Busca no site da UFMG

Nº 1825 - Ano 39
17.6.2013

Inovação com ‘Nexu’

Espaço itinerante funcionará como incubadora de ideias e de projetos de caráter empreendedor

CTIT
Maquete do Espaço Nexu: contêineres serão instalados inicialmente nas imediações da Engenharia
Maquete do Espaço Nexu: contêineres serão instalados inicialmente nas imediações da Engenharia

Seis contêineres acoplados em forma de aquário, com salas de treinamento e reuniões. Assim será o Espaço Nexu (do latim conexão), que terá caráter itinerante e funcionará como incubadora de ideias e de projetos empreendedores. Lançada este mês, a iniciativa da Coordenadoria de Transferência de Inovação e Tecnologia (CTIT) tem por objetivo promover a aproximação entre os segmentos acadêmico e empresarial, selecionando estudantes para serem orientados profissionalmente e introduzidos em empresas que vão aplicar as tecnologias desenvolvidas na Universidade.

Com início de funcionamento previsto para este ano, o Espaço será instalado a princípio nas proximidades da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. “Pretendemos futuramente criar outros espaços na UFMG e expandir o projeto para mais universidades”, projeta Aluir Dias, coordenador do Programa de Empreendedorismo da CTIT. A meta é que, até 2015, haja cinco unidades, vinculadas a 250 empresas e 50 startups, com cem monitores que devem atender cerca de mil usuários.

Segundo Dias, a dinâmica de funcionamento do ambiente começa com seleção de estudantes, cujas ideias serão incubadas pelo Nexu durante nove meses. Nesse período haverá etapas de capacitação dos selecionados, por meio de palestras, oficinas e cursos; contato direto dos alunos com empresas interessadas no projeto; desenvolvimento de ferramentas de aplicação e discussão sobre a propriedade intelectual da tecnologia. “A partir do oitavo mês, entram em cena os investidores. O projeto passa por bancas avaliativas e competições de negócios, podendo ser financiado e chegar ao mercado”, descreve o coordenador.