Coral Ars Nova e maestro Lincoln Andrade oferecem concerto didático nesta noite
  • 29
  • 08
O maestro e o coral, no último Festival de Inverno. Ars Nova – Coral da UFMG / Facebook

O maestro e o coral, no último Festival de Inverno. Ars Nova – Coral da UFMG / Facebook

 

O maestro e professor Lincoln Andrade e o Ars Nova – Coral da UFMG oferecem, na noite desta terça, 29, aula-concerto no auditório da Escola de Música, campus Pampulha. Ele vão executar vinheta com o tema Coro-coral-cantores – a contemporaneidade do canto em conjunto. O evento terá início às 19h.

A aula-concerto integra o ciclo de conferências Desafios contemporâneos, que celebra os 90 anos da Universidade, e conjunto de Atividades Acadêmicas Complementares destinadas principalmente aos estudantes do turno da noite.

Composta pelo regente, a vinheta é uma paráfrase à longa carta que Guimarães Rosa escreveu a um amigo utilizando apenas palavras que começam com a letra C. Essa e outras peças musicais serão utilizadas pelo maestro para mostrar ao público aspectos do funcionamento de um coro, como o posicionamento de cada cantor e do próprio grupo durante os concertos.

“O foco da apresentação é a importância do trabalho em conjunto”, explica Lincoln Andrade, que é professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Além de explicar o significado das palavras coro e coral, o maestro vai expor diversos aspectos técnicos e musicais da preparação do coral, ilustrando as explicações com apresentações de peças do próprio grupo.

Andrade, que tem doutorado em regência pela Universidade de Kansas e mestrado em regência pela Universidade de Wyoming, ambas nos Estados Unidos, espera que a apresentação atraia pessoas de várias áreas do conhecimento que tenham curiosidade por um trabalho tão específico e, ao mesmo tempo, de amplo alcance, como a apresentação de corais.

Coro premiado

Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca – de 1962 a 2004 – o coro conquistou prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1,4 mil apresentações no Brasil e em outros 17 países.

Desde a sua retomada, em 2013, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte, o Ars Nova realizou 96 concertos no Brasil e exterior, que alcançaram público superior a 18 mil pessoas. Em 2016, o Coral conquistou o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar, na categoria coro misto, no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado em Vic, Catalunha, Espanha. Atualmente, é regido pelo professor Lincoln Andrade.

O maestro

Natural de Leopoldina (Minas Gerais), Lincoln Andrade é Licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou sua carreira como professor e maestro. Foi diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Ganhou medalhas de prata e de ouro nas categorias coro misto e coro folclore, no Festival Internacional de Coros de Atenas (Grécia).

Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. Foi regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais e atuou como maestro convidado nas orquestras Sinfônica de Minas Gerais e de Câmara Opus.

Lincoln Andrade também é o produtor musical, apresentador e entrevistador do programa Conversa de músico, produzido e exibido pela TV Senado.

Mais Notícias
Nilma Lino Gomes: diversidade escancara a face oculta das relações de poder. Foto: Cedecom Montes Claros
  • 17 maio 2017
  • 0
Os desafios que a diversidade impõe à universidade foram abordados pela professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE), em conferência na noite desta...
Apresentação da orquestra filarmônica de Minas Gerais no gramado da Reitoria da UFMG, em 2017. Foto: Foca Lisboa / UFMG
  • 14 jun 2017
  • 0
Na noite desta terça-feira, em sua apresentação na UFMG, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi recebida por aquela que talvez tenha sido a maior...
Prédio da Reitoria da Universidade de Córdoba: centenário de manifesto de estudantes. Universidad Nacional de Córdoba
  • 4 set 2017
  • 0
Prédio da Reitoria da Universidade de Córdoba: centenário de manifesto de estudantes. Universidad Nacional de Córdoba   Comissão de reitores de instituições do Brasil, Chile,...