Na manhã do dia 7 de outubro, das 9h às 12h, estudantes de 15 instituições ao redor do mundo se reuniram para o Encontro de Orientação do Estudante Internacional para recepção e orientações. Cerca de 18 estudantes acompanharão aulas e projetos ao longo do próximo semestre em sistema híbrido de ensino.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Reitor em exercício, professor João Alberto de Almeida que deu as boas-vindas aos estudantes internacionais e incentivou-os a aproveitar da melhor maneira essa oportunidade única, assim como a cidade de Belo Horizonte, para os que vierem presencialmente.

O Diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba, apresentou a DRI e a UFMG, ressaltando o histórico da instituição, as diferentes áreas do conhecimento, e os atuais indicadores dos cursos bem avaliados pelo MEC. Destacou também seis Presidentes da República no quadro de ex-alunos e o pioneirismo no registro de mais de 1000 patentes, o que marca a instituição como polo de inovação.

Foi apresentada também a disciplina Português como Língua Adicional, parceria do Setor de Proficiência da DRI com a Faculdade de Letras (FALE/UFMG), ministrada pelo professor Henrique Leroy – FALE, da qual os estudantes internacionais poderão participar.

Já o acompanhamento dos estudantes ao longo do semestre é responsabilidade do Setor de Acolhimento da DRI, coordenado pela servidora Elaine Parreiras e sua equipe, que com criatividade integra os estudantes com atividades propostas ao longo do semestre, além do Programa de Apadrinhamento Internacional (buddy program), que permite o apoio aos estrangeiros por meio da comunidade acadêmica da UFMG. Já os trâmites administrativos, desde a matrícula até o envio do certificado de notas, ficam a cargo do Setor de Admissão Internacional da DRI, coordenado por Cristiane Xavier.