O Projeto de Extensão SOnhANDO A PÉ, de natureza socioeducativa, nasceu em 2020, a partir da união de pesquisadores da área de Mobilidade Urbana que desejam uma cidade mais caminhável. Parte-se do pressuposto que uma cidade que atende às necessidades das crianças está apta a atender aos interesses de todos. Nesse contexto, os pesquisadores se uniram com um propósito em comum: construir um aprendizado coletivo, considerando os interesses e visões de crianças e adolescentes sobre os espaços públicos, a partir da ampliação do acesso, segurança, espaços inclusivos e maior liberdade nos deslocamentos para todos. Em parceria com escolas públicas de Belo Horizonte, o Projeto realiza atividades educacionais, de natureza lúdica, interativa e participativa sobre Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa com crianças e adolescentes, visando torná-los multiplicadores para a (re)construção de cidades mais sustentáveis. Assim, o público-alvo da iniciativa, de modo geral, está em situação de maior vulnerabilidade ao caminhar nos espaços públicos e, nesse sentido, o projeto visa beneficiar pesquisadores, comunidade escolar, pais e cuidadores, comunidade local e Poder Público por meio do aprendizado coletivo. Acredita-se que todos os atores envolvidos na pesquisa, notadamente estudantes e professores das escolas beneficiadas, além dos próprios graduandos e pós-graduandos voluntários, podem se afigurar como multiplicadores dos conhecimentos construídos, contribuindo para que as territorialidades urbanas se tornem espacialidades menos contraditórias, antagônicas e conflituosas, ao se transformarem em territórios mais democráticos e inclusivos. Assim, o Projeto ainda não conta com financiamento, sendo todos os participantes (pesquisadores do Projeto – docentes da UFMG e da UFOP, além de estudantes de graduação e pós-graduação; bem como professores e alunos das escolas parceiras) voluntários nas atividades propostas.
O projeto tem por finalidade a realização de atividades educacionais, envolvendo crianças e adolescentes, relacionadas à Mobilidade Urbana, à promoção da saúde por meio da Mobilidade Ativa, à promoção da cultura e cidadania, ao estudo e à pesquisa. As ações do SOnhANDO A PÉ foram iniciadas em 2020. Impulsionados pelo programa de mentoria Lab.MaP, organizado pela instituição Como Anda, o SOnhANDO A PÉ estabeleceu sua primeira parceria com a Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, situada no bairro Ipiranga (Regional Nordeste de Belo Horizonte), a qual se constituiu como o projeto-piloto. O trabalho envolveu alunos das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (idade entre 9 e 12 anos), no qual se propôs uma metodologia com atividades e exercícios quinzenais em meio virtual (em função da pandemia de COVID-19), encaminhadas pelas professoras. Apesar das limitações de convívio presencial impostas pela pandemia, as dinâmicas desenvolvidas (que incluíram jogos educativos) promoveram a conscientização e o olhar crítico dos estudantes sobre o caminhar, tanto para a manutenção da saúde quanto para a interpretação e vivência dos espaços públicos de circulação. Além disso, um índice de caminhabilidade elaborado por pesquisadores do Projeto foi aplicado no entorno da escola, com o intuito de verificar o quão o espaço de circulação pedonal é mais (ou menos) amigável para o pedestre. De forma lúdica e participativa, os resultados dos indicadores apurados em campo foram apresentados e discutidos para/com os alunos da escola parceira que participaram das atividades do Projeto, o que acarretou a formulação de propostas de intervenções para melhorar a caminhabilidade no entorno imediato do estabelecimento de ensino. Em 2024, foi firmada a segunda parceria do Projeto, sendo as atividades realizadas na Escola Municipal Belo Horizonte, localizada no bairro São Cristóvão (Regional Noroeste), atendendo majoritariamente residentes na Pedreira Prado Lopes. O trabalho envolveu alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental (idade entre 10 e 12 anos). Na oportunidade, foram desenvolvidos novos roteiros interativos para apresentação na escola referentes às temáticas: Desenho e Acessibilidade Universal, Caminhabilidade, Mobilidade Ativa e Saúde, sendo que as atividades realizadas no ambiente escolar tiveram periodicidade quinzenal. As atividades propostas incluíram a realização de jogos interativos, a produção de podcasts sobre as temáticas do Projeto, a coleta de dados sobre Mobilidade Urbana no entorno da escola parceira (a partir da percepção do público infanto-juvenil), a avaliação das condições de caminhabilidade nas proximidades da escola e a realização de um circuito cultural caminhável na área de abrangência da escola. Ao final dos trabalhos nas duas escolas parceiras, foram distribuídas cartilhas educativas, produzidas pela equipe de pesquisadores, para todos os alunos. Adicionalmente, o escopo das atividades do SOnhANDO A PÉ têm transcendido a realização de atividades em escolas. Assim, desde o ano de 2023, de forma ininterrupta, o SOnhANDO A PÉ tem realizado atividades nas edições semestrais do evento “Domingo no Campus”. Em caráter de ilustração, o SOnhANDO A PÉ realizou a atividade “Caça ao Tesouro” no primeiro e no segundo semestres de 2023 e também no primeiro semestre de 2024, e a atividade “Campus Vivo: Vivenciando as Cidades para as Pessoas” (este último, em parceria com o Projeto de Extensão intitulado Escola em Duas Rodas – FAE/UFMG) no segundo semestre de 2024, havendo uma grande participação de crianças e adolescentes nas dinâmicas propostas.
O SOnhANDO A PÉ busca despertar o interesse de crianças e adolescentes para a importância da Mobilidade Ativa, tanto para a manutenção da saúde quanto para a valorização dos espaços públicos como lócus privilegiado do caminhar, da socialização, da convivência, do acontecer solidário, do pertencimento, da identidade. Assim, as ações nas escolas públicas parceiras têm o papel de proporcionar o aprendizado de conceitos ligados à mobilidade urbana e, em última análise, à cidadania, a partir de abordagens lúdicas e viabilizando aprender-brincando. Além disso, a reestruturação dos espaços no entorno das escolas, que se afigura como um objetivo futuro, em conjunto com a comunidade assistida, possibilitaria a ampliação do alcance da Universidade Pública, como contrapartida social, na transformação qualitativa de espaços e pessoas. Por fim, inclui-se a contribuição do SOnhANDO A PÉ na formação de novos pesquisadores. As atividades realizadas, que, reitera-se, integram um Projeto de Extensão, possibilitam aos discentes o (re)conhecimento de realidades e contextos socioespaciais nem sempre observados dentro das fronteiras da Universidade. Paulatinamente, as atividades do SOnhANDO A PÉ vêm despertando o interesse da sociedade e gerando reconhecimento de entidades representativas relacionadas à educação e a temas urbanos. Como exemplo, merecem destaque as seguintes menções/premiações:
– 2020: I Desafio Universitário pela Primeira Infância (Finalista), Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).
– 2021: Menção Honrosa Concurso de Fotos #VERDENOCAMINHO – SOnhANDO A PÉ, ONG SampaPÉ!.
– 2021: Lab.MaP – Laboratório de ação direta para a mobilidade a pé (A iniciativa SOnhANDO A PÉ foi selecionada para ser mentorada), Como Anda.
– 2022: Prêmio Boas Práticas Urbanas (3º lugar na Categoria A – Ambiental) – Trabalho: Promoção de melhorias da mobilidade a pé com foco no público infanto-juvenil (SOnhANDO A PÉ), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG.
– 2024: Prêmio Parque da Mobilidade Urbana – Iniciativas em favor da mobilidade ativa (1º lugar) – Projeto para a Promoção de Melhorias da Mobilidade a pé com Foco no Público Infanto-Juvenil (SOnhANDO A PÉ), Parque da Mobilidade Urbana.
Responsável:
Prof. Leandro Cardoso