Faculdade de Odontologia abre comemorações dos seus 110 anos de fundação
  • 14
  • 06
Sede da Faculdade, em 1907. Foto: Acervo Faculdade de Odontologia

Sede da Faculdade, em 1907. Foto: Acervo Faculdade de Odontologia

 

Em solenidade na noite desta quarta-feira, 14, às 19h, a Faculdade de Odontologia inicia as comemorações pelos 110 anos do curso de Odontologia, criado em 1907. No evento, será lançado selo comemorativo e inaugurada exposição temporária sobre a história da Unidade.

De acordo com a comissão organizadora do evento, as comemorações têm o objetivo de resgatar o passado, celebrar o presente e projetar o futuro da Faculdade, reafirmando o “compromisso com a educação pública e de qualidade, com a produção de conhecimento socialmente relevante e a formação de cirurgiões-dentistas comprometidos com a mudança das condições de saúde bucal da população brasileira”.

História

Fundada em 3 de fevereiro de 1907, a Faculdade de Odontologia foi instalada em 4 de agosto do mesmo ano, em ato solene, como Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte, em prédio cedido pelo presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva.

Em setembro de 1908, a Escola adquiriu personalidade jurídica, registrada sob o n° 16 do livro 1 do 1° ofício da Comarca de Belo Horizonte. Em dezembro daquele ano, os primeiros cirurgiões-dentistas colaram grau.

A Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte foi uma das quatro escolas de nível superior que, reunidas, deram origem, em setembro de 1927, à então Universidade de Minas Gerais (UMG), hoje UFMG.

Parte da história da Unidade é resgatada pelo Centro de Memória da Faculdade de Odontologia (CMO), que guarda documentos do acervo da instituição e abriga exposição permanente de instrumentos usados no ofício do cirurgião-dentista. O trabalho do CMO é abordado neste vídeo da TV UFMG:

 

Mais Notícias
Imagem da mostra Canção amiga: nova musicalidade fundiu tendências que pareciam irreconciliáveis. Divulgação
  • 13 jul 2017
  • 0
Imagem da mostra Canção amiga: nova musicalidade fundiu tendências que pareciam irreconciliáveis. Divulgação   Será aberta oficialmente nesta sexta, 14, às 11h, a exposição Canção...
Alicia Bardón, Waldo Albarracín, Jaime Ramírez, Roberto Markarian e Gerónimo Laviosa. Foto: Foca Lisboa / UFMG
  • 6 set 2017
  • 0
Influenciar a formulação de políticas públicas de impacto social é papel central das universidades públicas no contexto latino-americano, afirmaram reitores na sessão de encerramento do...
Michael Heinrich, Jaime Ramírez e Hugo Cerqueira em conferência sobre Karl Marx. Foto: Foca Lisboa/UFMG
  • 29 maio 2017
  • 0
Em conferência que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, o matemático e cientista político alemão Michael Heinrich, da Universidade de Ciências Aplicadas de...