Revista Diversa

Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 5 - nº. 11 - Maio de 2007

Editorial

Em novembro de 1927, logo após a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG), o Reitor Mendes Pimentel, em discurso proferido em agradecimento à Manifestação da Mocidade das Escolas Superiores, no Salão de Honra da Faculdade Direito, expõe seu entendimento sobre a divisa que integra o brasão da nova Universidade: Incipit vita nova [Infunde vida nova]. O lema visa significar a perpétua inquietude do homem de ciência, cada uma de cujas conquistas é o ponto de partida para novas aspirações e realizações novas no perpétuo devenir humano. É um símbolo de constante transformação aperfeiçoadora.

Este número de Diversa procura abordar a aventura em que homens e mulheres, sempre à frente de seu tempo, procuraram construir com pedra e tijolo, idéias e ideais, uma universidade que fizesse jus ao seu nome. Voltando aos tempos heróicos da criação da UMG, em 1927, rememorando a luta de seus fundadores, recuperando os diversos sentidos que a sociedade atribui aos esforços de constituir uma universidade em Minas Gerais, esta edição de Diversa procura conduzir o leitor ao longo de uma linha do tempo que é, simultaneamente, reveladora das vitórias obtidas e dos reveses sofridos e uma celebração a quantos fizeram parte dessa história. Nela, são momentos significativos do passado mais distante da Instituição; a saga dos fundadores; os primórdios da construção da Cidade Universitária; o empenho de uma Reitoria itinerante que buscava se afirmar sobre uma federação de escolas, mais antigas, mais bem estruturadas e com dotação própria de recursos; a atuação de alunos, professores e funcionários que, no seu dia-adia, tentavam inventar uma Universidade. Na próxima edição, Diversa vai procurar mostrar a UFMG no seu presente e as possibilidades que se desenham no seu futuro.

Para reportar essa história dos primórdios da UFMG, a equipe de Diversa contou com a colaboração de inúmeros pesquisadores, especialmente daqueles que dedicaram seu tempo a registrar os acontecimentos que marcaram a vida universitária; visitaram centros de memória; pesquisaram acervos; entrevistaram personagens; tomaram depoimentos. A todos que contribuíram para que essa edição pudesse se realizar, nossos agradecimentos.

Nesta edição, como parte do projeto editorial de Diversa, as reportagens são acompanhadas por artigos de professores da UFMG. Em tais artigos, os autores abordam a contribuição de outros docentes para a construção desta Universidade a que todos servem e compartilham os sonhos e as esperanças dos fundadores. Agradecemos aos professores Fernando Correia Dias, Fábio Lucas, João Amílcar Salgado, Ramayana Gazzinelli, Silviano Santiago. Ao Projeto República e ao Departamento de Planejamento Físico e de Obras (DPFO), nossos agradecimentos pela pesquisa iconográfica.

Aos nossos leitores, a esperança de que a história rememorada nesta edição possa realizar a melhor promessa da nossa divisa: infundir vida nova. Essa, a tarefa de uma instituição universitária. Este, o espírito de celebração dos 80 anos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Ceres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social

Diversa - Revista da Universidade Federal de Minas Gerais - Ano 6 - nº. 11 - maio de 2007