Gestão acadêmica

Apresentamos as principais linhas norteadoras para a gestão acadêmica e para a administração da Universidade, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como pilar central de sustentabilidade da Universidade.

A UFMG tem uma grande responsabilidade na conciliação do respeito à diversidade com a preservação da qualidade do ensino nos diferentes níveis – educação básica e profissional, graduação e pós-graduação.

A adesão da UFMG ao programa de Reestruturação das Universidades (Reuni), ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao sistema de cotas e à Universidade Aberta do Brasil promoveu mudanças significativas no corpo discente, nas propostas acadêmicas e na organização da Universidade. Do ponto de vista de mérito, a média de rendimento global dos alunos cotistas, na maioria dos cursos, é igual ou superior à dos discentes não cotistas; e a evasão é igual ou menor à dos estudantes não cotistas. Assim, as ações afirmativas alcançaram o resultado esperado: a inclusão de uma parcela meritória da sociedade que, sem essas ações, poderiam não fazer parte de uma das melhores universidades do país. Por isso, é fundamental o acompanhamento dos desafios que a expansão e as transformações da educação pública nos apresentam.

Considerando a vocação da UFMG para o desenvolvimento das ciências, da tecnologia, da arte e da cultura no cenário nacional e internacional, o papel institucional no fomento de pesquisa e inovação, nas diversas áreas do conhecimento, ainda é bastante tímido e pode ser aprimorado. Destaca-se, nesse aspecto, a importância do adequado funcionamento dos espaços de pesquisa laboratoriais, multiusuários, entre outros, a necessidade de bancos de dados institucionais atualizados e de infraestrutura para atendimento a novos docentes e pesquisadores visitantes, bem como auxílios na elaboração de projetos institucionais, convênios, planos de desenvolvimento institucionais, na obtenção de patentes, licenciamentos e transferências de tecnologias, propriedade intelectual, direitos autorais e na realização de eventos científicos e acadêmicos.

A almejada internacionalização da Universidade, por sua vez, demanda alta concentração de talentos – servidores docentes e técnico-administrativos, e estudantes –, de recursos suficientes para favorecer um ambiente propício ao ensino, à pesquisa e à extensão, marco regulatório favorável, autonomia, liberdade acadêmica, liderança nos grupos de pesquisa e extensão, acompanhados por uma visão estratégica promovida pela administração central.

A relação da Universidade com a sociedade se dá por meio de uma rede complexa de interações que compõem as suas atividades e que marcam sua presença em todos os aspectos da vida cotidiana, exercendo influência direta sobre um grande número de pessoas que nela convivem. Dentro desse conceito, a extensão na UFMG vem se tornando, gradativamente, mais valorizada como uma das atividades fim da Universidade e está indissociada do ensino e da pesquisa. Todavia, excetuando algumas poucas unidades acadêmicas, a maior parte das atividades de extensão na UFMG ainda é de iniciativa individual ou de grupos. Neste aspecto, cabe à administração central um papel mais protagonista, no sentido da busca de uma aproximação mais eficaz da Universidade com os desafios da cidade, do estado e do país, provendo a infraestrutura e o apoio necessários. Ademais, faz-se ainda fundamental a manutenção de programas e ações culturais similares à extensão, porém voltados para a comunidade interna da Universidade.

Na gestão acadêmica, destacamos as seguintes linhas de ação:

  • Promover o reconhecimento dos direitos humanos e da diversidade cultural, assumindo-os como bases para as boas práticas de aperfeiçoamento acadêmico, sustentadas na interação dialógica com a comunidade universitária.
  • Fortalecer as diferentes iniciativas de atividades acadêmicas que favoreçam a formação complementar e transversal nos três níveis de ensino – básico e profissional, graduação e pós-graduação –, garantindo maior flexibilização e interdisciplinaridade acadêmica.
  • Aprimorar o sistema de matrículas em todos os níveis de ensino, em relação à estrutura temporal, à oferta de percursos verdadeiramente interdisciplinares, à viabilização de disciplinas nos períodos intersemestrais, aproximando as matrículas das rotinas administrativas e acadêmicas.
  • Promover uma ampla organização das informações acadêmicas e disponibilizá- las em publicações em pelo menos três idiomas – português, inglês e espanhol.
  • Fomentar um projeto ousado de estímulo ao domínio e uso de línguas estrangeiras, em especial o inglês, de modo a inserir toda a comunidade universitária, mais cotidianamente, em grandes circuitos internacionais de produção acadêmica.
  • Ampliar os programas de mobilidade discente de abrangência internacional, nacional e regional, em todos os níveis de ensino, por meio da consolidação de parcerias já existentes e da busca de novas possibilidades.
  • Criar um sistema continuado de avaliação e apoio para melhoria de cursos de educação básica e profissional, graduação e programas de pós-graduação, visando melhorar seus conceitos nos índices IDEB, ENADE e CAPES.
  • Propiciar a utilização efetiva das estruturas de ensino a distância existentes na administração central e nas unidades acadêmicas, como suporte às ações inovadoras de ensino e ao compartilhamento do saber.
  • Promover maior sinergia e integração entre estudantes da pós-graduação, graduação e da escola básica e profissional, como estratégia de melhorias do processo de ensino-aprendizagem e da formação nos diversos campos de atuação.
  • Promover uma rede integrada de instituições federais de ensino superior (IFES) e institutos federais tecnológicos (IFETS) no Estado de Minas Gerais, maximizando as oportunidades de se receber pesquisadores agraciados com prêmios de destaque nas diversas áreas do conhecimento, professores visitantes e discentes de universidades do exterior.
  • Intermediar esforços de identificação de fontes complementares aos sistemas CAPES, CNPq e Fapemig para financiamento de bolsas de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e sanduíche.
  • Fornecer estruturas de apoio ao corpo docente, técnico- administrativo e discente para a formulação de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que busquem financiamentos junto a agências de fomento, no âmbito nacional e internacional, nas esferas pública e privada, ou em demandas aplicadas dos governos Municipal, Estadual e Federal.
  • Reafirmar o princípio prioritário de organização de laboratórios e centros multiusuários interinstitucionais nas diversas áreas de saberes, abertos a usuários da comunidade da UFMG e a outros centros de ensino, pesquisa e extensão parceiros.
  • Manter os programas de apoio financeiro aos novos docentes e criar condições para que jovens pesquisadores, ainda sem financiamento de pesquisa, possam utilizar, de maneira subsidiada, a infraestrutura dos centros multiusuários, em seus primeiros anos na UFMG.
  • Promover a integração de grupos de pesquisa sediados na UFMG com grupos com potencial de colaboração no âmbito das IFES de Minas Gerais e das universidades nacionais e internacionais.
  • Estimular o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar por meio de atividades e ações que incentivem a criação de novos grupos, laboratórios e espaços temáticos de investigação.
  • Criar estruturas de apoio para a realização continuada de seminários, congressos e outros eventos relevantes em todas as áreas de conhecimento.
  • Facilitar parcerias de ensino, pesquisa e extensão entre a UFMG e as universidades estrangeiras, por meio dos centros de internacionalização, promovendo a acolhida de professores, pesquisadores e estudantes na UFMG.
  • Criar programas institucionais voltados para participantes intercambistas do Brasil e do exterior para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, integrados com atividades acadêmicas regulares da UFMG.
  • Conceber as atividades de extensão como estratégias de promoção do conceito de pertencimento, reconhecimento, divulgação e popularização do conhecimento desenvolvido na universidade e em outras comunidades.
  • Fortalecer a rede de museus da UFMG como espaços de ciência e cultura.
  • Criar espaços abertos à comunidade para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na UFMG.
  • Fomentar a realização de atividades acadêmicas, científicas, artísticas e culturais também voltadas para a comunidade interna da UFMG.
  • Estimular a prática investigativa associada às ações de extensão, para que essas possam ser validadas e divulgadas em revistas de circulação nacional e internacional.