chapa ufmg+

SOMOS Andréa Mara Macedo e Paula de Miranda Ribeiro, diretoras do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Ciências Econômicas, candidatas da chapa 3 a Reitora e Vice-Reitora da UFMG, respectivamente. Somos docentes com reconhecida experiência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária, com participação intensa nas instâncias colegiadas da universidade, em associações científicas e em órgãos externos de apoio e fomento.

Apresentamos nossas candidaturas para a gestão no período de 2018-2022. Convidamos toda a comunidade universitária para conduzirmos, juntos, um processo de renovação da nossa Universidade.

 

ACREDITAMOS que podemos contribuir para uma universidade atenta aos desafios atuais, mas que valorize sua história. Que busque a excelência pela criatividade, compartilhando nossa vida na academia e, acima de tudo, seja capaz de agregar nosso maior patrimônio, que são as pessoas – servidores docentes e técnico-administrativos em educação, discentes, terceirizados e colaboradores –, em um projeto inovador, no qual todos possam se sentir integrados

Que o tamanho e a complexidade da UFMG, que tornam a sua gestão um grande desafio, também representam a pluralidade e a riqueza que devem ser valorizadas. Que esse equilíbrio somente pode ser alcançado por meio de uma gestão renovada, ética, democrática, descentralizada, que valorize a contribuição das pessoas e o papel das instâncias de decisões colegiadas.

Que o trabalho em equipe, a construção coletiva, o zelo pela igualdade de oportunidades, indispensável às normas de convivência democrática, a união de saberes e a sensibilidade para um trabalho sério, eficiente e eficaz no presente, trará repercussões positivas para, pelo menos, mais 90 anos.

Que somos capazes de alcançar uma efetiva interlocução dentro e fora do âmbito da Universidade, de promover um ambiente colaborativo, com a união dos três segmentos da comunidade em torno de objetivos e metas comuns, e de transformar a UFMG em um local mais agradável e profícuo de se estudar, trabalhar e viver.

 

QUEREMOS que a UFMG seja percebida pela sociedade como uma instituição pública, gratuita e de excelência na geração, no reconhecimento e na divulgação de saberes; como um local onde se formam pessoas competentes e comprometidas com o bem-estar da população e com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do país. Um espaço no qual se gera, reconhece, preserva e divulga ciência, arte e cultura.

Que nossa Universidade fortaleça seu papel na defesa da autonomia universitária e na preservação de conquistas e direitos assegurados na constituição, assumindo responsabilidades e protagonismo nos cenários local, regional e nacional, consolidando sua influência sobre as políticas públicas nas mais diversas áreas e, especialmente, nas da Educação, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação – pilares estruturantes essenciais para ampliar seu reconhecimento e sua internacionalização.

Que a UFMG assuma um papel de liderança na articulação política com os governos municipal, estadual e federal e com entidades de apoio, públicas e privadas, a fim de proteger o orçamento integral da Universidade, em todos os seus campos de atuação, e viabilizar a captação de recursos por meio de novas fontes de financiamento. Isso se torna ainda mais fundamental no atual cenário político e econômico do Brasil.
Enfrentar o desafio de gerar, reconhecer e divulgar distintos saberes; de estimular a imaginação na construção de conhecimentos e de relações que perpassam os âmbitos da ciência, da técnica e das artes, em sua relação dinâmica com os vários saberes e fazeres da sociedade.

Cultivar um ambiente acolhedor, atualizado e harmonioso, com gestão profissional e participativa, descentralizada, eficiente e eficaz, criativa, ética e inovadora, respeitando e valorizando a diversidade. Podemos ter, assim, efetiva contribuição ao desenvolvimento com equidade, inclusivo e sustentável do país e do mundo.

Promover, cada vez mais, a formação e qualificação de pessoal em diferentes níveis, identificando e aproveitando talentos, valorizando as competências, habilidades e saberes na busca de novas soluções para a gestão da Universidade – com reconhecimento do que é próprio a cada segmento e a cada setor –, gerando corresponsabilidade na gestão e na defesa de nossa autonomia.

Uma UFMG capaz de formar profissionais cidadãos responsáveis e de destacada competência e empregabilidade, independentemente do curso, do nível de formação do estudante, do turno diurno ou noturno, da modalidade presencial ou à distância.

Uma UFMG capaz de promover, cada vez mais, um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisa de classe mundial, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, dentro dos padrões éticos e de responsabilidade acadêmica, articulado com as demandas da sociedade de seu tempo.

Uma UFMG capaz de interagir fortemente com as cidades por meio de programas e atividades de extensão, articuladas e sintonizadas com os saberes que representem a troca de conhecimento entre a Universidade e a sociedade.

 

ASSIM, buscamos a ação efetiva, por meio do diálogo e da participação como princípios fundadores do que aqui expomos e que são, portanto, a base do compromisso público de nossa candidatura.

Queremos ampliar as formas de escuta e reunir as melhores contribuições à construção participativa de nosso programa. Sugestões e colaborações serão muito bem-vindas e serão incorporadas progressivamente ao texto, como resultado do trabalho criativo e coletivo de renovação.