Programa Panorâmica, da TV UFMG, comemora neste mês os 50 anos do Festival de Inverno
Documentário "Ouro Preto Festival de Dez Invernos", exibido no programa Panorâmica, da TV UFMG.
play
  • |
  • Visualizações
Descrição

Neste mês, duas edições do programa Panorâmica, da TV UFMG, vão celebrar os 50 anos do Festival de Inverno da UFMG, que foi realizado pela primeira vez em 1967, em Ouro Preto. O programa vai exibir os três filmes realizados pela Universidade sobre o evento: Ouro Preto Festival de 10 invernos, de José Américo Ribeiro e José Tavares de Barros, 20 anos Festival de Inverno, de Silvino José de Castro (ambos na primeira edição), e 40 invernos, de Evandro Lemos, na segunda edição.

O filme Ouro Preto Festival de 10 invernos traz belas imagens históricas dos primeiros festivais: participantes das oficinas de pintura trabalham nas ruas, tiragens de gravuras são reveladas, alunos conferem sons de instrumentos musicais, bailarinos ensaiam, pedras transformam-se em esculturas, bonecos de marionetes saem do papel, são construídos, coloridos, costurados, encaixados e ganham vida no palco. Marco Antônio Guimarães, Álvaro Apocalypse, Sérgio Magnani são alguns dos artistas que aparecem no filme.

Em 20 anos Festival de Inverno, depoimentos são costurados a imagens que rememoram o início e as transformações do evento nas duas primeiras décadas. A abertura é da pianista Berenice Menegale, que conta sobre os primórdios. Em seguida, diversas pessoas descrevem o contexto de nascimento do festival, em meio à repressão. No decorrer do documentário, artistas e críticos discorrem sobre a importância do evento em suas carreiras e na trajetória de importantes grupos artísticos brasileiros. Os depoimentos são ilustrados por fotos, recortes de jornais e imagens em movimento, tomadas em Ouro Preto, Belo Horizonte, Diamantina, São João del-Rey e Poços de Caldas.

O documentário 40 invernos reúne na varanda do Grande Hotel de Ouro Preto diversas personalidades que rememoram afetivamente os anos de criação e desenvolvimento do Festival de Inverno. A neblina nas ruas da cidade, os espetáculos nas escadarias das igrejas, os encontros nas sessões de cinema e os concertos são lembrados com carinho. São trazidos à tona momentos marcantes, como as pressões sofridas durante o governo militar, que culminaram na prisão dos integrantes da companhia de teatro nova-iorquina Living Theater; a influência de artistas como o músico Walter Smetak, o coreógrafo Oscar Araiz, os atores Kurt Bildstein e George Froscher, do Teatro Livre de Munique, na criação de grupos de Belo Horizonte como o Uakti, o Corpo e o Galpão; as passagens do Festival por diversas cidades.

O Panorâmica traz ainda o making of de 40 invernos e uma seleção de vídeos realizados pelo projeto Ocupa TV UFMG, realizado durante o 47º Festival de Inverno. A primeira edição do programa sobre o Festival de Inverno estreia sábado, 15, às 20h, e a segunda edição será exibida pela primeira vez em 1º de agosto. O programa é transmitido pelo Canal Universitário (12 NET, 14 Oi TV), nas terças e quintas, às 12h15; nas quartas e sextas, às 19h30; e aos sábados, às 20h. A primeira edição do programa pode ser assistida no canal da TV UFMG no Youtube.

Comentários (0)