Busca no site da UFMG

Nº 1825 - Ano 39
17.6.2013

Mapeando competências

O acesso em tempo real ao número de publicações científicas da UFMG está ao alcance de qualquer internauta, a partir da plataforma Somos (www.somos.ufmg.br), criada pela Universidade no ano passado. “É um avanço extraordinário, já que até recentemente dados sobre essa produção demoravam até dois anos para serem consolidados”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos.

Além de tornar visualmente atrativas as informações contidas no currículo Lattes dos integrantes do corpo docente, o programa também permite a busca por temas, pessoas ou áreas de interesse. Gráficos e indicadores visuais (tags) abrangem dados como número de patentes e de laboratórios – incluindo a distribuição por unidades acadêmicas –, produção bibliográfica e orientações concluídas. “Trata-se de poderoso sistema de mapeamento de competências, que podem ser encontradas de maneira simples e organizada”, comenta Santos.

A pró-reitora adjunta, Marisa Mancini, acrescenta que as funcionalidades do Somos têm sido incorporadas à rotina de gestão da Universidade, de modo a simplificar procedimentos. “Os professores não preenchem mais relatórios de produção, pois o programa permite busca automática de dados que são utilizados, por exemplo, na geração de relatórios de alta qualidade”, comenta.

Além de oferecer instrumentos para políticas institucionais, a plataforma pode ser usada por estudantes que busquem professores que os orientem na pós-graduação, ou por empresas que procurem laboratórios equipados para determinadas tarefas. O Somos muda a visualização dos dados da Plataforma Lattes, transformando-os em gráficos de produção acadêmica, tags com áreas de atuação e autores com os quais cada pesquisador trabalha. As cores e os tamanhos das tags indicam a frequência com que a expressão aparece nos dados fornecidos pelo pesquisador e a origem dos parceiros.