Busca no site da UFMG

Nº 1827 - Ano 39
01.07.2013

segurança

O plano diretor de segurança universitária, elaborado em 2009 e complementado no ano seguinte, tem guiado as ações da Pró-reitoria de Administração nessa área. “Estamos seguindo estritamente o que foi definido nesse documento”, ressalta o pró-reitor Márcio Baptista. Entre as ações estão o monitoramento eletrônico (foto), por meio de circuito fechado de televisão e instalação de câmeras, bem como treinamento de pessoal e realização de pesquisa de análise de risco.

Outra ação em curso diz respeito à parceria estabelecida com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Fafich, que prevê a realização de pesquisa sobre vitimização e ­percepção de segurança na UFMG. A intenção é mensurar a ocorrência de crimes no campus Pampulha e detectar pontos de vulnerabilidade. O resultado do levantamento subsidiará a adoção de políticas de gestão de segurança e prevenção no âmbito da Universidade.

controle de veículos

Até o próximo ano, a UFMG deve implantar controle de acesso de veículos no campus Pampulha por sistema de radiofrequência. Os veículos dos usuários cadastrados – alunos, servidores e prestadores de serviços com atividades no local – contarão com sensor que abre automaticamente a cancela. Visitantes, incluindo veículos que estão de passagem pelo campus, terão que se identificar cada vez que atravessarem as portarias.

Segundo o pró-reitor de Administração, Márcio Baptista, atualmente entram no campus Pampulha cerca de 22 mil veículos por dia. “Calcula-se que pelo menos 10% sejam de pessoas sem vínculo com a Universidade. A intenção é desestimular a presença desse público, e dois mil carros a menos por dia não é pouco”, comenta. O edital de licitação da empresa responsável pela implantação do sistema está em processo de montagem.

Márcio Baptista comenta que o intenso crescimento experimentado pela UFMG nos últimos anos, aliado aos impactos decorrentes dos pesados investimentos em obras de infraestrutura na região Norte de Belo Horizonte, resulta em pressão acentuada no campus Pampulha, em termos de transporte e de trânsito.

A Pró-reitoria realizou estudos para estabelecimento de uma política para melhoria das condições de circulação no campus, contemplando aspectos como trânsito, estacionamentos de veículos e transporte público interno. Uma das propostas sugere intervenção significativa na avenida Mendes Pimentel, notadamente nas imediações da Praça de Serviços, com a adoção de medidas para qualificar o uso do espaço público correspondente ao sistema viário e pátios de estacionamento. Também estão em estudo propostas de implantação de formas alternativas de transporte interno, como a bicicleta, e da melhoria dos transportes coletivos interno e municipal que servem ao campus.

sistema administrativo

Os procedimentos de compra e licitação na UFMG alcançaram novo patamar, com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Aquisições, programa que permite a substituição dos antigos formulários em papel por processos digitais. Cada compra – sejam equipamentos de alta tecnologia que vão integrar laboratórios multiusuários, frascos de reagentes para pesquisa, canetas ou papel para impressão – começa com um pedido por via computacional, que gera um processo, cujos dados vão compor edital específico.

Em etapas contínuas, o pedido passa por avaliações de equipes técnicas na unidade acadêmica ou administrativa onde a demanda se originou e no Departamento de Logística e Operações (DLO), recebe parecer jurídico da Procuradoria Federal, dá suporte ao pregão eletrônico e chega ao almoxarifado para registro de estoque e, posteriormente, de saída. “Trata-se de sistema único, integrado ao almoxarifado e ao patrimônio”, explica o diretor do DLO, Antônio de Assis.

Outra vantagem do sistema é abolir os pedidos em papel, o que ajuda a resolver um gargalo administrativo – a crescente necessidade de locais para arquivamento de processos.

frota de veículos

Isabella Lucas

A UFMG possui atualmente cerca de 320 veículos, entre automóveis, ônibus, caminhões e tratores. Programa de gestão da frota permite conhecer a condição de manutenção de cada veículo e dá suporte a análise de demandas.