A Mobilidade internacional compreende setores responsáveis pela mobilidade internacional de docentes da UFMG, realizada no âmbito de redes de cooperação e acordos bilaterais mantidos com instituições parceiras.

As Cátedras visam favorecer o intercâmbio, em diferentes segmentos da pesquisa, entre os titulares indicados (pesquisadores de renome no cenário mundial) e grupos de pesquisadores da UFMG.

O Programa propicia a permanência na UFMG, por períodos que podem variar de sete a sessenta dias, de pesquisadores experientes e que, com sólida formação e carreira disciplinar, possam estimular e induzir estudos nas interfaces das disciplinas.

1. Fulbright Distinguished Chair in American Studies

Fulbright Distinguished Chair in American é um programa de concessão de bolsas para professores/pesquisadores norte-americanos Fulbright no Hemisfério Ocidental para uma viagem regional de curto prazo para atividades como oficinas, seminários, apresentações, palestras, performances, exposições, assessoria curricular e projetos similares, em instituições de países elegíveis da América do Sul.

Para a Universidade Federal de Minas Gerais está disponível uma bolsa em Estudos Americanos por um período de 4 meses. Sua particularidade, dentro da proposta do IEAT, é aliar temas considerados de ponta, em âmbito internacional, a abordagens inovadoras com potencial transdisciplinar. Além das palestras e dos seminários, as cátedras deverão gerar publicações, em que diferentes aspectos da transdisciplinaridade serão focalizados.

Como contrapartida, o IEAT oferece diárias, passagens e apoio operacional ao catedrático.

2. Cátedra UNESCO-UFMG

Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra UNESCO-UFMG “Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes” tem um caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas, letras e outras áreas do conhecimento. Além disso, ela procura estabelecer uma colaboração ativa e promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão com outras Cátedras UNESCO na área das Humanidades, principalmente com aquelas propostas no quadro da cooperação entre o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e a UNESCO. Eventos programados - as apresentações do Fórum da Cátedra UNESCO-UFMG serão exibidos ao vivo no canal da DRI no Youtube

3. Centro de Excelência Jean Monnet

Inaugurado em novembro de 2019, o Centro de Excelência Jean Monnet, de competência da União Europeia, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos da UE.

4. Cátedras Francesas

Programa Cátedras Franco-Brasileiras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma parceria da universidade com a Embaixada da França no Brasil. O Programa é voltado para a atuação na UFMG de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e de pesquisa. Dentre as prioridades temáticas estão as Ciências Humanas e Sociais, Letras, Artes e Música, Ciências Naturais e Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias.

Para mais informações entre em contato com progespeciais@dri.ufmg.br.

5. Cátedra Sergio Vieira de Mello (em implementação)

6. África-Brasil International Cooperation Chair: Traditional Knowledge (em implementação)

7. Confucius China Studies Program/Chair on China Studies (em implementação)

8. Cátedra UFMG-UNAM: Agenda 2030 (em implementação)

O Programa é direcionado para a mobilidade de docentes das universidades participantes do Grupo Montevidéu (AUGM), e tem o objetivo de tornar um instrumento de valor prioritário com vistas a garantir a efetiva construção do “espaço acadêmico comum ampliado” regional, proclamado pela Associação em sua Ata de Intenção Fundacional. Gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a chamada do processo seletivo do Escala Docente é divulgada anualmente.

Capes-PrInt

O Programa de Professor Visitante no Exterior objetiva oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a docentes em efetivo exercício na UFMG.

Mais informações aqui.


PRISA

O programa contribui para a excelência da cooperação universitária entre membros do corpo docente de instituições parceiras da Agência Universitária da Francofonia (AUF), particularmente as localizadas na América do Norte e América Latina.

Mais informações aqui.