Miniatura Tela SEI

UFMG promove curso de capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Entre os dias 1º e 5 de julho de 2019, o comitê formado pelos titulares da Chefia do Gabinete da Reitora, das Pró-Reitorias de Planejamento e de Recursos Humanos, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq), promoverá o curso de capacitação do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI), ministrato pelo Diretor do Arquivo Central da UnB, Sr. Rodrigo de Freitas.

O curso terá 10 turmas de 30 participantes, totalizando 4 horas para cada turma, sendo voltado aos servidores lotados nas Secretarias e Seções de Pessoal.

A UFMG está implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que dá suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos. O objetivo é garantir mais celeridade e transparência aos processos da Universidade, além da enorme economia de papel. O SEI foi apresentado na manhã desta terça, 25, à comunidade da UFMG, no auditório da Reitoria, campus Pampulha.

O novo sistema, desenvolvido pelo Tribunal Federal da 4ª Região, e já implantando com sucesso por órgãos da administração pública, rompe com a tramitação linear tradicional e pode envolver unidades diversas, simultaneamente. O SEI possibilita assinatura (por meio de login), acompanhamento remoto e determinação de sigilo para os processos.

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações é coordenada por comitê formado pelos titulares da Chefia do Gabinete da Reitora, das pró-reitorias de Planejamento e de Recursos Humanos, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq). Uma comissão técnica foi instituída pelo comitê e, sob a coordenação da vice-diretora do Cecom, está trabalhando na implantação do SEI. Esse processo inclui a preparação dos formulários e documentos que deverão estar disponíveis em meio digital, com a colaboração de integrantes dos três departamentos da PRORH (DAP, DRH e Dast), destacados para cuidar da transição.

O SEI, considerado bastante intuitivo, funciona integralmente no ambiente web. É compatível com os principais sistemas operacionais e navegadores e pode ser acessado por meio de tablets e smartphones. Algumas de suas funcionalidades são controle de prazos, produção de estatísticas, geração de base de conhecimento e modelos de documentos.

A adoção do SEI é consistente com o Decreto 8.539, de 2015, que estabelece o uso de meio eletrônico para tramitação de documentos nos órgãos da União. O sistema foi escolhido como solução no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN).