4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Oficinas

A história do corpo na Medicina e na Arte

Essa oficina tentará traçar, ao longo da história ocidental da Medicina e da Arte, os diálogos e as convergências na visão de cada uma dessas disciplinas sobre o corpo humano em diversos momentos históricos.

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  • Professora: Ana Maria Caetano de Faria (UFMG) - Formada em Medicina pela UFMG (1984), com Mestrado (UFMG - 1988) e Doutorado em Imunologia (USP - 1994), pós-doutorado pela Harvard University (1998). Professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia - ICB/UFMG, desde 1995. Pesquisadora nas áreas de Imunobiologia da Nutrição e do Envelhecimento.
  • Público-alvo: interessados em geral, que tenham curiosidade sobre o assunto
  • Vagas: 30
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Aves Urbanas: Técnicas para observação e aspectos ecológicos

As aves são o elemento da fauna mais marcante e visível dos ambientes urbanos. O objetivo da oficina é mostrar técnicas de observação e identificação das aves que ocorrem nas cidades e seus parques urbanos, bem como mostrar a diversidade desse grupo de animais e suas relações ecológicas fundamentais. Será dada ênfase às aves urbanas que ocorrem na cidade de Belo Horizonte. Serão ministradas aulas teóricas de identificação de aves e elaboração de listas das diversas espécies e sua importância nas ciências ambientais. Atividades práticas serão desenvolvidas no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, no Parque Municipal das Mangabeiras e na Estação Ecológica da UFMG.

  • Professor: Marcos Rodrigues (UFMG) - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1986); tem mestrado em Ecologia pela mesma Universidade (1991) e doutorado em Zoologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra (1996). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina onde publicou o livro “Aves de Santa Catarina”. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e curador da Coleção Ornitológica. Foi editor de área da Revista Brasileira de Ornitologia e orienta alunos de mestrado e doutorado no programa “Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre”, da UFMG.
  • Público-alvo: interessados em geral, a partir de 15 anos
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Locais de realização: Escola de Arquitetura (dias 13 e 16); Jardim Zoológico (dia 14); Parque das Mangabeiras (dia 15); Estação Ecológica (dia 16). Transporte gratuito, com saída da Escola de Arquitetura
  • Material do aluno: caderneta de bolso simples, um lápis e uma borracha, água e um pequeno lanche, para as aulas práticas. Levar binóculo, se possível. Sugere-se também o uso de roupas de cores discretas, chapéu ou boné, filtro solar e tênis ou calçado confortável para caminhada. Como no verão costuma chover, capa de chuva e guarda-chuva são bem-vindos.

Cidade: Modos de usar

Discutir a “morte e vida de grandes cidades” a partir dos conceitos de arquitetura efêmera, coletividade, coexistência, compartilhamento, apropriação dos espaços urbanos e proposição de projetos de interesse público. Discutir os mecanismos e as potencialidades de pequenas ações urbanas e da criação de redes de vizinhança e de estratégias de comunicação comunitária e colaborativa. Propor táticas de produção de conhecimento sócio-espacial e “modos de usar” a cidade. Pensar micropolíticas: intervenções, eventos, panfletos, cartilhas, manuais, google maps, blogs, mídias locativas, práticas espaciais com relação à vida urbana.

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  • Professores:
    Renata Márquez (UFMG) - Artista plástica, mestre em Arquitetura e doutora em Geografia, trabalha com projeto e crítica na interface entre essas disciplinas. Professora Adjunto da Escola de Arquitetura da UFMG. Editora da Revista AR e co-organizadora do livro Espaços Colaterais (2008), tem artigos publicados nos livros Imagens Marginais (2006), Saberes Ambientais (2008), Conversações de Artes e Ciências (2009), em catálogos de exposições (2006-2008) e na revista Surveillance and Society (2009). Participou da 9ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2004), da coletiva For the People, from the people no MAK Museum de Viena (2009), da 7ª Bienal do Mercosul (2009) e do 4º Arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2009).

    Wellington Cançado (UFMG) - Arquiteto, mestre em Arquitetura, professor de Design e Arquitetura na UFMG e pesquisador do Grupo MOM (Morar de Outras Maneiras). Trabalha com projeto, teoria e crítica na interface arte-arquitetura-design. Participou, dentre outros, da 5ª e 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2005-06), do Fiat Mostra Brasil em São Paulo (2006), da 2ª Biennal de la Mediterrània de Barcelona (2007), do programa Designing Politics: The Politics of Design, Internationales Forum für Gestaltung - IFG em Ulm (2008), de COLORS Notebook / FABRICA Features em Lisboa (2008), da 7ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre (2009) e do 4º Arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2009). Co-organizou o livro Espaços Colaterais (2008).
  • Público-alvo: Estudantes de artes, arquitetura, design, comunicação social e ciências humanas, mas não exclusivamente, interessados nas questões urbanas atuais, em intervenções efêmeras, práticas espaciais e projetos de interesse público.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Da Aerodinâmica ao voo

O objetivo deste curso é apresentar ao aluno os princípios básicos da aerodinâmica, sobretudo os conceitos necessários ao entendimento do voo dos aviões. Será apresentada uma aula teórica sobre este assunto e uma aula prática onde os alunos projetarão e construirão um aeromodelo rádio-controlado utilizando os conceitos teóricos. Finalmente uma aula prática iniciará os alunos na prática do voo rádio-controlado.

  • Professor: Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira (UFMG) - Professor do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG, mestre e doutor pela UFMG na área de aerodinâmica e controle de voo. Projetou e construiu as aeronaves CEA-308 e CEA-309. Piloto de planadores e ultraleves.
  • Público-alvo: alunos do ensino médio e aficionados com aviação
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Locais de realização: Centro de Estudos Aeronáuticos, no Campus da Pampulha (dias 13 e 14) e Serra do Cachimbo, ao lado do Condomínio Retiro das Pedras (dias 15 e 16). Transporte gratuito nos dias 13, 15 e 16, com saída da Escola de Arquitetura.

Design de games

Introduzir jovens do ensino médio ou superior ao processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ao final da oficina espera-se que os participantes possuam um conhecimento básico dos conceitos principais e também adquiram experiência no projeto e desenvolvimento de um jogo simples.

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  • Professor: Wallace Santos Lages (UFMG) - Mestre em Ciência da Computação pela UFMG; é um dos desenvolvedores do jogo “Peixis”, ganhador do último concurso JogosBR, promovido pelo Ministério da Cultura; foi membro do comitê de organização e co-chair de Pôsteres Técnicos do VII Simpósio Brasileiro de Jogos - SBGames 2008, realizado em Belo Horizonte; membro fundador do grupo de pesquisa de jogos CGGT/DCC/UFMG, pelo qual já realizou diversas palestras e mini-cursos.
  • Público-alvo: estudantes de ensino médio e superior que queiram aprender os fundamentos básicos do desenvolvimento de jogos e que tenham familiaridade com o sistema operacional Microsoft Windows XP
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Ecologia urbana: Questões socioambientais nas cidades

A partir uma abordagem interdisciplinar, a oficina convida os participantes a pensar sobre as cidades como espaços de conflitos, negações mas também de uma rica diversidade de idéias, pessoas e vidas, da qual podem emergir caminhos e ações para construção de um espaço urbano socioambientalmente viável e justo. Através de metodologias participativas e vivências em espaços de Belo Horizonte, temas como conflitos ambientais, sistemas sócio-ecológicos, diversidade cultural, territórios, agricultura urbana, política ambiental e relações ser humano / natureza serão tratados ao longo da oficina.

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  • Professores: Grupo Aroeira - ambiente, sociedade e cultura (BH) - O Grupo nasceu no final de 2006, no Instituto de Ciências Biológicas/UFMG por iniciativa dos estudantes com a proposta principal de levantar, discutir e realizar ações na área socioambiental, contribuindo para o diálogo entre a Universidade e a sociedade. Hoje, o Grupo Aroeira é formado por graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos de diversos cursos da UFMG, com experiências interdisciplinares na área socioambiental. O Grupo realiza diversas atividades como projetos de pesquisa e extensão em Agricultura Urbana, articulação de grupos populares e organização de eventos e espaços de discussão como o Ciclo de Palestras em Ecologia Humana e o Seminário Saberes Ecológicos Tradicionais: cultura, biodiversidade e poder popular, que ocorreu em novembro de 2009.
  • Público-alvo: interessados em geral
  • Vagas: 25
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Locais de realização: Escola de Arquitetura. Visitas à Vila Cafezal e à Ocupação Dandara (bairro Céu Azul) - transporte gratuito com saída da própria Escola.

Fonema e nota musical: Estruturas elementares da fala e da música

Um olhar sobre a música e a fala, a partir dos atributos do som (altura, duração, volume e timbre), buscará introduzir conceitos de estruturas elementares tais como a nota musical e o fonema. A partitura representa a música como uma seqüência de notas, assim como o texto representa a fala como uma seqüência de fonemas. De forma análoga, ambas as representações especificam os atributos do som que, quando tocados ou falados, tornam-se sequências de eventos acústicos estreitamente relacionados, respectivamente, à partitura e ao texto. Nota e fonema assumem, assim, características distintas, como símbolos e realizações acústicas, carregando em cada um informações distintas sobre a intenção, tanto do compositor ou do autor, quanto do intérprete.

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  • Professores:
    Maurício Alves Loureiro (UFMG) - Engenheiro Aeronáutico (ITA, 1976), bacharel em Música (Staatliche Hochschule für Musik Freiburg, Alemanha, 1983), Mestre em Música (1989) e Doutor em Música (University of Iowa, EUA, 1991). Primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1985-1987), atuou como solista frente a várias orquestras, participou de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior e desenvolve intensa atividade como solista, especialmente dedicado à música contemporânea e à música eletroacústica. Professor titular da Escola de Música da UFMG e coordenador do CEGeME (Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão), onde desenvolve pesquisa musicológica a partir de processamento audiovisual de informação musical.

    Hani Camille Yehia (UFMG) - Engenheiro Eletrônico (ITA, 1988), obteve o mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA, 1992) e o doutorado em Engenharia pela Universidade de Nagoya (1997). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG e do CEFALA (Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e Música). Desenvolve pesquisa nas áreas de processamento audiovisual da fala, produção da fala e percepção auditiva.
  • Público-alvo: interessados em música, canto e comunicação falada. Profissionais das áreas de música, comunicação, lingüística, física e engenharia. Ter conhecimentos básicos de matemática e de física.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Fontes alternativas de energia

A atividade proposta tem como objetivo oferecer ao participante um panorama geral a respeito das fontes alternativas de energia. Uma vez que a energia elétrica é fundamental para todos os setores da sociedade, e que as necessidades energéticas vêm constantemente aumentando de forma a garantir o contínuo desenvolvimento do planeta, a busca por novas fontes de energia, economicamente viáveis e ambientalmente aceitáveis, torna-se crucial. Nesse contexto, destacam-se as fontes alternativas de energia, as quais serão apresentadas nesta oficina.

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  • Professor: Hélder de Paula (UFMG) - Graduado em Engenharia Elétrica (1998), tendo obtido os títulos de mestre (2001) e doutor (2005) todos pela Universidade Federal de Uberlândia. É docente efetivo da UFMG desde 2006, e tem atuado em projetos de pesquisa e desenvolvimento tanto na área industrial como em sistemas elétricos de potência, junto a concessionárias.
  • Público-alvo: interessados em geral
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Geografia da biodiversidade mineira: uma encruzilhada de biomas

Pretende-se abordar a questão da Biodiversidade desde a perspectiva geográfica, ou seja, a partir de uma escala de análise que permita estabelecer uma correlação entre os seres vivos, sua organização em Ecossistemas e Biomas, seus espaços de vida e ocupação e a disposição desses espaços na paisagem. O território de Minas Gerais será o nosso alvo, visto que aqui estamos diante de uma encruzilhada de biomas, dos quais três serão visitados. Será feita uma travessia da Serra do Cipó, partindo do Cerrado, passando pelos Campos de Altitude, para se chegar à Mata Atlântica.

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  • Professor: Bernardo Machado Gontijo (UFMG) - Formado em Ciências Biológicas pela PUC-MG e em Geografia pela UFMG. Possui especialização em Geografia Física e Análise Ambiental (UFMG), mestrado em Latin American Studies pela Vanderbilt University (EUA) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Leciona as disciplinas Biogeografia e Fitogeografia (curso de Geografia/UFMG), Turismo e Meio Ambiente (curso de Turismo/UFMG) e Conservação e Manejo da Biodiversidade (Pós-graduação em Geografia/UFMG). É um dos coordenadores da Estação Ecológica da UFMG.
  • Público-alvo: Estudantes, professores e interessados em geral, que tenham ensino médio completo e preparo físico para caminhadas.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 30 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Locais de realização e horários: Escola de Arquitetura (dia 13, das 8h às 12h30); Serra do Cipó (saída da Escola de Arquitetura no dia 14, às 7h, com retorno no dia 15, às 19h); Escola de Arquitetura (dia 16, das 14h às 18h30). Transporte gratuito para os deslocamentos.
  • Material do aluno: Calçado e roupas confortáveis e apropriados para caminhadas e acampamento, chapéu/boné, mochila apropriada, lanterna, máquina fotográfica digital (pode ser utilizada em dupla), pen drive, barraca, colchonete, alimentação para dois dias no campo, material de segurança e de primeiros socorros, proteção contra sol e/ou chuva. Considerar que a probabilidade de tempo chuvoso é bastante acentuada.
  • Observações importantes: - os custos com material para acampamento, alimentação e eventual taxa de acampamento são de responsabilidade do aluno; - o percurso de campo será BH / Cardeal Mota / Serra do Cipó / Morro do Pilar / Itambé do Mato Dentro (pernoite em Itambé); - em caso de tempo muito chuvoso, o percurso alternativo será BH / Cardeal Mota / Serra do Cipó / Conceição do Mato Dentro (pernoite em Conceição).

Hoje o samba saiu - histórias de carnaval

Investigar as formas contemporâneas de produção audiovisual, utilizando-se de recursos tais como a resignificação de founded footage (imagens achadas), remixagem, produção com mídias móveis, geo-referenciação, etc. Será produzido um projeto audiovisual sobre a cidade de Belo Horizonte nos tempos de carnaval. Os participantes serão estimulados a trazer imagens e sons de “outros carnavais” para a produção coletiva deste audiovisual.

  • Professor: Rodrigo Minelli (UFMG) - Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo, videoarte, mídias móveis, arte eletrônica e novas tecnologias. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa financiado pelo CNPq - Novos formatos para mídias digitais - interatividade e mobilidade, que pretende investigar características específicas que desafiam os novos modos de ver e fazer das mídias digitais em suas diversas expressões na Internet e na telefonia.
  • Público-alvo: estudantes e interessados em produção audiovisual e novas tecnologias.
  • Vagas: 12
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura
  • Material do aluno: fotografias, vídeos, discos e materiais relativos ao carnaval (de preferência antigos); desejável mas não obrigatório câmeras de vídeo digital, máquinas fotográficas, telefones celulares com câmeras.

Introdução à robótica: uma abordagem lúdica

Apresentar de forma prática e divertida os conceitos fundamentais da robótica e alguns dos problemas e soluções de engenharia encontrados no desenvolvimento de robôs. Durante a oficina, os participantes trabalharão em grupos e utilizarão kits educacionais para projetar, construir e programar seus próprios robôs. Os robôs desenvolvidos participarão de empolgantes competições.

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  • Professora: Michelle Mendes Santos (UFMG) - Mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG na linha de pesquisa Visão Computacional e Robótica e bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela mesma instituição. Atualmente é professora substituta do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG e professora assistente da Faculdade Fabrai/Anhanguera. Tem experiência nas áreas de Robótica Móvel, Visão Computacional, Redes de Sensores Sem Fio e Automação Industrial. É membro do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Autônomos da UFMG (PDVA).
  • Público-alvo: Estudantes de ensino médio que tenham interesse em cursar Engenharia ou Ciência da Computação; Professores do ensino fundamental ou médio que desejem conhecer a robótica como ferramenta de ensino e demais interessados que possuam afinidade com as ciências exatas e que tenham interesse em robótica. Todos deverão ter noções básicas de computação.
  • Vagas: 16
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Locais de realização: Escola de Arquitetura (dia 13) e Escola de Engenharia (de 14 a 16)

Laboratório de projetos - inventos e descobertas

Inicialmente os participantes desenvolverão projetos criativos, incluindo robôs de escovinhas, conversores de sons (voz humana) em imagens, bolhas de sabão gigantes, fornos solares, turbinas eólicas geradoras de energia elétrica. Na segunda etapa das oficinas, os participantes desenvolverão projetos propostos por eles próprios e/ou selecionados num banco de projetos que será disponibilizado pelos organizadores.

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  • Professores:
    Eduardo de Campos Valadares (UFMG) - Professor Associado do Depto. de Física da UFMG, Doutor em Ciências e autor dos livros “Física mais que divertida” (Ed. UFMG), com edições em português, alemão, inglês, basco e turco, uma biografia de Isaac Newton - “Newton, a órbita da Terra em um copo d’água” (Odysseus Editora), com uma edição ampliada em alemão, e “Aerodescobertas” (Fundação Ciência Jovem).

    Homero Nogueira Guimarães (UFMG) - Professor Associado do Depto. de Engenharia Elétrica, engenheiro eletricista, doutor em ciências pelo Instituto de Ciências Biológicas, com larga experiência em projetos didáticos criativos.
  • Público-alvo: pessoas interessadas em invenções e descobertas, que tenham disposição para trabalhar em equipe, vontade de vencer desafios e entusiasmo. Idade a partir de 12 anos.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura
  • Material do aluno: Os participantes deverão, de preferência, sugerir algumas idéias para projetos, inventos ou experimentos, cujos materiais estejam disponíveis em suas casas. Caberá ao aluno trazer os itens necessários à confecção dos seus inventos. Sugerimos também que cada participante traga uma garrafa de refrigerante ou uma caixa de suco, biscoitos, bolo, pão de queijo, etc. para o lanche que será realizado durante os intervalos das oficinas.

Linguagem coreográfica do grupo Corpo

Ensinar algumas das particularidades da construção coreográfica de Rodrigo Pederneiras (coreógrafo residente do Grupo Corpo), em especial a maneira peculiar de condução do movimento iniciado pelo quadril. Ao vivenciar trechos coreográficos da Cia, os participantes poderão compreender, através da própria experiência corporal, um pouco do que se tornou a linguagem única do Grupo Corpo.

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  • Professora: Ana Paula Cançado de Oliveira (BH) - Ingressou no Grupo Corpo em 1991, participando de todas as montagens coreográficas e todas as turnês nacionais e internacionais. A partir de 2002, vem administrando workshops sobre a linguagem do Grupo Corpo em várias universidades brasileiras e nos USA, Canadá e França. A partir de 2004, começa também a trabalhar como assistente de coreografia de Rodrigo Pederneiras junto ao Grupo Corpo e formatando espetáculos para FID, Itaú Cultural, Rumus Dança Brasil e Corpo Cidadão.
  • Público-alvo: bailarinos - nível intermediário, avançado ou profissional - com, no mínimo, três anos de dança.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 17 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h
  • Local de realização: Escola de Arquitetura
  • Material do aluno: roupas confortáveis para dançar.

Modelos matemáticos e computacionais para animar e entender a biodiversidade

O que faz com que populações de plantas e animais cresçam, se estabilizem ou declinem? Como a matemática pode nos ajudar a representar e entender esses processos populacionais? Estes temas serão abordados na oficina. Como prática, será estudado o mecanismo de dispersão e os efeitos do alastramento de uma população de plantas parasitas sobre a flora do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

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  • Professor: José Eugênio Côrtes Figueira (UFMG) - Professor de Ecologia, no curso de graduação, e de Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, no curso de pós-graduação do Departamento de Biologia Geral, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Mestre e Doutor em Ecologia pela UNICAMP. Áreas de pesquisa e interesse: ecologia de populações e ecologia de comunidades de plantas e de animais.
  • Público-alvo: Estudantes e profissionais interessados em ecologia, preferencialmente graduados ou que tenham o ensino médio completo, com algum conhecimento em ecologia e matemática.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Locais de realização: Escola de Arquitetura (dias 13, 14 e 16) e Serra do Rola Moça (dia 15).
  • Material do aluno: para a prática de campo: lanche, boné, bota, cantil, caderneta de campo, caneta, protetor solar e perneiras.

Música e qualidade de vida

A relação entre Qualidade de Vida e Música tem sido estudada em diversas disciplinas, entre elas, a Musicoterapia. Sua utilização está voltada para a modificação do conceito errôneo de que fazer música depende da idade ou que conhecimentos prévios seriam fatores limitantes para se iniciar ou reiniciar atividades musicais. A Musicoterapia no Festival de Verão objetiva facilitar a motivação dos alunos no reconhecimento de possíveis habilidades musicais e de sua utiliza­ção como forma de expressão e lazer. Está dirigida para a criação e perfor­mance musical através de exercícios de vocalização e de movimentos com a música.

  • Professora: Cybelle Loureiro (UFMG) - Musicoterapeuta, pela Universidade de Iowa, Iowa City, Estados Unidos. Mestre em Música, pela Escola de Música da UFMG. Doutora em Medicina, pela Faculdade de Medicina da UFMG. Professora adjunta do Departamento de Instrumento e Canto (INC) da Escola de Música da UFMG. Coordenadora do curso de Habilitação em Musicoterapia do Bacharelado em Música da UFMG. Representante Regional da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia.
  • Público-alvo: adultos e idosos
  • Vagas: 30
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura (sala de fácil acesso)

Neurociências: que língua falam os neurônios

Como o sistema nervoso é capaz de transformar som, luz, pressão, troca de calor, cheiros e gostos em “informação neural”. Como estes sinais são processados e mapeados pelas redes neurais. Como o cérebro pode atuar sobre outros órgãos e sistemas controlando movimento, contração, ritmos, glândulas além de uma variedade de outros processos internos. Este curso tem como principal objetivo apresentar de forma didática, com práticas demonstrativas, o quanto já avançamos e por onde caminha o estudo do cérebro.

  • Professor: Márcio Dutra (UFMG) - graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Fez treinamento em Ciências da Vida Espacial, Space Life Sciences Training Program - National Aeronautics and Space Administration (SLSTP-NASA), foi Visiting Scholar na University of Illinois College of Medicine at Peoria e Senior Research Fellow na King’s College London. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais - Núcleo de Neurociências (NNC).
  • Público-alvo: interessados em geral
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

O cinema de Bergman e de Antonioni

Apresentar e discutir as obras cinematográficas de Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni, exibindo dois filmes de cada um dos autores.

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  • Professor: João Antonio de Paula (UFMG) - Professor do Cedeplar e da FACE/UFMG. Mestre em Economia e Doutor em História. Trabalha nas áreas de história e economia política em perspectiva transdisciplinar.
  • Público-alvo: pessoas interessadas nas interrelações entre cinema e cultura e as artes em geral.
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

O estresse nosso de cada dia

Discutir o impacto do estresse na vida cotidiana das pessoas e o que pode ser feito para melhorar a situação. Temas que serão abordados: (1) O que é o estresse; o estresse no mundo contemporâneo. (2) Qual a importância do estresse continuado na vida de cada pessoa. (3) Quais são os determinantes do estresse. (4) O que pode ser feito para reduzir efetivamente o efeito do estresse na vida de cada um e melhorar a qualidade de vida.

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  • Professor: João Gabriel Marques Fonseca (UFMG) - Médico Clínico, doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, membro do corpo clínico do Serviço de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFMG e diretor técnico do SOMMOS - Centro de Promoção da Saúde, instituição dedicada à promoção da saúde e ao controle do estresse.
  • Público-alvo: pessoas interessadas em melhorar sua qualidade de vida, cuja escolaridade seja, no mínimo, curso superior em andamento
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Oficina lúdica de ritmos

Difundir conceitos e experiências, dividir curiosidades, tocar e “trocar figurinhas” sobre ritmos e estilos musicais, construir e destrinchar células rítmicas, exercitando a improvisação e a expressão artística dos participantes. Abordar a concepção, a interpretação e a execução de “levadas” e arranjos percussivos para vários instrumentos, explorando criatividade, versatilidade e improvisação, através da experimentação. Serão ministradas noções básicas de execução de ritmos regionais brasileiros como samba, baião e frevo e ainda estilos musicais como funk, rock, blues, reggae, salsa e bolero - usando instrumentos de percussão como pandeiro, surdo, cajon, bongô, tambor, caxixi, triângulo, guiro e shaker, dentre outros.

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  • Professores: Integrantes do Grupo Lúdica Música (Juiz de Fora/MG) - Rosana Brito, Isabella Ladeira e Gutti Mendes coordenam a Oficina Lúdica de Ritmos e já realizaram diversas edições do projeto por várias cidades de Minas, inclusive apoiados pela Lei Estadual de Incentivo/MG em 2008 e 2009. O Lúdica Música está na estrada há 18 anos, tendo na bagagem o recém-lançado DVD/CD ao vivo “Diversões Lúdicas” e mais 3 discos de carreira, além de mais de 2200 shows pelo Brasil e Europa. O projeto Oficina Lúdica de Ritmos existe desde 2006 e seu grande diferencial é promover a interação entre músicos e leigos de várias idades (a partir de 12 anos) e a realização de um show de encerramento com a participação de todos os “oficineiros”.
  • Público-alvo: leigos, estudantes de música, músicos e interessados por percussão, com idade mínima de 12 anos.
  • Vagas: 25
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura
  • Material do aluno: instrumentos musicais próprios (não obrigatório).

Rock Brasil - história, mercado & rebeldia

Ver, ouvir e discutir os 55 anos de Rock no Brasil. Estilo, movimento e comportamento fundante da cultura pop, desde as primeiras iniciativas, em meados da década de 1950, até os dias atuais, tendo como foco os principais momentos: Rock and Roll - 50; Jovem Guarda; Tropicália; Clube da Esquina; Rock - 70;Nordestinos; Vanguarda Paulistana; Heavy Metal; Punk-Rock; Samba-rock - Black Music & Hip-Hop; Brock 80; Geração 00; atualizações pop (New-Sertanejo, New-Pagode, Forró Universitário, Funk Carioca, etc.).

Confira o vídeo de apresentação
  • Professor: Marcelo Dolabela (BH) - nasceu em LajinhaMG, 1957. Poeta e pesquisador (música e poesia). Mestre pela Universidade São Marcos. Principais livros: Coração malasarte, 1980; Radicais, 1985; ABZ do rock brasileiro, 1987; Breve história da música de Belo Horizonte, 1993; Hai Kaixa, 1993; Poeminhas & outros poemas, 1998; Lorem ipus - Antologia poética & outros poemas, 2006; Roteirista: Maldito Popular Brasileiro, de Patrícia Moran; Uakti, de Rafael Conde; A Hora Vagabunda, de Rafael Conde, 1997; Lidera o grupo: Caveira, My Friend; Rádio: Rock Molotov, Rádio Liberdade FM, 1888-1991; Vitrola do Dolabela, Rádio Lagoinha FM, 1998-1999; Letra Elétrika, Rádio Lagoinha FM, 2001-2002.
  • Público-alvo: Músicos, críticos de música e jornalistas, compositores, professores (Língua Portuguesa, História, Educação Artística, etc.); alunos de Letras, Comunicação, História, Música, etc.; fãs e apreciadores de Rock e MPB.
  • Vagas: 25
  • Carga horária: 20 horas/aula
  • Período:: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 14h às 18h30
  • Local de realização: Escola de Arquitetura

Sobre o excesso: admiração, dúvida, angústia, esperança

Trata-se de examinar, a partir de textos literários e de material filosófico, a presença e o sentido destes afetos na experiência humana.

  • Professor: Ricardo Fenati (UFMG) - professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
  • Público-alvo: interessados em geral
  • Vagas: 20
  • Carga horária: 10 horas/aula
  • Período: 13 a 16 de fevereiro
  • Horário: 8h às 10h
  • Local de realização: Escola de Arquitetura