Ranking internacional inclui UFMG entre as melhores universidades do mundo
  • 26
  • 09
Vista aérea do Campus Pampulha. Foto: Foca Lisboa

A UFMG e outras nove instituições de ensino superior brasileiras – oito federais, uma estadual e duas confessionais – estão entre as melhores universidades do mundo, agrupadas na faixa 601-800, de acordo com ranking mundial Times Higher Education (THE) 2017, divulgado nesta quarta-feira, 21.

Além da UFMG, estão posicionadas nesse grupo as universidades federais do ABC (UFABC), do Paraná (UFPR), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), de São Paulo (Unifesp), a Estadual Paulista (Unesp) e as pontifícias católicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Ao todo, 27 instituições brasileiras aparecem no ranking. USP e Unicamp, as brasileiras mais bem posicionadas, figuram, respectivamente, nas faixas 251-300 e 401-500. Outras 15 brasileiras estão na posição 801+.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, professor Fábio Alves, pelos dados divulgados pela instituição que organiza o ranking, não se pode precisar a posição de cada instituição. No entanto, esclarece, é possível identificar o desempenho individual por critérios específicos. No quesito “ensino”, por exemplo, a UFMG aparece em quarto lugar, com 30.6 pontos.

Para o reitor Jaime Ramírez, o THE 2017 evidencia a qualidade do ensino superior do país, uma vez que, das 12 instituições brasileiras mais bem colocadas, 10 são públicas. “Esse resultado atesta a relevância das instituições públicas para o ensino superior. A educação pública e de qualidade cumpre papel fundamental em nosso país e, por isso, deve ser assegurada pelo Estado brasileiro como um direito de todos”, afirma o reitor.

Mais Notícias
CARTAZ_Jacques Godfroid
  • 19 jun 2017
  • 0
O conceito de saúde única, desenvolvido no início dos anos 2000, preconiza que a saúde das pessoas está conectada à saúde dos animais e a...
Painel ilustra resistência estudantil na UFMG durante o regime militar. Foto Cyro Almeida / Divulgação
  • 30 jun 2017
  • 0
Painel ilustra resistência estudantil na UFMG durante o regime militar. Foto Cyro Almeida / Divulgação   Aberta a visitação pública até 31 de agosto, no...
Sandra Goulart Almeida e Elizabeth Dyvik assinam o documento. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 17 jan 2017
  • 0
A vice-reitora Sandra Goulart Almeida assinou, nesta segunda-feira, 16, acordo de cooperação mútua com a International Cities of Refuge Network (Icorn), para que a UFMG...