Campus Montes Claros comemora 41 anos com inaugurações e lançamento de chamada para eventos de cultura e esporte
  • 15
  • 05
Foto: Lucas Braga/ UFMG

O campus regional da UFMG em Montes Claros comemora 41 anos de fundação nesta segunda-feira, 15. Para celebrar a data, estão programadas homenagens, conferência no âmbito do ciclo UFMG, 90 anos, inaugurações e lançamento de chamada para estimular a organização de eventos de esporte e cultura pela comunidade do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). O campus também sediará simbolicamente a Reitoria da Universidade.

A partir das 10h30, está prevista a inauguração do sistema de coleta de esgoto do campus Montes Claros, cujas obras foram realizadas de janeiro a abril deste ano para garantir a destinação adequada dos resíduos gerados. A rede vai ligar o esgotamento sanitário da UFMG ao sistema de coleta da Copasa, localizado em um bairro do entorno, para posterior tratamento na estação de esgoto do município.

A programação também prevê o lançamento oficial do serviço de transporte que liga a Moradia Universitária Cyro Versiani dos Anjos ao campus Montes Claros, com parada final no restaurante universitário. O ônibus, administrado pela Fundação Mendes Pimentel (Fump), é equipado com ar-condicionado e circula desde 24 de março. Para ter acesso ao serviço, é preciso apresentar a carteirinha unificada da UFMG.

Apoio a eventos

Outro destaque é o lançamento da chamada de apoio a eventos culturais e esportivos no campus. Por meio dela serão selecionadas dez propostas de atividades, apresentadas por docentes, servidores técnicos-administrativos em educação e estudantes, que receberão aporte de até R$ 2,5 mil. Também serão escolhidas três atividades culturais ou esportivas, de maior abrangência e impacto para a comunidade acadêmica, que receberão aporte de até R$ 5 mil. Neste caso, as propostas devem ser feitas somente por servidores da Universidade.

“Em razão da distância entre os campi Pampulha, em Belo Horizonte, e Montes Claros, é difícil organizar atividades nas duas cidades. Daí a ideia de se lançar uma chamada para apoiar atividades daqui, elaboradas por nossa comunidade”, justifica o diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos.

A partir das 17h, a professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação, vai ministrar a conferência Universidade, conhecimento e diversidade: conquistas e desafios, que integra o ciclo UFMG 90, desafios contemporâneos. À noite, a UFMG será homenageada pela Câmara de Vereadores de Montes Claros.

Completa a programação o lançamento do vídeo institucional da Unidade, que ficará disponível em sua página no Facebook, a partir de segunda-feira.

(Cedecom Campus Montes Claros)

Mais Notícias
90 anos de histórias
  • 4 set 2017
  • 0
Seção reproduz depoimentos colhidos para série de vídeos da TV UFMG*   A sutil mudança no nome desta seção – de Opinião para Opiniões –...
Banner SBPC
  • 29 jun 2017
  • 0
Tremores de terra no Brasil são mais comuns do que se pensa, e, embora os abalos mais fortes (os chamados terremotos) sejam pouco prováveis, o...
Reitores da UFMG e PUC Minas divulgam carta aberta sobre atual momento político
  • 19 maio 2017
  • 0
Os abalos que assolam a vida política e social no Brasil, “seguidos e cada vez mais preocupantes”, que levam “à sensação de que a corrupção...