Noventa anos da UFMG têm selo inspirado em ideia de dádiva e retribuição que marca construção do conhecimento
Selo 90 anos UFMG
play
  • Visualizações
Descrição

Nesta quinta-feira, 8, durante a abertura das comemorações dos 90 anos da UFMG, foi lançado o selo que estará presente, ao longo dos próximos 12 meses, em peças gráficas, vídeos, apresentações digitais, websites e outros produtos relativos às festividades no âmbito da Universidade.

O selo explora as formas circulares dos algarismos que formam o número 90 para transmitir o conceito de dádiva e retribuição que marca as relações no universo acadêmico. O desenho faz referência também, segundo o designer Marcelo Lustosa, coordenador de criação do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), ao movimento Art Déco, das artes e da arquitetura, presente em Belo Horizonte à época em que se reuniram escolas e faculdades para a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG), em 1927.

Essa referência aparece em traços que sugerem a organicidade geométrica do Art Déco. Por fim, a composição do selo dos 90 anos, criado por Felipe Parreira e Marcelo Lustosa, também lembra um relógio, que remete à ideia de tempo.

Na programação da TV UFMG e em outros ambientes compatíveis com o recurso, o selo será mostrado em animação de 10 segundos, produzida por Ian Lara, em que movimentos repetidos constroem o desenho. A marca em movimento reforça a ideia de circularidade como característica da construção de conhecimento na universidade.

A animação tem trilha sonora do professor Fernando Rocha, da Escola de Música. Ele gravou sons como o de sino, da Kalimba (instrumento de percussão africano) da água e manipulou no computador. “A primeira parte da animação, que forma o número 90, ganhou melodia mais marcante e sincronizada com os movimentos. O trecho em que aparece o nome UFMG tem base do som da água, que associo à vida e ao futuro” explica Fernando Rocha.

As instruções para uso do selo que ilustrará todas as peças institucionais no próximo ano estão divulgadas no hotsite dos 90 anos, que também entrou no ar nesta quinta-feira.

Comentários (0)