4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Notícias

Grupo Lúdica Música vai ministrar oficina sobre ritmos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


Divulgação
Ludica.JPG
Lúdica Música: ensinando a tocar

Samba, baião, frevo, tango, blues, jazz, bolero, maracatu... Esses e muitos outros estilos musicais serão abordados na Oficina Lúdica de Ritmos do 4o Festival de Verão da UFMG, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, na Escola de Arquitetura (rua Paraíba, 697 - Funcionários). Além de aprender as origens e as principais características musicais de cada um desses ritmos, os participantes terão a oportunidade de tocá-los sob a orientação do grupo Lúdica Música.

“Tocar é o principal objetivo da oficina”, afirma Isabella Ladeira, vocalista e percussionista do Lúdica. Ela é a responsável por ministrar a oficina ao lado de seus companheiros de banda Rosana Brito (voz, violão e direção musical) e Gutti Mendes (voz, guitarra e percussão). Segundo Isabella, as pessoas não precisam entender de música para participar, mas que quem já é familiarizado com algum instrumento também será muito bem-vindo. “Nós sempre pedimos para que, quando possível, os alunos tragam instrumentos de casa para enriquecermos as aulas”.

Para essa oficina, o Lúdica disponibilizará diversos instrumentos de percussão, desde os mais conhecidos como pandeiro, surdo, triângulo e bongô, até os mais alternativos como cajon, guiro, caxixi e shaker. “O ideal é que todos conheçam e toquem todos os instrumentos que disponibilizarmos”, afirma Isabella.

O grupo também oferece uma apostila sobre vários ritmos trabalhados no curso. “O samba e os ritmos nordestinos, como baião, xote e maracatu, são os preferidos do público, mas nós trabalhamos também outros estilos”, diz Isabella. Há ainda uma atividade da oficina chamada “Pérolas a compartilhar”, na qual os participantes trazem de casa alguma coisa que gostem de ouvir para mostrar aos colegas.

Para o encerramento da oficina, está previsto um show no Conservatório UFMG com performance do Lúdica Música seguida de apresentação dos participantes da oficina. “As pessoas ficam muito felizes em descobrir seu potencial para a música e nós ficamos felizes com isso também. Elas se sentem felizes de poderem apresentar o que aprenderam nos palcos”, afirma Isabella.

Popular

Fundado em 1991, o grupo Lúdica Música é um dos nomes mais presentes em festivais e projetos da cena musical mineira. Com quatro discos lançados, o mais recente deles Diversões lúdicas ao vivo... e a cores! (2008), o grupo já trabalhou com artistas consagrados como Ivan Lins e Milton Nascimento, além de ter realizado 6 temporadas de sucesso na Europa, passando por países como Itália, Espanha e Portugal.

Formado por Rosana Brito, Isabella Ladeira, Gutti Mendes e Grande Elenco Lúdico (uma reunião de músicos amigos que acompanha a banda em shows), o Lúdica possui músicas próprias, mas brinca bastante com o trabalho de outros artistas, criando um som que eles mesmos denominam de “MPB – Música Popular Boa”. Além dos espetáculos, o grupo desenvolve desde 2006 a Oficina Lúdica de Ritmos, que recebe apoio da Lei Estadual de Cultura da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Para 2010, além da continuidade com a Oficina, o Lúdica Música pretende lançar um disco novo, cujo nome provisório é Mundo Ludo. As gravações tiverem início em janeiro e o CD deve ficar pronto até o meio do ano.

Oficina Lúdica de Ritmos
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 14h às 18h30
Local: Escola de Arquitetura
Vagas: 25
Público-alvo: leigos, estudantes de música, músicos e interessados por percussão, com idade mínima de 12 anos
Material do aluno: instrumentos musicais próprios (não obrigatório)

Todas as notícias sobre o 4º Festival de Verão