Centro virtual dedicado à memória da Extensão será lançado amanhã
Projeto desenvolve tecnologias de baixo custo para pessoas com deficiências. TV UFMG
play
    • Compartilhar :
  • |
  • 158
  • Visualizações
Descrição

Projeto desenvolve tecnologias de baixo custo para pessoas com deficiências. Vídeo: TV UFMG

 

Será lançado nesta sexta, 1º, o Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex), que articula a história e a memória da UFMG, por meio de informações sobre a extensão universitária. O lançamento, que terá início às 10h, na Sala de Sessões da Reitoria, celebra os 90 anos da UFMG e os 85 anos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A montagem do Cevex demandou trabalho de levantamento, organização e análise de documentos, registros, produtos e discursos, com foco na política institucional, programas e projetos, experiências e participação estudantil e comunitária. A iniciativa é coordenada pelas professoras Cláudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, e Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora.

“Retomar a memória da extensão contribui para a reconstrução contínua não somente da história de uma instituição, mas, sobretudo, da memória de uma coletividade. Essa memória não é estática, é permanentemente elaborada e recontada ao mesmo tempo em que oferece pontos de referência para os sujeitos diversos envolvidos na extensão”, explicam as pró-reitoras, que destacam a ênfase do Cevex na pluralidade e na diversidade de áreas temáticas, atores envolvidos e impactos produzidos pela extensão.

O site foi desenvolvido pela equipe da Diretoria Web do Centro de Comunicação (Cedecom) e estruturado em cinco seções: Memórias, que reúne entrevistas e depoimentos de pessoas de lugares sociais diversos que viveram e contribuíram para a extensão na UFMG. A seção Exposições será inaugurada com a mostra fotográfica Aproximações – Mulheres da Extensão, construída com materiais enviados por coordenadoras, professoras, estudantes, técnicas e demais participantes de ações extensionistas, em resposta a chamada feita pela Proex em março, deste ano.

Pesquisas e trabalhos de diversas áreas do conhecimento estarão disponíveis na seção Estudos. Teses, dissertações e livros sobre a extensão na UFMG constituirão um acervo, para análise contínua da memória, história e legado da extensão. Já na seção Conte sua história os integrantes do corpo acadêmico, colaboradores e comunidades parceiras poderão enviar suas contribuições sobre a extensão.

O site estará disponível em https://www.ufmg.br/cevex.

Bloco Angola Janga no Festival de Verão, uma das atividades de extensão

Bloco Angola Janga no Festival de Verão, uma das atividades de extensão

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Se você já tiver uma pergunta, por favor, não hesite em enviar uma mensagem ou chegar em nossas mídias sociais.