Consulta pública, participe.

Esta página tem o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade acadêmica, buscando suas críticas e sugestões, as diretrizes gerais formuladas pela Administração Central para as questões de trânsito, transporte e estacionamentos no Campus da Pampulha. Primeiramente é apresentado um diagnóstico das atuais condições de trânsito, transporte e estacionamentos no Campus; em segundo lugar são apresentados os princípios norteadores para o estabelecimento de uma política nesse setor; finalmente são apresentadas algumas diretrizes gerais dessa política, visando suscitar discussões e contribuições, por parte da comunidade acadêmica, as quais poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico info@proplan.ufmg.br .

Este documento foi desenvolvido a partir de estudos técnicos do Departamento de Planejamento Físico e Projetos, DPFP, da Proplan, do Departamento de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia (ETG), em convênio com o Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais da DLO, da PRA e da EMAS, empresa júnior da Escola de Engenharia.

É importante ressaltar que, utilizando metodologias um pouco distintas, todos os três estudos chegaram a números bastante convergentes, tanto em relação às vagas disponíveis, quanto à demanda existente. Assim, todos os dados apresentados neste relatório e as proposições aqui contidas baseiam-se nos três estudos precedentemente citados.

Comentários

1. Marcio Roberto Lage disse:
em 05/07/2010, às 21:51

Sou a favor da regulamentação e cobrança para estacinar na UFMG

2. Marcella disse:
em 05/07/2010, às 22:24

Sou contra a cobrança,tem que pensar em outros meios de fiscalização,a população mesmo que não seja da Universidade tem que ter acesso gratuito ao estacionamento.

3. Júlia Nunes disse:
em 06/07/2010, às 11:26

Sou a favor da cobrança de estacionamento, e limitar o estacionamento aos que tem vinculo com a universidade.

4. Gabriel Neto disse:
em 06/07/2010, às 18:19

Sou contra a cobrança de estacionamento partindo do princípio que é um local público. O que poderia acontecer é rodízio pelo número da matrícula como ocorre na PUC-MG

5. Ygor disse:
em 06/07/2010, às 19:13

Sou contra a cobrança de estacionamento. É um absurdo, o espaço é público e a Universidade é pública! Querem privatizar a UFMG.

6. Márcia Regina disse:
em 06/07/2010, às 19:15

Existe alguma possibilidade de "transporte institucional" para servidores (funcionários e professores),como, por exemplo, no CDTN? Isso diminuiria o fluxo interno e carros estacionados no Campus...

7. Daniela da Costa disse:
em 06/07/2010, às 19:54

também acho impensável a cobrança para estacionar no capus... acredito que pode haver coscientização das pessoas acerca do uso de carros na universidade. ir para lá de carro quando se mora próximo ao campus pode ser uma coisa a ser repensada pelos que têm esse costume. o uso do ônibus interno e andar a pé também são alternativas para diminuir o fluxo de carro na circulação dentro do campus.

8. Adriana Sanches disse:
em 06/07/2010, às 20:08

A cobrança pelo estacionamento dentro do campus é um absurdo. Daqui a pouco temos que pagar para respirar também... A UFMG é um espaço público e estão querendo privatizá-la. Quem irá lucrar com isso?

9. Maria Luiza disse:
em 07/07/2010, às 13:32

Gostaria que se verificasse a opção de ônibus para a comunidade da UFMG (professores, funcionários e alunos)como diversas empresas, partindo de vários pontos.
Outra verificação é da possibilidade da linha 1207 (A,B,C) passar pela Av. Catalão.
Atenciosamente

10. Thalita Couto disse:
em 09/07/2010, às 15:32

Acho que NÃO deve ser aprovada a autorização para cobrança para alunos. Já que, por se tratar de uma instituição Federal gratuita, muitos não tem dinheiro para manter os gastos com estacionamento. Eu sou uma dessas pessoas. Sou aluna, tenho carro mas isso não quer dizer que eu tenha dinheiro para pagar estacionamento. Independete de qualquer coisa, acho que não deveriam cobrar de ninguém.

11. Angelo Brito disse:
em 09/07/2010, às 18:57

É um absurdo cobrar estacionamento dentro da UFMG. Parem de pensar em medidas paleativas e pensem em reais soluções para a counidade academica, como por exemplo construir estaconamentos sob pilotis, em cima dos estacionamentos já existentes.

12. Angelo Brito disse:
em 09/07/2010, às 18:57

É um absurdo cobrar estacionamento dentro da UFMG. Parem de pensar em medidas paleativas e pensem em reais soluções para a counidade academica, como por exemplo construir estaconamentos sob pilotis, em cima dos estacionamentos já existentes.

13. Leonardo Mantovani disse:
em 10/07/2010, às 19:20

Cobrança de estacionamento no campus é um verdadeiro absurdo. Mas absurdo maior ainda é as pessoas que apoiam a cobrança se quer se deem conta da dificuldade que isso pode representar para as pessoas que dependem do carro ou da moto para se locomoverem de suas casas até o campus. Fico indignado com a falta de consideração com o próximo, reflexo de que a falta de cidadania está presente em todos os setores da sociedade.

14. Juca disse:
em 12/07/2010, às 19:42

Metro já!!!! Vamos aproveitar a Copa de 2014 e lutar por uma estação de metro/ trem que chegue na UFMG!!!!

15. Juca disse:
em 12/07/2010, às 19:55

República Bolivariana do Congo Lusitano. É nisso que vivemos. Para que construir 12-15 linhas de metro como Frankfurt se temos Bogota, Curitiba para nos nivelarmos bor baixo?

METRO JA!!!!!!!!!

16. Miriam disse:
em 17/07/2010, às 15:36

Sou capaz de apostar que quem é a favor da cobrança pelo estacionamento da Ufmg não é usuário do mesmo e portanto não teria que arcar com o prejuízo. Como é que alguém que não vivencia o problema e não é afetado por ele se acha no direito de opinar contra ou a favor de uma cobrança que não lhe diz respeito?
Ironicamente, quem não usa o estacionamento, provavelmente, usa somente o transporte coletivo caro, insuficiente e deficitário. Ainda assim, ao invés de se posicionar em favor da sua melhoria para diminuir a necessidade do transporte individual, se coloca a favor de uma cobrança que só trará benefícios (?) para quem pagar por ela...

17. Talita disse:
em 19/07/2010, às 16:52

Se não tem como liberar para os vinculados há UFMG e cobrar o estacionamentos para os não vinculados, apoio a ideia de construir estacionamentos em cima dos já existentes e apoio também a ideia do metrô.

18. Alexandre Carrieri disse:
em 20/07/2010, às 18:46

Penso que devemos pensar mais em termos de transporte público.
Uma vez já sugeri que a UFMG criasse sua linha até o pirulito, praça sete. Saia da UFMG, ia pela A.Carlos, voltava pela Catalão. Outro ia no sentido contrário. Quanto dinheiro ela iria arrecadar?
O transporte público - as duas linhas que servem a UFMG - são de empresas privadas que fazem o que querem. Na época das férias tiram ônibus das linhas. Não há fiscalização nenhuma. Os ônibus são velhos (alguns só tem porta de entrada e saída, nada de ter uma terceira de saída), barulhentos (se a prefeitura examinar os decebéis, verá que estão fora no enquadramento).
Ao ficarmos discutindo estacionamentos, estamos calando sobre o transporte público, o metro, etc.

19. Guilherme Souto disse:
em 22/07/2010, às 01:49

Melhoria do tranporte publico externo seria fundamental. com criação de novas linhas " que partissem das quatros regioes de bh( essas linhas seriam operadas pela ufmg,junto aos internos).

20. Camila disse:
em 24/07/2010, às 19:09

Também acho absurda a cobrança de estacionamento dentro da universidade. Como já falaram, fazer rodízio seria uma boa opção. Outra medida que poderia ser tomada, em conjunto com a primeira, seria, através de pesquisa, constatar em que horários o estacionamento é mais utilizado por funcionários e alunos da universidade; a partir disso, o acesso de indivíduos de fora poderia ser limitado nesses horários e liberado em outros.
Quanto à melhora do transporte público, também é uma idéia cabível, o metrô é uma ótima opção.
Entretanto, não adiantaria melhorar somente uma parte porque uma depende da outra.

21. Leonardo Bicalho disse:
em 25/07/2010, às 15:04

Sou a favor da regulamentação e normatização, contudo contra a cobrança pelo estacionamento, por se tratar de uma área pública e aberta a comunidade.

22. Maria Izabel de Oliveira disse:
em 28/07/2010, às 09:52

Prezados Senhores,

Sou contra a cobrança de estacionamento, porque cria muitos problemas como acontece no Campus Saúde.Eu gostaria que os dirigentes da UFMG empenhasse junto a BHTRANS para melhorar o transporte coletivo que serve a UFMG, pois os ônibus estão demorando demais e trafegam superlotados, assim obriga as pessoas que tem carro particular usar cada vez mais, prejudicando o transito com excesso de veículos.

Obrigada,

Izabel

23. Douglas Fonseca disse:
em 28/07/2010, às 13:59

Bom, se entendi bem, o Regulamento de Uso e Ocupação e Ocupação do Campus da Pampulha só permite construir novas vias internas ao campus para pedestres e bicicletas. Assim, abrir novas vias para veículos está descartado.

Bom, mas já temos muitas boas ideias postadas aqui. Gostei da ideia do controle do estacionamento somente para a comunidade acadêmica, conforme exemplos citados da FACE e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Aumentar a frequencia do circular interno também é FUNDAMENTAL!! Acrescento apenas mais uma ideia: a construção de prédios destinados EXCLUSIVAMENTE ao estacionamento de veículos. Mesmo que seja necessário diminuir um pouco as áreas verdes para a construção desses prédios.

COBRAR para estacionar no CAMPUS??? Que ideia INFELIZ!!! Isso não tem cabimento, não tem lógica. Apaguem essa ideia!!!


Para finalizar, o prefeito Márcio Lacerda já afirmou que NÃO vai melhorar o METRÔ de Belo Horizonte até a COPA de 2014. Esqueçam essa alternativa, pelo menos por enquanto.

Bom, é isso!!!

Abraços

24. Fernando disse:
em 31/07/2010, às 13:18

Sou a favor do rodízio de veículos de alunos no Campus. Penso que é a medida mais adequada. Os professores e funcionários devem possuir um adesivo ou uma faixa específica de forma que eles não paguem pelo estacionamento.

Porém, juntamente com essas medidas, deve ser implantado um metrô até a região próxima a Universidade de forma a favorecer uma grande parcela da população, pois o transporte público de Belo Horizonte, Minas e Brasil é uma VERGONHA! Compare a infra-estrutura de transportes do Brasil com a dos EUA, Europa e Japão e você vai ver como o Brasil ainda está engatinhando.

Além disso, deveria ser cobrado uma pequena taxa dos estudantes, funcionários e demais pessoas que entrarem no campus de carro de forma a se contratar uma segurança privada e melhorar a segurança dentro do Campus.

25. Juca disse:
em 31/07/2010, às 13:23

Como tem gente burra nesse país! Não é porque a Universidade é pública que não pode haver cobrança. Se for assim, pare no centro da cidade sem faixa azul. Não é público também??

O certo é melhorar os meios de acesso à UFMG, um rodízio de carros pelo final do número da placa do veículo e cobrar o estacionamento/multa das pessoas que não respeitarem o rodízio.

Sem mais!

26. Raquel de Rezende Faria disse:
em 31/07/2010, às 19:40

A meu ver a melhor solução é melhorar o transporte público, com realização de parceria entre a UFMG e a BHTrans, na forma de uma pesquisa tendo por base os endereços dos domicílios de, pelo menos, dos estudantes (a cargo do DRCA), dos funcionários e professores (a cargo do DAP). A partir dessa coleta, montar um banco de dados com professores e alunos de estatística, ciência da computação, geografia, etc,, para subsidiar a BHTrans na questão das linhas de ônibus: melhoria das atuais e criação de outras. É necessária a redução do transporte privado EM TODA A BELO HORIZONTE, por questão de qualidade de vida!

27. Sabrina Lima disse:
em 01/08/2010, às 23:25

COBRANÇA NÃO!
Uma instituição que lucra com o estacionamento de veículos é por direito do consumidor, resposalvel por estes. Mesmo no centro da cidade, se você paga pela faixa azul e tem seu carro roubado por exemplo, pode pedir uma indenização recorrendo à justiça. Será que a Universidade se resposabilizaria pela segurança de nossos veículos?
Uma instituição renomada, tão elogiada no país, não teria uma solução inteligente e inovadora a apresentar?
Muitas já foram citadas só neste simples fórum.
Gostaria de continuar a me orgulhar da Universidade em que estudo.

28. Júlia disse:
em 03/08/2010, às 12:11

Juca está com a razão. Local público não significa casa da mãe Joana. Tem muita gente que não tem vinculo com a UFMG e utiliza o espaço pra estacionar. Esses deveriam pagar o estacionamento, os que tem vinculo (professores, funcionarios, alunos) deveria fazer rodizio.

29. Kelli disse:
em 05/08/2010, às 18:16

Cobrar pelo estacionamento? Estao loucos? Isso nao vai inibir quem precisa do carro pra ir a UFMG so vai aumentar os custos e dificultar acesso àqueles que ja lutam pra pagar a gasolina! Isso nao! Porque não distribuem um selo ou cartao por aluno, professor, servidor, enfim todos que tem vinculo com a UFMG, o carro com o selo ou cartao tera livre circulacao no campus, os demais so entram mediante pagamento, quem sabe ate melhora um pouco a circulacao nas vias de carros que fazem o "corta-caminho" pra fugir do transito!!

30. Gabriel disse:
em 06/08/2010, às 10:43

Rodizio é uma forma interessante, mas só funciona para quem vai todos os dias; se você vai apenas um dia por semana, como vários alunos da pós graduação, há uma grande chance de você não poder parar justamente no único dia em que você vai para a UFMG.

Acreditar na conscientização das pessoas, que livremente não vão de carro, é uma ilusão prá lá de antiquada. Acho que tem que cobrar sim - como acho que podem cobrar por eventuais danos no carro, não pode ser uma cobrança de mão única.

Acho também que é papel das organizações de estudantes promoverem o contato entre os motorizados e os usuários de transporte público a fim de estimular a carona.

31. Raimundo Paulo de Vasconcelos disse:
em 09/08/2010, às 19:03

Alguém já pensou em colocar em implantar a ideia do "transporte solidário"? A famosa carona? Teria que haver uma Central de apoio, que manteria atualizada (diariamente) a lista de alunos que morem próximos e revezariam a carona. Coisa a ser estudada. Cada carro que transportasse 3 pessoas, tiraria outros 2 da "rua".

32. Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho disse:
em 10/08/2010, às 15:04

A meu ver, vários fatores estão tornando muito difícil a circulação e o estacionamento de veículos no campus da UFMG na Pampulha: maior número de unidades no Campus; maior número de cursos na universidade e consequente aumento de alunos, professores e funcionários; falta de trsnporte coletivo de boa qualidade em Belo Horizonte, que obriga as pessoas a se locomoverem dentro da cidade em seu próprio carro; aumento enorme do número de carros circulando em BH e no campus pela facilidade de pagamento e redução do IPI.
Para resolver essa questão, duas coisas devem ser consideradas: melhora da circulação dos veículos,e ampliação da capacidade dos estacionamentos. Talvez estacionamentos em subsolos de novas unidades fosse uma saída (ja foi sugerido).Ontem, ao entrar no campus, recebi um aviso informando que há agora um grande estacionamento para a UFMG atrás do Mineirão. Ora, esse local pode ser muito bom para quem estuda ou trabalha no ICB, na Farmácia ou na Veterinária, mas não a que é da Escola de Belas Artes, Letras, Ciênca da Informação ou Fafich.
Sei que a UFMG tem profissionais competentes para resolver a contento essa questão, achei ótima a pesquisa de opinião e espero que a solução venha o mais rápido possível.

33. Rafael Borges De Alvarenga disse:
em 10/08/2010, às 18:36

UFMG, asfalte suas ruas, minha moto esta sendo detruiada pelos inúmeros buracocos, não sei se olho para frente ou para o chão para desviar dos buracos!!!

34. Ana disse:
em 16/08/2010, às 11:11

Caros colegas, para mim ignorância é comparar a instituição "pública" UFMG com o centro da cidade. Comparação injusta, não? O número de pessoas circulantes no centro e as variadas linhas de ônibus com acesso a essa região não se comparam à situação da UFMG.Mas se os estudantes, os servidores e professores estão sendo prejudicados por usuários externos,o mais viável seria a idéia que a Kelli deu: cartão de acesso aos usuários internos(professores, alunos e servidores).

35. Anolan disse:
em 17/08/2010, às 11:29

Me preocupa que as pessoas estão pensando somente em problemas imediatos como o estacionamento. E os engarrafamentos, como solucionam? O panorama de mais cursos, alunos, professores e funcionários vai fazer da UFMG um reflexo da situação da cidade: não se pode pensar senão em transporte coletivo de qualidade, não é possível todo mundo ir de carro em um lugar em que circula um numero alto de pessoas ou isto vai virar um inferno e não vamos poder cruzar a rua. Outras instituições já trabalham nesse sentido, vejam o Maglev brasileiro na UFRJ. Esse deveria ser o caminho, e não uma UFMG desmatada e engarrafada o dia todo.

36. Marlene Miranda disse:
em 07/12/2010, às 18:10

sou a favor da regulamentação.
o acesso de veiculos para o estacionamento ficaria exclusivo a funcionários e professores.
Como o fluxo de carros de alunos tambem deve ser intenso na universidade então eles deveriam pagar uma taxa ou então deixar os carros em casa e vir para a escola a pé, de bicicleta ou de onibus