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Nº 1827 - Ano 39
01.07.2013

opiniao

Desafios e ações

Eliane Aparecida Ferreira Marques*

Aadesão da UFMG ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que teve como objetivo principal ampliar o acesso ao ensino superior, contemplando o aumento de vagas nos cursos de graduação e principalmente a expansão dos cursos noturnos, e as mudanças na administração pública trouxeram inúmeros desafios à Pró-reitoria de Administração. Assim, para enfrentá-los, foi necessário promover mudanças na estrutura da PRA e em seus departamentos.

Em um primeiro momento, no Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO), órgão responsável por executar as ações de gerência, fiscalização e operação dos serviços de logística de suprimentos e de infraestrutura operacional, foi identificada a necessidade de modernização dos procedimentos administrativos. Essa modernização iniciou-se com a aquisição de um sistema, já operacional em outros órgãos públicos e universidades, com possibilidade de uso por toda a UFMG e com integração das diversas funções: compras, patrimônio, almoxarifado e processos administrativos digitais. O módulo de Compras já está em pleno uso. Os demais, que fecham o fluxo de informações, estão sendo implantados, com previsão de conclusão até o final de 2013, e possibilitarão grande avanço nas atividades da UFMG.

As mudanças na estrutura administrativa iniciaram-se em 2010, com a adequação da Divisão de Compras do DLO, o incremento e treinamento da equipe, a racionalização dos procedimentos de compras e a alteração na interface com a Procuradoria Jurídica, para atender às demandas de aquisição de bens e serviços para toda a Universidade. No presente ano houve a transferência, para o DLO, do setor de compras da Superintendência da Infraestrutura de Manutenção (SIM), responsável pelos serviços de manutenção predial e realização de obras. Trata-se de mais um passo para a centralização de todas as aquisições realizadas pela Universidade.

“As mudanças na estrutura administrativa iniciaram-se em 2010, com a adequação da Divisão de Compras do DLO, o incremento e treinamento da equipe, a racionalização dos procedimentos de compras e a alteração na interface com a Procuradoria Jurídica, para atender às demandas de aquisição de bens e serviços para toda a Universidade.”

Ainda com relação às aquisições de produtos e serviços, outra importante ação foi o estabelecimento de calendário para toda a Universidade, buscando um melhor planejamento das compras, visando a agilizar o andamento dos processos e atender a antigas demandas e recomendações dos órgãos de controle, no sentido de evitar o fracionamento de despesas, com a utilização do sistema de registro de preços.

Outro desafio diz respeito à segurança nos campi da Universidade. As universidades públicas, como a UFMG, contam com alguns agravantes que aumentam sua vulnerabilidade, como a ocupação de grandes áreas inseridas no meio urbano e o fato de serem públicas, o que garante livre acesso da população. A UFMG, empenhada em garantir a melhoria e a modernização da área, está implementando o Plano Diretor de Segurança Universitária, proposta apresentada à PRA em 2009 por empresa especializada, que direcionou as ações com a otimização do efetivo e adequação das equipes de portaria e vigilância, treinamento e implementação do monitoramento eletrônico. O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) está funcionando em novas instalações e encontra-se em andamento a expansão do número de câmeras nas unidades administrativas e acadêmicas, nos estacionamentos e nas áreas comuns.

Em outra vertente de atuação da PRA, a consolidação do Departamento de Gestão Ambiental, responsável pelo tratamento articulado dos aspectos ambientais relativos aos campi, está sendo efetivada com o avanço na implantação de rotinas para gerenciamento de resíduos químicos e a conservação das áreas verdes – modelo para outras universidades – e com a adoção, ainda que de maneira tímida, da coleta seletiva solidária. Percebe-se que tais ações contribuem também para a conscientização ambiental da comunidade universitária. No tocante à drenagem pluvial, foi elaborado modelo hidrológico do campus Pampulha, que possibilitou a elaboração de plano de alerta e contingenciamento de inundações. Os projetos para recuperação das áreas marginais do córrego Engenho Nogueira, nas proximidades do Colégio Técnico, já estão em fase de elaboração e deverão melhorar as condições paisagísticas do local, oferecendo à comunidade universitária uma área de lazer e descanso, além de sanarem definitivamente as questões relativas às inundações no campus Pampulha.

As ações já implantadas necessitam ser avaliadas e atualizadas continuamente, observando-se as mudanças internas e externas que se apresentam à Universidade. Os estudos de trânsito, os projetos de recuperação ambiental e outras propostas precisam se tornar realidade, para possibilitar a melhoria da qualidade de vida na UFMG. É preciso também contar com a ampliação do envolvimento do corpo acadêmico e administrativo para institucionalizar essas ações.

*Pró-reitora adjunta de Administração