Os estacionamentos no Campus: a situação existente

A demanda por estacionamento está ligada ao tipo de ocupação e à natureza da atividade desenvolvida em um determinado local. Assim, os estacionamentos do Campus podem ser setorizados conforme os diversos atratores de veículos, quais sejam:

O mapa dessas áreas é mostrado na Figura 1. Em anexo encontra-se um mapa maior, mostrando os estacionamentos do Campus, um quadro com o quantitativo das respectivas vagas, e a sinalização de trânsito existente nas ruas.

mapa.png

Há duas situações recorrentes no Campus:

* Pontos de concentração de fluxo, com aglomeração de pessoas ou veículos, decorrentes da distribuição espacial das atividades.

* Estacionamentos irregulares ou em locais inadequados, decorrentes da falta de vagas disponíveis junto a certos atratores, associada à falta de fiscalização para coibir as transgressões.

Para efeito deste estudo, os estacionamentos existentes foram divididos em dois grupos, a saber:

Passa-se ao exame desses dois grupos.

Comentários

1. Leonardo Mantovani disse:
em 10/07/2010, às 20:26

Concordo com os problemas apontados, mas as soluções não podem ficar circunscritas à cobrança de estacionamento no campus. Ademais, a oferta de transporte público para o campus é insuficiente e, ainda sim, as empresas - ou a BHTRANS - trataram de reduzir horários de atendimento das linhas ao campus. Recentemente foram cancelado alguns dos horários noturnos da linha 9502 e justamente ao final do turno da noite. A consequência disto foi, e é, um grande aumento do número de usuários para o horário próximo ao término das aulas. O ônibus do horário das 22hs15 já sai do campus completamente lotado e é este horário que atende aos alunos do UNI-BH, faculdade que fica no intinerário da linha e cujo horário de saída acerta em cheio o horário das 22hs15 da linha 9502. Aí eu pergunto: o que fazer? Esperar que o aumento do número de alunos torne ainda mais insuportável a viagem nesta linha? Sair mais cedo, ou mais tarde, da aula na esperança de que possamos pegar um horário mais vazio? E quanto aos transtornos causados pela insufuciência de horários? Pelo visto pretende-se que continuem, posto que a proposta mais importante do projeto, a meu ver, é a cobrança de estacionamento no campus. Será que alguém tem ideia dos transtornos que um usuário de transporte público em BH sofre em horários de pico dentro de um ônibus? Será que alguém importante, um dia, pelo menos por uma vez, terá a coragem de pensar naqueles que não tem condição de bancar certos custos? Será que nossas autoridades, um dia, um que seja, terão a ousadia de implemetar uma boa reforma no nosso transporte público? Algo que encerre de vez o domínio do cartel das famílias que controlam o transporte público em Belo Horizonte. Aqui em BH é uma vergonha. Um dos maiores problemas estruturais da cidade é a insuficiência do atendimento ao usuário de transporte público e, ainda sim, as propostas se quer cogitam a possibilidade de mudar isto. Temos o maior preço de tarifa em relação ao percuso médio dos ônibus do país e ninguém se preocupa com isto. Mas para propor ideias que não atacam os problemas verdadeiros temos um enorme contingente à disposição. Boa parte dos usuários utilizam o carro porque o transporte público é mais caro, insuficiente, não atende à demanda da sociedade e, ainda, não oferece conforto. A solução para tais problemas não pode passar pelo cerceamento do direito de ir vir das pessoas, mas pela tentativa de resolver os problemas que tanto nos afligem. Temos que pensar em todos. Pensar naqueles que, sobretudo, não terão condição de vir de ônibus (porque certamente poderá aumentar o custo e o tempo de viagem) e pagar pelo estacionamento no campus. Temos que reformar o transporte público de BH. Assim veremos nossos problemas de transporte resolvidos.

2. Lucas Abreu Duarte Sapore disse:
em 01/08/2010, às 15:27

ABSURDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1) É um absurdo pensar em cobrar estacionamento na federal...


2) Outro absurdo que ocorre a algum tempo é a PROIBIÇÃO por parte de professores e funcionários o acesso a vários estacionamentos... O estacionamento interno da federal é um bem público e nenhuma classe pode impedir o acesso de outros... isto é ILEGAL....

A comunidade UFMG é composta por professores, funcionarios e ALUNOS. E toda medida deve ser igualmente aplicada a todos estes sem distinção...


Imagine todas classes começarem a isolar vagas públicas proximas ao seu trabalho para uso próprio? Seria o fim do estacionamento público em BH..

COMO PODE UMA CLASSE QUE TEM A FUNÇÃO DE EDUCAR NÃO RESPEITAR OS DIREITOS PÚBLICOS... ACHO EXTREMAMENTE VERGONHOSO O QUE OCORRE...

3. Henrique Senna disse:
em 02/08/2010, às 20:36

E presiso uma gestão precisa, e também fiscalização. Mas cobrar estacionamento na UFMG, NÃO SERIA A FORMA MAIS VIAVEL para solucionar o problema.
Transtornos ocorrem e vem ocorrendo a muito tempo, por ser um bem público e de toda comunidade acadêmica é preciso cautela para solucionar esssa questão!

4. Henrique Senna disse:
em 02/08/2010, às 20:36

E presiso uma gestão precisa, e também fiscalização. Mas cobrar estacionamento na UFMG, NÃO SERIA A FORMA MAIS VIAVEL para solucionar o problema.
Transtornos ocorrem e vem ocorrendo a muito tempo, por ser um bem público e de toda comunidade acadêmica é preciso cautela para solucionar esssa questão!