Os  Professores Guilherme de Souza Papini e Gustavo Medeiros Freitas, ambos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são coordenadores de projetos selecionados para o Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas e atuarão em parceria com as universidades internacionais The Pennsylvania State University e West Virginia University, respectivamente.

O Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas (100,00 0 Strong in the Americas Innovation Fund) é uma colaboração entre setor público-privado e o Departamento de Estado dos EUA, Embaixadas dos EUA, Parceiros das Américas, corporações e fundações para estimular novas parcerias de ensino superior entre os Estados Unidos e os demais do Hemisfério Ocidental. Essa é uma iniciativa de educação regional de assinatura em parceria com instituições de ensino superior dos EUA para projetar e implementar novos modelos de programas de intercâmbio inclusivos

Esta edição do programa foi patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil, em parceria com a Missão Americana no Brasil e o Departamento de Estados dos EUA. 

O Brasil é o terceiro país na liderança dessa ação e, este ano, dois modelos de programas de intercâmbio partiram de professores da UFMG.

O projeto “Otimização de aeronaves anfíbias para operações na floresta amazônica”, de iniciativa do professor. Guilherme Papini, abordará melhorias nas aeronaves anfíbias, no qual os alunos participarão de campanhas experimentais tanto no Brasil como nos EUA. Já o projeto do professor Gustavo Freitas, “O futuro da mineração na Virgínia Ocidental e em Minas Gerais: Novas oportunidades em tecnologia, segurança e sustentabilidade” parte de uma abordagem que preparará estudantes e comunidades para um futuro sem carvão, identificando problemas sociais, culturais e ambientais comuns e específicos causados ​​pela mineração em ambas as regiões de atuação. 

Confira as novas parcerias e programas de treinamento do Fundo de Inovação do 100K Strong in the Americas