Exposição que une Cervantes, Portinari e Drummond e inscrições para curso de música barroca movimentam Conservatório
  • 17
  • 07
Obras de Portinari inspiradas no livro de Cervantes

Desenho de Portinari que retrata cena de Dom Quixote.

De hoje, 17, até 20 de setembro, estará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Espaço Expositivo do Conservatório UFMG, a exposição D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, organizada pela Diretoria de Ação Cultural. A mostra integra a programação da SBPC Cultura, que será realizada durante da 69ª Reunião Anual da SBPC, de 16 a 22 de julho, e também faz parte das comemorações dos 90 anos da Universidade.

Segundo Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes e curador da exposição, em 2016, ano dos quatro séculos da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, a Universidade recebeu a doação de um exemplar da publicação Cervantes, Portinari – Dom Quixote – Drummond. No documento estão reproduzidos 21 desenhos de Cândido Portinari e 21 glosas de Carlos Drummond de Andrade, criadas a partir de releitura e interpretação da obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes.

A mostra é uma oportunidade para homenagear o autor espanhol, expondo um acervo de publicações sobre sua obra mais conhecida. Também são mostradas outras representações artísticas sobre o tema, como uma projeção da coleção de gravuras completas de Gustave Doré e esculturas do professor da UFMG e escultor José Amâncio de Carvalho. Visitas de escolas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3409-8300.

D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes foi originalmente montada no Espaço Expositivo da Reitoria por ocasião da abertura das comemorações dos 90 anos da UFMG. Veja matéria publicada no Boletim UFMG à época.

Música barroca

Também a partir de hoje, 17, o Conservatório recebe inscrições para o curso A semântica das paixões: razões, afetos e delírios na música barroca. A formação trata do repertório barroco (1580 – 1750) considerando suas conexões com outras manifestações artísticas e sua contextualização sociocultural. A abordagem musical vai utilizar a retórica e a fenomenologia. A matrícula deve ser feita até 17 de agosto, no site da Fundep.

São oferecidas 40 vagas para maiores de 18 anos, três delas reservadas a bolsistas. Não é necessário ter conhecimento musical prévio para participar do curso. As aulas serão ministradas no Conservatório UFMG, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h, a partir de 22 de agosto. O investimento é de R$ 450, à vista ou parcelados em até quatro vezes.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site da instituição.

(Com Setor de Comunicação do Conservatório UFMG)

Mais Notícias
Imagem retirada de reportagem da TV UFMG.
  • 7 out 2016
  • 0
Quinze ex-alunos foram agraciados com a Medalha de Honra da UFMG, que homenageia estudantes da Universidade que se tornaram referências nos meios em que atuam....
Documentário "Ouro Preto Festival de Dez Invernos", exibido no programa Panorâmica, da TV UFMG.
  • 17 jul 2017
  • 0
Neste mês, duas edições do programa Panorâmica, da TV UFMG, vão celebrar os 50 anos do Festival de Inverno da UFMG, que foi realizado pela...
Heinrich: edição dos originais de Marx e de sua correspondência. Foto: Divulgação
  • 24 maio 2017
  • 0
O matemático e cientista político alemão Michael Heinrich, da Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim, um dos maiores conhecedores da obra de Karl Marx, fará...