, contando com mais de 800 pessoas que acompanham a programação do ciclo de encontros. São exemplos de temas abordados nos Encontros: pegada ecológica, pegada hídrica, emissões de gases de efeito estufa, mudança global do clima, descarbonização, saneamento básico, resíduos sólidos, Economia Circular, avaliação do ciclo de vida de produtos (ACV), tecnologias limpas, fontes renováveis e limpas de energia, como solar e biomassa, casos de projetos socioambientais exitosos, dentre outros. O projeto mantém adicionalmente uma conta no Instagram: @ciclo.aesap.

Responsável:

Prof. Eduardo Coutinho de Paula

ODS Relacionados: