A UFMG recebe estudantes internacionais no âmbito de Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação, estabelecidos com Universidades estrangeiras. Os estudantes podem frequentar até quatro semestres acadêmicos na Universidade. Ao final da mobilidade, é emitido um certificado constando as atividades desenvolvidas com o devido aproveitamento das disciplinas cursadas na UFMG.
Podem candidatar-se à mobilidade acadêmica na UFMG estudantes internacionais de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em instituição de ensino superior no exterior.
Conheça as instituições conveniadas à UFMG clicando aqui.
A UFMG não exige um nível de proficiência de Português para o ingresso do estudante internacional para mobilidade acadêmica. Mais informações sobre proficiência aqui.
Mais informações sobre o ingresso na pós-graduação para realizá-la inteiramente na UFMG encontram-se no site da PRPG, clicando aqui.
Para refugiados e deslocados forçados interessados em ingressar na UFMG, mais informações no site do DRCA, clicando aqui. Mais informações sobre disciplinas ministradas em inglês e espanhol no âmbito da Formação Transversal em Estudos Internacionais, clique aqui.
Nomeação e candidatura
O estudante estrangeiro regularmente matriculado em instituição estrangeira pode realizar um curto período de estudos e/ou pesquisa na UFMG por meio da mobilidade acadêmica, conforme os seguintes passos:
Verificar junto ao escritório de relações internacionais da universidade de origem o status do acordo com a UFMG. Caso o acordo esteja vigente, a universidade estrangeira de origem deverá fazer todo o trâmite de envio e de acompanhamento da documentação listada abaixo. Caso não tenha acordo entre as instituições ou ele tenha expirado, o estudante poderá realizar mobilidade livre. Nesse último caso, o estudante estrangeiro ficará totalmente responsável por realizar e acompanhar sua candidatura.
Após verificada a vigência do acordo bilateral, a universidade parceira ou o próprio estudante (em caso de mobilidade livre) deverá enviar os seguintes documentos para o Setor de Admissão Internacional dentro dos períodos abertos para nomeação e candidatura:
- Plano de Estudos - modelo DRI/UFMG
- Cópia da página de identificação do passaporte
- Histórico escolar oficial e atualizado
- Carta de Intenções (em caso de atividades práticas, de pesquisa e/ou de estágio)
- Comprovante de matrícula (APENAS para mobilidade livre)
Após a aprovação da candidatura pelo curso ou programa de vínculo na UFMG, o Setor de Admissão Internacional/DRI emitirá a carta de aceite.
Período de nomeações e candidaturas
Para realizar mobilidade acadêmica no primeiro semestre do ano seguinte:
- Enviar nomeações e candidaturas entre 01 de setembro e 15 de outubro
Curso de Verão de Português como Língua Adicional (PLA)
O Curso de Verão de Português como Língua Adicional (PLA) da UFMG tem como objetivo o ensino do português para estudantes internacionais de universidades parceiras da UFMG, a fim de aprimorarem seus conhecimentos no idioma, além de proporcionar um contato significativo com a cultura mineira e brasileira por meio de palestras sobre literatura e arquitetura brasileiras e passeios, incluindo visitas a museus, ao Instituto Inhotim, à cidade histórica de Ouro Preto e ao Circuito da Praça da Liberdade, entre outros.
O curso ocorre nas duas últimas semanas do mês de janeiro e é uma iniciativa promovida pelo Setor de Proficiência da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, sob a gestão do professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais, e da professora Bárbara Malveira Orfanò, Diretora Adjunta de Relações Internacionais.
UFMG Summer School on Brazilian Studies (SSBS)
The UFMG Summer School on Brazilian Studies intends to give students from all over the world an understanding of key aspects of Brazil from distinct perspectives.
The instructors are professors from Universidade Federal de Minas Gerais, a leading Brazilian university, recently ranked 8th for best higher education institutions in Latin America by Britain’s Times Higher Education.
Over two weeks of intense learning, online meetings will cover the underpinnings of Brazilian politics, history, foreign relations, geography, law, economy, arts and culture.
The Summer School usually takes place at UFMG’s main campus in Belo Horizonte – the capital city of Brazil’s federal state of Minas Gerais – every month of July.
All lectures will be given in English. Applicants are expected to be proficient in English. For students whose main medium of instruction during their education was not English, some proof of English proficiency will be necessary. Results of standard English proficiency tests (e.g., TOEFL or IELTS) will be preferable, but other forms of certification for language proficiency in English may be considered, at the Organizing Committee’s discretion.
More information here.