4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Notícias

Carnaval também é tempo de competição entre robôs

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Reprodução
Lego MindStorms.JPG
MindStorms: espaço na folia


Os robôs estão cada vez mais presentes na vida moderna e despertam o fascínio e a curiosidade dos seres humanos. Pensando nisso, a robótica foi escolhida para ser o tema de uma das oficinas que compõem a programação do Festival de Verão UFMG 2010.

De acordo com a professora da UFMG Michelle Mendes Santos, mestre em engenharia elétrica e bacharel em engenharia de controle e automação, o objetivo da oficina Introdução à robótica: uma abordagem lúdica é apresentar de forma prática e divertida os conceitos fundamentais da robótica e alguns problemas e soluções de engenharia encontrados no desenvolvimento de robôs.

Na primeira aula, teórica, os alunos aprenderão os conceitos fundamentais para que possam praticá-los nas aulas seguintes, em que desenvolverão seus robôs com o objetivo de atender às tarefas especificadas. Durante a oficina, os participantes trabalharão em grupos e utilizarão kits educacionais para projetar, construir e programar seus próprios robôs, que participarão de empolgantes competições. Serão construídos robôs móveis com peças de um kit educacional desenvolvido para o aprendizado de robótica do tipo Lego MindStorms.

“Ao início de cada dia da oficina, uma tarefa será especificada e os alunos deverão projetar seus robôs para cumprirem aquela atividade. Ao final de cada aula, será feita uma prova que definirá a pontuação para os robôs que cumprirem a tarefa. Dessa forma, será definido um ranking e, ao final da oficina, teremos um vencedor”, explica Michelle.

Abrangência

A professora Michelle Mendes Santos observa que a robótica é um campo muito abrangente e que diversos níveis de robotização podem ser observados, por exemplo, em indústrias. “Algumas indústrias em Belo Horizonte trabalham no desenvolvimento de manipuladores robóticos industriais. A robótica móvel também é utilizada na indústria, porém mais estudada nas universidades”, ressalta.

Em relação às pesquisas, a UFMG possui um grupo de pesquisa consolidado na área de veículos autônomos – o PDVA –, que inclui professores e alunos dos cursos de engenharia elétrica, controle e automação, mecânica e de ciência da computação.

“As pesquisas em robótica estão bastante avançadas nas universidades dos Estados Unidos. Algumas empresas também desenvolvem tecnologia nessa área, principalmente as indústrias de automóveis, a indústria bélica e a aeronáutica. Há um grande incentivo, também, da Agência de Defesa Americana (Darpa) no desenvolvimento de veículos autônomos”, afirma Michelle.

A professora salienta ainda que a robótica pode ser utilizada nos níveis fundamental e médio como ferramenta no ensino de conceitos de física, como cinemática, transmissão de força e movimento, entre outros.

Introdução à robótica: uma abordagem lúdica
Vagas: 16
Carga horária: 20 horas/aula
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 8h às 12h30
Locais de realização: Escola de Arquitetura (dia 13) e Escola de Engenharia (dias 14 a 16)

Todas as notícias sobre o 4º Festival de Verão