O Setor de Convênios da DRI é responsável pela negociação de parcerias com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais estrangeiros; pela condução dos procedimentos administrativos necessários para a aprovação dos referidos acordos pelos órgãos pertinentes da Universidade; e por informar estudantes e professores da Universidade a respeito das parcerias vigentes entre a UFMG e instituições estrangeiras, assim como dos procedimentos para a formalização de novos convênios.

Entre a UFMG e cada universidade parceira é firmado um ou mais tipos de acordo. São eles:

Acordo de Cooperação e Carta de Intenções – estimulam a organização conjunta de cursos, palestras e simpósios; facilitam a obtenção de financiamento, por um terceiro, a projetos desenvolvidos em parceria pelos signatários.

Convênio de Intercâmbio pode estabelecer a troca de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e/ou pesquisadores da UFMG e de uma instituição estrangeira, por um período determinado (normalmente, um ou dois semestres).

Convênio de Pesquisa – formaliza uma investigação conduzida conjuntamente por membros da UFMG e de uma entidade estrangeira. Sua firma facilita a obtenção de financiamento externo e institui disposições sobre propriedade intelectual.

Para propor a formalização de um novo acordo entre a UFMG e uma instituição estrangeira, o interessado deve entrar em contato com o responsável no Setor de Convênios da DRI informando:
1- Nome da instituição estrangeira;
2- Objetivo da proposta;
Mediante a análise da solicitação o Setor de Convênios entra em contato com o órgão de relações internacionais da instituição, faz os encaminhamentos necessários para obter aprovação das instâncias pertinentes na UFMG e cuida de toda a tramitação até a aprovação final da parceria e assinatura pela reitora da UFMG.

Confira aqui as instituições que são parceiras da UFMG.