Centro virtual dedicado à memória da Extensão será lançado amanhã
Projeto desenvolve tecnologias de baixo custo para pessoas com deficiências. TV UFMG
play
  • |
  • Visualizações
Descrição

Projeto desenvolve tecnologias de baixo custo para pessoas com deficiências. Vídeo: TV UFMG

Será lançado nesta sexta, 1º, o Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex), que articula a história e a memória da UFMG, por meio de informações sobre a extensão universitária. O lançamento, que terá início às 10h, na Sala de Sessões da Reitoria, celebra os 90 anos da UFMG e os 85 anos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A montagem do Cevex demandou trabalho de levantamento, organização e análise de documentos, registros, produtos e discursos, com foco na política institucional, programas e projetos, experiências e participação estudantil e comunitária. A iniciativa é coordenada pelas professoras Cláudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, e Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora.

“Retomar a memória da extensão contribui para a reconstrução contínua não somente da história de uma instituição, mas, sobretudo, da memória de uma coletividade. Essa memória não é estática, é permanentemente elaborada e recontada ao mesmo tempo em que oferece pontos de referência para os sujeitos diversos envolvidos na extensão”, explicam as pró-reitoras, que destacam a ênfase do Cevex na pluralidade e na diversidade de áreas temáticas, atores envolvidos e impactos produzidos pela extensão.

O site foi desenvolvido pela equipe da Diretoria Web do Centro de Comunicação (Cedecom) e estruturado em cinco seções: Memórias, que reúne entrevistas e depoimentos de pessoas de lugares sociais diversos que viveram e contribuíram para a extensão na UFMG. A seção Exposições será inaugurada com a mostra fotográfica Aproximações – Mulheres da Extensão, construída com materiais enviados por coordenadoras, professoras, estudantes, técnicas e demais participantes de ações extensionistas, em resposta a chamada feita pela Proex em março, deste ano.

Pesquisas e trabalhos de diversas áreas do conhecimento estarão disponíveis na seção Estudos. Teses, dissertações e livros sobre a extensão na UFMG constituirão um acervo, para análise contínua da memória, história e legado da extensão. Já na seção Conte sua história os integrantes do corpo acadêmico, colaboradores e comunidades parceiras poderão enviar suas contribuições sobre a extensão.

O site estará disponível em https://www.ufmg.br/cevex.

Bloco Angola Janga no Festival de Verão, uma das atividades de extensão

Comentários (0)