4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Notícias

Design de games é oficina para todas as idades

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Desde que surgiram, no final da década de 1950, nos Estados Unidos, os jogos eletrônicos despertam o fascínio e até o vício em crianças, jovens e adultos de todas as idades. É verdade que os jogos contemporâneos não lembram em nada seus precursores, extremamente rudimentares se comparados aos atuais, cada vez mais próximos da realidade. Seja como for, esse tipo de diversão sempre atraiu um grande número de aficionados e provoca discussões entre psicólogos e sociólogos acerca de seus benefícios e malefícios para os indivíduos e a sociedade. Discussões sobre os prós e contras dos jogos eletrônicos à parte, o fato é que eles fazem parte do dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o mundo.

Com tantos adeptos, os jogos eletrônicos não poderiam ficar de fora da programação do Festival de Verão UFMG 2010. Os interessados no assunto poderão participar da oficina Design de games, que será ministrada pelo mestre em ciência da computação Wallace Santos Lages, um dos desenvolvedores do jogo Peixis, ganhador do último concurso JogosBR, promovido pelo Ministério da Cultura.

De acordo com o professor, o objetivo da oficina é introduzir os participantes nas principais questões envolvidas no desenvolvimento de um jogo. Entre os tópicos a serem abordados estão a mecânica dos jogos, história, ambientação, gráficos, aspectos emocionais e éticos, construção de personagens e inteligência artificial.

Metade das aulas será dedicada à teoria e análise e a outra metade à implementação de um pequeno jogo. “Ao final da oficina os participantes terão condições de projetar e implementar, com o auxilio de ferramentas, jogos mais simples como Pac-Man, Space Invaders e Tetris”, afirma Wallace. O único pré-requisito é ter desenvoltura para editar textos e utilizar outras funcionalidades básicas do Windows. “E, é claro, gostar de jogos”, diz o professor.

Mercado

Segundo Wallace, o mercado de jogos em Belo Horizonte ainda é incipiente. Atualmente, existem apenas duas empresas da capital mineira associadas à Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). “No exterior, o mercado é bastante desenvolvido. É difícil apontar um lugar específico, uma vez que o resultado varia se falamos de consoles, PC ou MMOs (jogos on-line). De maneira geral, os maiores mercados estão nos Estados Unidos, Europa, Coreia e Japão”, explica o professor.

Design de games
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas/aula
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 8h às 12h30
Local de realização: Escola de Arquitetura – rua Paraíba, 697, Funcionários, Belo Horizonte

Todas as notícias sobre o 4º Festival de Verão