4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Notícias

Grupo Corpo ensina a coreografia dos quadris

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem já assistiu a algum espetáculo do Grupo Corpo entende porque essa companhia de dança mineira é uma das mais respeitadas e elogiadas do país. Completando 35 anos de estrada em 2010, o Corpo ganhou notoriedade em todo o mundo graças à inovadora linguagem corporal apresentada em seus mais de 30 espetáculos. E é justamente essa forma de dançar tão característica que será trabalhada na oficina Linguagem coreográfica do Grupo Corpo, que acontece de 13 a 16 de fevereiro como atividade integrante da quarta edição do Festival de Verão da UFMG.

“O objetivo é fazer os bailarinos participantes experimentarem a linguagem trabalhada em nossos espetáculos”, afirma a coreógrafa Ana Paula Cançado, responsável pela oficina. Ela, que entrou na companhia em 1991, é responsável por apresentar, no Brasil e no exterior, a linguagem coreográfica do Corpo por meio de workshops e palestras.

Segundo Ana Paula, o curso oferecido no Festival de Verão da UFMG aborda o trabalho de Rodrigo Pederneiras, um dos fundadores e principal coreógrafo da companhia. “Trabalharemos muito o quadril, que, segundo o Rodrigo, guia as outras partes do corpo, criando os movimentos”, adianta a coreógrafa.

Durante os encontros, os participantes da oficina poderão entender como foram desenvolvidos quatro espetáculos do Corpo, entre eles o 21, balé apresentado pela primeira vez em 1992, que conta com música de Marco Antônio Guimarães interpretada pelo grupo Uakti. 21 é considerado pelo próprio grupo como um espetáculo definidor em sua trajetória por firmar a personalidade cênica do Corpo e consolidar Rodrigo Pederneiras como um coreógrafo de destaque no cenário nacional e internacional.

Para apresentar os espetáculos aos alunos, Ana Paula exibirá gravações de performances e ensaios da companhia. “Vamos enfocar a linguagem prática utilizando recursos audiovisuais para facilitar a compreensão de cada balé”, afirma.

Linguagem coreográfica do Grupo Corpo
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Local: Escola de Arquitetura - rua Paraíba, 697, Funcionários, Belo Horizonte
Público-alvo: bailarinos - nível intermediário, avançado ou profissional – com, no mínimo, três anos de dança
Vagas: 20
Material: roupas confortáveis para dançar

Todas as notícias sobre o 4º Festival de Verão