O check-in é a entrega da documentação necessária para efetivar o registro na universidade, após a chegada do estudante estrangeiro no Brasil. A data limite para a entrega da documentação é informada na Semana de Orientação do Estudante Internacional (SOEI). Segue a lista de documentos necessários:

1- Cópia do passaporte (folha de identificação)
2- Cópia do visto de estudante VITEM IV (ou do visto pertinente)
3- Cópia do seguro-saúde
4- Cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
5- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
6- Comprovante de matrícula na UFMG
7- Cópia do diploma (apenas para estudantes de pós-graduação)
8- Comprovante de endereço no Brasil

Observação: Durante o Ensino Remoto Emergencial nem todos esses documentos são exigidos, em caso de dúvidas entrar em contato com o Setor de Admissão Internacional.

A matrícula, por sua vez, deverá ser realizada pelo próprio estudante, junto ao Colegiado do curso ou Programa ao qual o estudante internacional estará vinculado na UFMG, em data e horário previamente agendados, dentro dos prazos estabelecidos pela universidade. O período de matrícula normalmente ocorre após a Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG (SOEI).

A matrícula é a garantia de vaga em uma atividade acadêmica oficial na UFMG. Apenas depois de realizar a matrícula, o estudante internacional mantém regularizada sua situação acadêmica na UFMG e passa a usufruir das facilidades que a universidade oferece: acesso à maioria das Bibliotecas Universitárias, ao Centro Esportivo Universitário (CEU), aos Restaurantes Universitários (com desconto de estudante), dentre outras. A matrícula é, sobretudo, o vínculo acadêmico oficial entre o estudante e a universidade. A matrícula é o vínculo acadêmico oficial entre o estudante internacional e a universidade, portanto é condição necessária para o aproveitamento de créditos na universidade de origem. Assim, é preciso ficar atento aos prazos de matrícula nas disciplinas dos cursos desejados.

ATENÇÃO!

A matrícula nas disciplinas selecionadas pelo estudante internacional em seu plano de estudos aprovado pela UFMG estará sujeita à disponibilidade de vagas

Para consultar a oferta de disciplinas disponíveis para os semestres letivos da UFMG, clique aqui.