‘Sentidos do nascer’ abre nova temporada no campus Pampulha
Trailer do filme O renascimento do parto, que trata do tema.
play
    • Compartilhar :
  • |
  • 119
  • Visualizações
Descrição

Foto: Trailer do filme O renascimento do parto, que trata do tema

 
A exposição Sentidos do nascer vai ganhar nova temporada neste semestre, como uma das atividades que integram as comemorações dos 90 anos da UFMG. Interativa, a mostra visa derrubar mitos relacionados ao nascimento e ao parto normal e orientar sobre os prejuízos que as cesarianas desnecessárias oferecem à saúde da mulher e do bebê.

A reabertura da exposição é hoje (quinta, 4). A partir de então, ela poderá ser visitada toda quinta-feira, das 9h às 21h, até a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha. Na semana da reunião, a mostra poderá ser visitada diariamente, no mesmo horário.

A exposição Sentidos do nascer está montada ao lado do Restaurante Universitário Setorial 1, que fica entre a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Geociências (IGC). Durante todo o horário de visitas haverá monitores para instruir os visitantes sobre a mostra.

Bernardo Jefferson, professor da FaE e historiador da ciência, idealizador da mostra, explica que, graças à forma como a mostra trata os benefícios do parto normal, a Prefeitura de Belo Horizonte tem-se valido de sua estrutura para oferecer aos profissionais de saúde do município pequenos cursos de formação continuada.

Sentidos do nascer pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. A cesariana é uma cirurgia indicada quando o parto normal não é possível, ou seja, uma exceção que, no Brasil, virou regra”, explica Bernardo.

O professor lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de cesarianas realizadas esteja entre 10 e 15% do total de partos, mas, no Brasil, 57% dos bebês nascem por meio desse tipo de procedimento. “Na rede privada, esse índice chega a 80%”, afirma o professor.

Mais informações sobre a exposição Sentidos do nascer podem ser obtidas no site do projeto ou acompanhadas em sua página no Facebook.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Se você já tiver uma pergunta, por favor, não hesite em enviar uma mensagem ou chegar em nossas mídias sociais.