A Diretoria de Relações Internacionais convida a todos para a palestra “Diferentes perspectivas das pesquisas sobre África: relatos de experiências”, ministrada por Ivangilda Bispo dos Santos, Jaqueline de Oliveira e Silva e Lucas Narciso Pimenta Ricardo, numa iniciativa do Centro de Estudos Africanos (CEA) da UFMG, com mediação de Marcos Antônio Alexandre.
O evento acontecerá no dia 16 de novembro, às 17h, e será transmitida pelo canal da DRI no Youtube. Haverá emissão de certificados somente para os participantes que realizarem a inscrição no link gerado durante o evento ao vivo.
Ivangilda Bispo dos Santos é historiadora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e Mestre em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela mesma instituição (2021). Atualmente trabalha como professora na rede estadual de ensino de Minas Gerais e é colaboradora do projeto Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica (CP/EBAP/UFMG). Integra os seguintes grupos de pesquisa: História dos Processos Educadores (UFMG), Pólis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação (UEMG) e Áfricas: história, política e cultura (UFMG). Desenvolveu pesquisas sobre educação e lusotropicalismo em Moçambique durante o período colonial (século XX).
Jaqueline de Oliveira e Silva, doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2021), com doutorado sanduíche pela Universidade do Lúrio, Nampula, Moçambique, é mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Graduada e licenciada em Ciências Sociais (2010). Trabalha como consultora, professora, pesquisadora e curadora. Concebe projetos nas áreas de patrimônio cultural e povos e comunidades tradicionais, privilegiando ações de curadoria e condução compartilhada. Tem experiência nas áreas de impacto ambiental, ações afirmativas, patrimônio cultural africano e afrodiaspórico e direitos culturais.
Lucas Narciso Pimenta Ricardo é mestrando em Direito do Comércio e Investimento Internacional pelo World Trade Institute, centro de excelência da Universidade de Berna (Suíça) e estagiário no International Trade Centre, em Genebra. Já foi pesquisador do portal Direito Internacional sem Fronteiras (DIsF), representante regional do fórum Afronomicslaw e membro do grupo Finanças Públicas, Igualdade e Democracia. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ele é autor de diversos artigos sobre comércio, investimento e desenvolvimento econômico.