O Ensino de História tem uma grande dificuldade em incorporar a Educação Ambiental. Em parte, pode ser explicado por uma concepção que o “meio ambiente” é algo do mundo “natural”, logo deve ser explicado pelas disciplinas da área de ciências “naturais”. Ora, como afirma Marcos Reigota a História tem tanto a oferecer para a Educação Ambiental quando a Geografia e a Ecologia, quando superados a visão disjuntiva que separa o mundo natural e social e entendemos que os “problemas ambientais” são frutos da inter-relação entre os seres humanos em um ambiente do qual nós somos componentes. Circe Maria Fernandes Bittencourt afirma sobre a Educação Ambiental no Ensino de História: “Resta, então, a tarefa de introduzir e criar métodos possíveis de serem introduzidos em sala de aula” Contribuir para enfrentar a citada tarefa é justamente o objetivo deste projeto. O projeto tem como objetivo fornecer subsídios para o processo ensino-aprendizagem da Educação Ambiental como parte transversal na disciplina de História, no ensino Básico.
A abrangência é nacional, como o material produzido é em português e o site e redes sociais em que está disponível e permite a interação dos alunos e professores com um universo variado de sujeitos externos à instituição.
São dois os tipos de material didáticos disponibilizados até o momento. O primeiro trata-se de fontes históricas primárias, com o subsídio de informações didáticas, necessária para que sejam utilizadas para problematizar a relação sociedade natureza em vários tempos históricos. O segundo tipo são Sequências Didáticas elaboradas por graduandos em História, na disciplina “Laboratório de História e Ensino II”. As redes sociais são uma forma de interação entre os discentes em atividades de formação e os professores da rede que utilizam o material e ensinam os alunos em um processo de ensino-aprendizagem.
Responsável:
Prof. Ely Bergo de Carvalho
ODS Relacionado: