Oportunidades de bolsa de estudos para futuros professores de Francês como Língua Adicional

Destacado

A Embaixada da França no Brasil está ofertando aos futuros professores de Francês como Língua Estrangeira (FLE) bolsas de estudo para participar de um estágio de formação na França.

Além da isenção do curso, serão oferecidas passagens aéreas de ida e volta, diárias para alimentação, alojamento em casas de famílias anfitriãs e seguro de saúde.

Os interessados precisam estar no último ano de formação universitária e/ou ter se formado professor de FLE recentemente no Brasil, apresentar certificado de proficiência em língua francesa no mínimo nível B2, bem como nunca ter ido à França participar de curso de formação didática e/ou pedagógica de Francês como Língua Estrangeira (FLE) além de possuir passaporte, no momento da inscrição, válido pelo menos até 14 de junho de 2020.

O período da mobilidade é de 14 a 22 de dezembro de 2019, com 5 dias de curso.

As inscrições vão até 29 de setembro de 2019 e devem ser enviadas para o e-mail adriana.davanture@diplomatie.gouv.fr ou rosalia.silva@diplomatie.gouv.fr,

Confira todas as informações sobre a seleção aqui

Assistentes norte-americanos promovem palestras sobre arte e cultura visual no Brasil e Estados Unidos

Destacado

Os assistentes de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistants – ETAs/Fulbright) apresentam neste mês palestras sobre arte e cultura visual no Brasil e Estados Unidos.

Aberta ao público, a atividade acontece na Faculdade de Letras e não exige inscrição prévia para participação. Estudantes de todos os níveis de inglês são bem-vindos.

Seleção de bolsista para o setor de Acolhimento e de Proficiência da DRI – Edital 005/2019

Destacado

Estão abertas, até o dia 22 de setembro de 2019, as inscrições para duas vagas de bolsista, sendo uma vaga para trabalhar no setor de Acolhimento e a outra no setor de Proficiência da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Poderão se candidatar alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMG.

É desejável que os candidatos tenham boa comunicação, demonstrem fluência na língua inglesa e uso apropriado da língua portuguesa na forma oral e escrita e conhecimento intermediário do pacote Office. O conhecimento de outro idioma será considerado um diferencial.

O valor da bolsa é de R$400,00 mensais, com carga horária de 12 horas semanais.

Mais informações sobre cursos elegíveis, candidatura e detalhes sobre a vaga estão disponíveis no Edital 005/2019.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Encontro com o Cônsul da Argentina reúne professores e estudantes argentinos da UFMG

Destacado

Ricardo Jorge Massot, Cônsul Geral da Argentina, Prof. Dawisson Belém Lopes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e Iván López Carlevaro, Cônsul-Adjunto da Argentina – da esquerda para a direita. (Foto: João V. Carvalho)

A segunda edição do Encontro com o Cônsul, promovida pela DRI, realizada no dia 11 de setembro, na Faculdade de Ciências Econômicas, e presidida pelo Professor Dawisson Lópes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, contou com a presença do Cônsul Geral da Argentina, Ricardo Jorge Massot, e do Cônsul-Adjunto da Argentina, Iván López Carlevaro. O evento faz parte de um projeto organizado pela DRI com o objetivo de auxiliar a comunidade internacional da UFMG nas relações com seus países de origem.

A expressividade da comunidade argentina no Brasil, no tocante à quantidade de estudantes nas universidades do país, e vice-versa foi apresentada pelo Professor Dawisson, aspecto  acrescido pelo Cônsul Geral, Ricardo Massot, ao levantar, em sua fala, a importância dos vínculos sociais e econômicos entre as universidades brasileiras e argentinas, ressaltando a importância de uma iniciativa que viabilize o diálogo dos estudantes internacionais com o Consulado, tornando-o aberto e acessível. Segundo ele, “o Consulado [argentino] sempre estará aberto para a promoção do interesse comum de ambos os países”.

Na sequência do evento, os estudantes presentes puderam expor diversos questionamentos diretamente aos cônsules e serem ouvidos. Compareceram, também, professores e diretores da UFMG. Foi uma ótima oportunidade para a integração da comunidade argentina na Universidade.

Confira as fotos no Facebook.

DRI promove encontro com o cônsul alemão Victor Sterzik

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG convida todos os estudantes e professores alemães da comunidade acadêmica a participarem do encontro com o Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha, Victor Sterzik, que estará em visita à UFMG.

O encontro tem o objetivo de fortalecer os laços acadêmicos e científicos entre as instituições brasileiras e alemãs.

Na ocasião, estudantes poderão relatar suas experiências na UFMG, abordando vários aspectos do intercâmbio, bem como as principais dificuldades enfrentadas desde a emissão dos documentos à jornada estudantil. Além disso, os professores alemães que trabalham na UFMG poderão representar o corpo docente contribuindo com a troca de experiências.

Será uma ótima oportunidade para a integração da comunidade alemã da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas, clicando aqui.

Oportunidade de financiamento para colaboração internacional na University of Technology Sydney (UTS)

Destacado

Estão abertas as inscrições para o Key Technology Partnership (KTP) Visiting Fellow Program, da University of Technology Sydney (UTS). O programa prevê o financiamento de pesquisadores para desenvolvimento de projetos por um período de duas a quatro semanas em Sydney.

Todos os pesquisadores da UFMG que possuam colaboração com colegas da universidade australiana são elegíveis para essa chamada. Para aqueles que ainda não têm contatos na instituição parceira, a equipe de parcerias estratégicas da UTS (KTP Team) poderá ajudar com a identificação de acadêmicos que lidem com áreas/temas semelhantes.

É necessário que o pesquisador da UFMG interessado no programa entre em contato com sua contraparte na UTS para definir um plano de trabalho a ser desenvolvido, que será submetido on-line pelo pesquisador anfitrião da UTS até o dia 15 de outubro de 2019.

Serão oferecidos até 10 mil dólares por instituição parceira por ano para esse projeto. As despesas serão reembolsadas ao final da estadia, após a entrega dos cupons fiscais referentes a cada despesa (recibos de cartão de crédito não serão aceitos como documentação válida para o reembolso).

Mais informações sobre as regras de participação aqui.

Todas as informações estão disponíveis no site da UTS neste link.

Chamada para o International Academic Workshop on Chinese Language + Chinese Development Model 2019

Destacado

Estão abertas as inscrições, até o dia 25 de setembro, para o 2019 International Academic Workshop on Chinese Language + Chinese Development Model da HUAZHONG UNIVERSITY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, chamada 017_2019.

Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais da UFMG interessados em obter isenção de taxa de matrícula e dos gastos com acomodação.

Os cursos têm duração de duas semanas e incluem introdução à língua chinesa, atividades extracurriculares e utilização de transporte público na cidade.

Os selecionados deverão arcar com todas as despesas de viagem, passagens aéreas, seguro e alimentação.

Confira mais informações sobre a chamada e os critérios de participação aqui

Acesse o formulário de inscrição aqui

Bolsas de excelência do governo do México para estrangeiros

Destacado

O Ministério das Relações Exteriores do México, por meio da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), convida estudantes interessados em estudar no México para se inscreverem na chamada Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros – 2020.

A chamada oferece bolsas de estudo para a formação completa de profissionais estrangeiros nos níveis de licenciatura, especialização, mestrado, doutorado e pós-graduação ou realização de um período de estudos em programas do México. O tempo máximo de financiamento varia de um período letivo (mobilidade acadêmica) a quatro anos (doutorado).

Mais de 100 instituições mexicanas de ensino superior (IES) participam desta chamada e todas têm programas acadêmicos registrados no Programa Nacional de Pós-Graduação de Qualidade (PNPC) do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT).

As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de setembro, por meio do Sistema de Gestão de Cooperação Acadêmica (SIGCA), que pode ser acessado aqui

Confira mais informações sobre a Chamada aqui

Concurso Falling Walls Lab abre inscrições para assistir ao evento

Destacado

O Falling Walls Lab Belo Horizonte é uma das etapas brasileiras do concurso alemão Falling Walls Lab que reúne anualmente em Berlim 100 jovens inovadores de todo o mundo com ideias transformadoras. Para a classificatória em Belo Horizonte, 15 projetos surpreendentes foram selecionados. Cada participante terá três minutos para convencer o júri e a plateia da relevância e do poder de transformação da sua ideia.  O evento, em inglês, conta nesta edição com a estreia brasileira do Prêmio do Público.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui

Sessão on-line com representantes da Stanford University sobre o programa Knight-Hennessy Scholars

Destacado

Ocorrerá, nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 18h30 (horário de Brasília), sessão on-line com representantes da Stanford University, para informações sobre o programa Knight-Hennessy Scholars.

O programa oferece bolsa integral para formação em qualquer programa de pós-graduação de Stanford, abrangendo doutorados e mestrados acadêmicos e profissionais em várias áreas, como educação, engenharia, ciências humanas, ciências e artes.

Podem se inscrever estudantes que receberam seu diploma a partir de 2014.

Faça sua inscrição aqui

Schwarzman Scholars abre inscrições para bolsas de estudo em mestrado na China em inglês

Destacado

Estão abertas as inscrições para o programa Schwarzman Scholars, que oferece bolsas de estudo integrais para cursos de mestrado na Universidade de Tsinghua, localizada em Pequim, na China.
O programa é aberto a candidatos com idade de 18 a 28 anos, de qualquer nacionalidade, que são proficientes em inglês e têm um diploma de graduação ou equivalente.
Para acessar o formulário de aplicação global e entender os requerimentos, acesse o site do Schwarzman Scholars. O prazo para inscrição vai até o dia 26 de setembro de 2019.
Atenção:
Serão fornecidas, pessoalmente ou por webinar, informações sobre o programa para os candidatos interessados em sessões promovidas ao longo dos próximos meses. Para saber mais, clique aqui para se inscrever para uma sessão ou entre em contato, em caso de dúvida.
Ressalta-se que uma dessas sessões acontecerá na UFMG, auditório 1 da FACE, no dia 10 de junho às 17:30.

UFMG sediará primeira edição do Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade (SciBioSus)

Destacado


A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, em parceria com o Núcleo Disciplinar de Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações da AUGM, promoverá o I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, nos dias 21 e 22 de outubro.

O congresso tem o intuito de abordar de forma multidisciplinar a relação existente entre biodiversidade e sustentabilidade, dentro de três áreas temáticas: “Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações”, “Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável” e “A Ciência e a Interdisciplinaridade na América Latina”

Podem participar pesquisadores brasileiros e pesquisadores participantes da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Será uma ótima oportunidade para discutir ideias e compartilhar experiências que contribuam para a pesquisa, inovação e alternativas sustentáveis, visando o desenvolvimento da ciência.

Mais informações sobre inscrição e submissão de trabalhos no site do evento e na página do Facebook.

II Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG – Semana do Conhecimento 2019

Destacado

Estudantes de graduação que realizaram mobilidade internacional ao longo de sua trajetória acadêmica na UFMG e estudantes internacionais em período de intercâmbio na Universidade estão convidados a participar do II Encontro de Mobilidade Internacional que ocorrerá durante a Semana do Conhecimento.

Os alunos deverão fazer uma apresentação relatando sua vivência com o objetivo de divulgar a experiência da mobilidade. A submissão e apresentação dos trabalhos poderão ser feitas em português, inglês ou espanhol.

Estudantes brasileiros com experiências análogas poderão optar por se apresentar individualmente ou em grupos. Estudantes internacionais poderão se inscrever em duplas.

Haverá certificação de 60h para apresentações orais sobre a experiência de mobilidade.

Será uma ótima oportunidade para compartilhar experiências e aprender mais sobre as oportunidades oferecidas pela DRI.

As inscrições para apresentação dos trabalhos vão até o dia 13 de setembro por meio do link

Clique aqui para mais informações no edital
(arquivo retificado no dia 02/09/2019)

Chamada do Programa ESCALA DOCENTE 2019-2020 da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) – Chamada 016_2019

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que estão abertas as inscrições para a Chamada do Programa Escala Docente 2019-2020 da AUGM, Chamada 016_2019. O Programa é direcionado para a mobilidade de docentes das universidades participantes do Grupo Montevidéu (AUGM), e tem o objetivo de tornar um instrumento de valor prioritário com vistas a garantir a efetiva construção do “espaço acadêmico comum ampliado” regional, proclamado pela Associação em sua Ata de Intenção Fundacional.

O programa é destinado aos servidores docentes efetivos da UFMG com interesse na realização de mobilidade visando o desenvolvimento de atividades no âmbito de funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão ou gestão universitária.

Serão ofertadas até 10 (dez) vagas para universidades nos seguintes países: Argentina, Chile e Uruguai. A iniciativa também prevê financiamento dos custos da passagem do docente pela UFMG, mediante disponibilidade orçamentária. Enquanto a universidade de destino será responsável pelo alojamento e alimentação do docente durante a mobilidade.

Para concorrer à vaga, os candidatos devem realizar a inscrição no formulário online disponível neste link, entre os dias 02/09 e 02/10/2019. Durante o preenchimento do formulário, o candidato também deverá fazer o upload dos seguintes documentos:

1. Formulário de Apresentação de Propostas;
2. Carta Convite da instituição de destino.

Os docentes poderão realizar o intercâmbio no período compreendido entre março e novembro de 2020, sendo que cada mobilidade deve ter duração de no mínimo 07 (sete) e no máximo 15 (quinze) dias.

Informações sobre os procedimentos para candidatura podem ser consultadas na Chamada 016_2019, e também no site da AUGM.

Oferta de vagas referente ao Edital Unificado para Participação em Programas de Mobilidade Internacional 2019/2020 – Edital 004_2019

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) torna público a oferta de vagas referente ao Edital Unificado para Participação em Programas de Mobilidade Internacional 2019/2020 – Edital 004_2019.

As ofertas relacionadas nos anexos compreendem vagas dos Programas Minas Mundi e Escala Estudantil da Associação Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Nos quadros poderá ser visualizado todo o detalhamento de vagas (cursos abrangidos, proficiência e demais requisitos exigidos). Portanto, é imprescindível a análise cuidadosa e atenta pelo candidato.

Atenção! Algumas informações concernentes às vagas do Escala Estudantil AUGM estão em destaque, “PENDENTE DE CONFIRMAÇÃO”, pois ainda aguardam confirmação por parte das universidades. Em breve os estudantes serão comunicados sobre as informações pendentes.

Ressaltamos que as próximas rodadas de alocação para preenchimento de tais vagas serão realizadas nas próximas semanas, ainda no mês de setembro. Portanto, solicitamos aos interessados que se atentem às próximas publicações.

Oferta de vagas do Programa Minas Mundi aqui

Oferta de vagas do Programa Escala Estudantil AUGM aqui

GRE Test Preparation Workshop

Destacado

Programas de pós-graduação e cursos profissionais de todo o mundo, incluindo Negócios e Direito, fazem uso das pontuações do teste GRE® General Test. Essas pontuações auxiliam as universidades no processo de identificação dos candidatos academicamente preparados para a pós-graduação e na seleção de uma comunidade universitária mais diversificada.

Nesse sentido, o Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, convida todos a participarem do GRE® Test Preparation Workshop, uma formação de desenvolvimento acadêmico sobre o GRE, General Test, oferecido pela instituição administradora do teste, a ETS, Educational Testing Service. No workshop serão apresentadas as seguintes sessões:

Overview of the GRE General Test
Overview of the GRE Program
Preparing for the Analytical Writing Measure
Preparing for the Verbal Reasoning Measure
Preparing for the Quantitative Reasoning Measure
GRE Test Taker experience
Data: Quinta-feira, 19/09/2019

Horário: 13:00h – 19:00h, com intervalos de 20 minutos entre as sessões.

Local: Sala C 406, CAD 2 (Campus Pampulha)

Facilitadora:

-Professora Adiane M. Blum

(Diretora Associada da ETS no Brasil e Representantes dos exames TOEFL e GRE)

Total de vagas disponíveis: 30

20 para coordenadores e professores de graduação e pós-graduação

10 para alunos de pós-graduação

Confirme neste link sua participação no workshop. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Propell Workshop for the TOEFL IBT

Destacado

Programas de graduação e pós-graduação de todo o mundo fazem uso das pontuações do TOEFL iBT, exame internacional de proficiência em inglês que avalia as quatro principais habilidades acadêmicas da língua inglesa: reading, listening, speaking e writing.

A ETS, Educational Testing Service, instituição criadora e administradora do TOEFL iBT, estará ministrando dia 18 de setembro de 2019, em parceria com o Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais, o Propell Workshop for the TOEFL iBT para professores de pós-graduação da UFMG, professores de inglês dos programas de idiomas da instituição e alunos de graduação cursando licenciatura em Letras/Inglês, que já tenham experiência lecionando o idioma.

Durante o evento serão apresentadas cada sessão do teste, bem como técnicas e estratégias de ensino usadas na abordagem de habilidades integradas, avaliadas no TOEFL iBT.

Os professores participantes receberão um kit de apostilas para acompanhar o workshop e um certificado que os autorizam a ministrar as técnicas e estratégias ministradas.

No workshop serão apresentadas as seguintes sessões:

  • Overview of the TOEFL iBT Program
  • Reading Session
  • Listening Session
  • Speaking Session
  • Writing Session

Data: Quarta-feira, 18/09/2019

Horário: 13:00h – 18:30h, com  intervalos de 10 minutos entre as sessões.

Local: Sala C 404 – CAD 2 (Campus Pampulha)

Facilitadora: 

Professora Adiane M. Blum

-Diretora Associada da ETS, representante dos exames TOEFL iBT e GRE General Test.

-Mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, MATESOL, pela Universidade de Washington, Seattle, WA, Estados Unidos.

Total de vagas disponíveis: 20

-10 vagas para Coordenadores e Professores de Graduação e Pós Graduação.

-10 vagas para Professores de Inglês de Programas de Idiomas da UFMG e alunos de graduação cursando licenciatura em Letras/Inglês.

-Nível mínimo de Inglês exigido: B2 (intermediário superior)

 

Confirme neste link sua participação no workshop. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

Fotojornalista Showkat Shafi inaugura a Formação Transversal em Estudos Internacionais

Destacado

Convidado para a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais, realizada na terça-feira, 3 de setembro, no CAD II, o fotojornalista Showkat Shafi, do canal Al Jazeera English, autor de ensaios fotográficos reconhecidos mundialmente, apresentou seu trabalho “100 Faces dos Refugiados Rohingya”, registrado durante a crise humanitária em Bangladesh.

Showkat Shafi trabalha na Al Jazeera English, em Doha, no Qatar, como fotojornalista e já realizou coberturas internacionais na Áustria, no Butão, em Nepal, em Bangladesh, em Israel, na Palestina, no Alasca (EUA) e no Qatar.

“Essa cobertura sobre os refugiados é uma das mais importantes que já fiz na vida”, conta Showkat. “Pelo fato de o Brasil ser tão distante de Bangladesh, muitas pessoas não estão cientes da situação dos Rohyngia e das atrocidades que eles vivenciam. Por esse motivo, é tão significativo vir a uma Universidade tão importante relatar a crise e as difíceis situações em que vivem os refugiados”, conclui o fotojornalista.

Em seu trabalho, ele já realizou coberturas internacionais em diversos países asiáticos, atuando de forma intensiva no subcontinente indiano. “Minha maior realização é quando minhas fotos fazem a diferença na vida de alguém”, menciona ao falar sobre seu trabalho de documentar as vidas, lutas e resiliências de pessoas cujas histórias, de outra forma, não seriam contadas. “Muitas das minhas fotos foram capazes de gerar benefícios para pessoas em particular”, conta. “Vim de Kashmir, uma das áreas mais militarizadas no mundo, onde as pessoas enfrentam muitas violações dos direitos humanos. Um dia fotografei uma mulher que buscava por seu filho desaparecido na companhia de seu descendente mais novo. Após a publicação da imagem, muitas pessoas viram a notícia e doaram dinheiro para o filho mais jovem, que estava desempregado, comprar um carro e poder trabalhar como taxista”, cita orgulhoso. “Houveram vários incidentes como esse em que as pessoas fotografadas foram ajudadas”.

Os 100 refugiados, entre eles crianças e idosos, integravam a leva de 730 mil Rohingya – minoria muçulmana apátrida de Mianmar –, que foram forçados, a partir de meados de 2017, a fugir para Bangladesh pelo exército do país.

Já quando o assunto é Brasil e os enredos que o fotojornalista desejaria registrar no país, Showkat demonstra que já havia pensado no assunto antes dado a sua rápida resposta: “Sempre fui fascinado pelo país, principalmente pela Amazônia. Eu definitivamente desejaria visitá-la e conhecer as tribos nativas; contar ao mundo um pouco de suas histórias”.

Mestre em Jornalismo pela Kashmir University, Showkat Shafi foi o vencedor do prêmio Drum Online Media Award de Melhor Fotografia de 2017 e Melhor Uso de Fotografia de 2019, além de ser um homenageado oficial no 23º Prêmio Anual Webby. 

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Lançada em 2019, a formação é composta por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos.

Confira as disciplinas ofertadas aqui.

Confira as fotos no Facebook.

Seminário discute a situação dos migrantes no Brasil

Destacado

Realizado no dia 29 de agosto, o seminário Migrantes no Brasil, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais no auditório 1007 da Faculdade de Letras, abordou a atual situação dos migrantes no país por meio de palestras ministradas por pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Faculdade de Direito da UFMG.

As apresentações discorreram sobre temas como aspectos gerais da situação jurídica do migrante, as relações entre migração, saúde, trabalho, previdência, educação bem como a nova Lei de migração (13.455/2017).

O evento contou, ainda, com o coletivo de mulheres migrantes ‘Cio da Terra’ que organizou uma feira de artesanato e culinária.

As palestras foram ministradas por pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Faculdade de Direito.

A programação teve início pela manhã com as mulheres do coletivo ‘Cio da Terra’ oferecendo produtos com raízes oriundas nos seus países de origem, em frente ao auditório. Roupas, produtos de artesanato e aperitivos estavam sendo vendidos.

Feira de artesanato e culinária do Coletivo de Mulheres Migrantes ‘Cio da Terra”.

Feira de artesanato e culinária do Coletivo de Mulheres Migrantes ‘Cio da Terra”.

As palestras tiveram início a partir das 13h.

A mesa de abertura contou com a presença do professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, que apresentou a edição Nº 2064 do Boletim UFMG com as atualizações e aperfeiçoamentos das políticas para refugiados e outros estrangeiros em situação de vulnerabilidade na UFMG. Compôs a mesa também o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli.

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, e Professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG (da esquerda para a direita).

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, e Professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG (da esquerda para a direita).

Em seguida, teve início o primeiro painel do dia, intitulado “Aspectos gerais da situação jurídica do migrante”. A nova lei de imigração e o decreto regulamentador foi o primeiro tema abordado pelo doutorando Bruno Biazatti. Logo após, o doutorando Pedro Andrade expôs sobre os tipos de visto existentes e autorizações de residência, aludindo aos seus prazos e procedimentos. Ambos cursam o programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade.

Painel 1: Aspectos gerais da situação jurídica do migrante. Palestrantes: Bruno Biazatti e Pedro Andrade, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, Joana Pacheco, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, e Mariana Ferreira, pesquisadora da Clínica de Direitos Humanas da UFMG (da esquerda para a direita).

Em destaque, o doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFMG, Pedro Andrade.

Dando continuidade, a mestranda do programa de Pós-Graduação em Direito, Joana Pacheco, desenvolveu o tema “refugiados: visão geral da situação jurídica no Brasil”, e foi seguida pela discussão sobre o direito à educação, bem como as resoluções da Universidade relativas a alunos estrangeiros, comentada pela pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG, Mariana Ferreira.

Painel 1: Aspectos gerais da situação jurídica do migrante. Em destaque, Joana Pacheco, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG.

Painel 1: Aspectos gerais da situação jurídica do migrante. A fala no momento era de Mariana Ferreira, pesquisadora da Clínica de Direitos Humanas da UFMG.

Pouco após às 15h, os presentes tiveram um breve intervalo no qual puderam conferir os produtos à venda na feira das mulheres do ‘Cio da Terra’.

O seminário foi retomado com “Migração, saúde, trabalho e previdência”, segundo painel do dia. Nesse, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, Lutiana Valadares, exibiu tópicos pertinentes no que se refere ao direito à saúde do migrante. Também Bárbara Sorello e Mariana Ferolla, ambas mestrandas do programa de Pós-Graduação em Direito, ministraram, respectivamente, sobre o direito previdenciário e o direito ao trabalho do migrante.

Segundo painel: Migração, saúde, trabalho e previdência. Palestrantes: Lutiana Valadares, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, Bárbara Sorello e Mariana Ferolla, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG (da esquerda para a direita).

Segundo painel: Migração, saúde, trabalho e previdência.

Ao final, as perguntas foram abertas ao público.

O evento foi idealizado pelo professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG. A proposta que, tem o objetivo de esclarecer questões sobre as políticas públicas brasileiras para estrangeiros e como eles podem acessá-las, partiu da interação entre o professor Aziz e um coletivo de estrangeiros preocupados com os seus direitos no país. O seminário ocorreu poucas semanas após a UFMG ter ampliado o acolhimento aos refugiados e estrangeiros em situação de vulnerabilidade nos cursos de graduação.

Para ver o álbum completo no Facebook, clique aqui.

Inscrições abertas para o Programa Summer 2020 University of Alberta Research Experience (UARE)

Destacado

Inscrições abertas para o programa Summer 2020 University of Alberta Research Experience (UARE)

Estão abertas, até dia 22 de outubro, as inscrições para o programa Summer 2020 University of Alberta Research Experience (UARE) destinado a estudantes de graduação com interesse em realizar pesquisas sob a supervisão de docentes especialistas de suas respectivas áreas de estudo.

Para participar é necessário ser estudante regularmente matriculado, cursando entre o terceiro ou quarto ano de estudo, bem como ter notas mínimas B (padrão GPA) e não ter participado anteriormente do programa.

Estudantes aprovados realizarão 12 semanas de intercâmbio, com início em 2020, e terão auxílio financeiro da Universidade de Alberta, para auxílio na estadia, no valor de $6,000 CAD.

Confira informações do programa e sobre a aplicação:

Elegíveis
Como aplicar 
Site do programa 
Projetos
Datas