Ranking internacional inclui UFMG entre as melhores universidades do mundo
  • 26
  • 09
Vista aérea do Campus Pampulha. Foto: Foca Lisboa

A UFMG e outras nove instituições de ensino superior brasileiras – oito federais, uma estadual e duas confessionais – estão entre as melhores universidades do mundo, agrupadas na faixa 601-800, de acordo com ranking mundial Times Higher Education (THE) 2017, divulgado nesta quarta-feira, 21.

Além da UFMG, estão posicionadas nesse grupo as universidades federais do ABC (UFABC), do Paraná (UFPR), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), de São Paulo (Unifesp), a Estadual Paulista (Unesp) e as pontifícias católicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Ao todo, 27 instituições brasileiras aparecem no ranking. USP e Unicamp, as brasileiras mais bem posicionadas, figuram, respectivamente, nas faixas 251-300 e 401-500. Outras 15 brasileiras estão na posição 801+.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, professor Fábio Alves, pelos dados divulgados pela instituição que organiza o ranking, não se pode precisar a posição de cada instituição. No entanto, esclarece, é possível identificar o desempenho individual por critérios específicos. No quesito “ensino”, por exemplo, a UFMG aparece em quarto lugar, com 30.6 pontos.

Para o reitor Jaime Ramírez, o THE 2017 evidencia a qualidade do ensino superior do país, uma vez que, das 12 instituições brasileiras mais bem colocadas, 10 são públicas. “Esse resultado atesta a relevância das instituições públicas para o ensino superior. A educação pública e de qualidade cumpre papel fundamental em nosso país e, por isso, deve ser assegurada pelo Estado brasileiro como um direito de todos”, afirma o reitor.

Mais Notícias
Ciclo de Conferências UFMG, 90 anos. Fotos: Foca Lisboa / UFMG
  • 20 mar 2017
  • 0
Em uma época dominada pela atrofia da imaginação e da empatia, a literatura e a poesia ganham ainda mais importância. “Esse talvez seja um dos...
José Galizia Tundisi, em conferência nesta quarta-feira. Fotos: Carol Prado / UFMG
  • 20 abr 2017
  • 0
O Brasil se encontra em uma região de baixo a médio estresse hídrico, o que significa que há disponibilidade de água suficiente para o desenvolvimento...
Heinrich: edição dos originais de Marx e de sua correspondência. Foto: Divulgação
  • 24 maio 2017
  • 0
O matemático e cientista político alemão Michael Heinrich, da Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim, um dos maiores conhecedores da obra de Karl Marx, fará...