Reconhecido mundialmente por financiar o estudo de estudantes nos Estados Unidos, anualmente o Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de diversos países. No ano de 2023, entre os 27 aprovados, sete são discentes da UFMG, a universidade com o maior número de aprovados neste ano.

A bolsa de estudo tem duração de nove meses e, como parte do processo seletivo, os estudantes precisavam passar pelo exame de proficiência, análise curricular, avaliação de projetos e entrevistas em português e inglês, além de aprovação pelo J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

Entre os selecionados, está Harion Custódio, mestre e doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, que pesquisa, principalmente, sobre a representação do negro a partir do pós-abolição da escravidão no Brasill e Estados Unidos por meio das literaturas de Machado de Assis, Lima Barreto, James Baldwin e Itamar Vieira Junior.   “Tive interesse na bolsa de doutorado sanduíche da Fulbright, a fim de aprofundar a pesquisa em uma universidade renomada e com um orientador especialista no tema e objeto de estudo, neste caso o professor da Harvard Sidney Chalhoub. Espero conseguir traçar pontos de contato entre a literatura afro-brasileira e afro-americana”, conta o doutorando.

A pós-graduanda em Patologia Jéssica Vieira de Assis, também foi selecionada para a Michigan State University. Jéssica relata que “A Fulbright sempre esteve na minha lista de agências para colocação internacional. Com essa aprovação, terei a oportunidade de uma experiência em um laboratório americano, além de aplicar minha pesquisa na área da oncologia.”

Outra selecionada foi Marina Salim que atualmente atua no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e vai para a Baylor University, no Texas, EUA.  “O Brasil enfrenta grandes desafios na área de tratamento de esgotos, e metade da população não tem acesso a esse serviço. Minha pesquisa envolve o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para uma compreensão e avaliação aprimoradas de processos de tratamento de esgotos, sob a orientação da professora Amanda Hering, reconhecida internacionalmente na área de ciência de dados e aplicação na área ambiental”, conta Marina.

Stella Ferreira Gontijo, selecionada para University of New Mexico,  é discente do Programa de Pós-graduação em História e relata: “Quando optei pelo programa da Fulbright foi devido à excelência e às oportunidades. Receber a bolsa da Fulbright para pesquisar no arquivo da UNM abre possibilidades para minha pesquisa sobre a estadunidense Margaret Randall, pautada no debate político das revoluções e dos feminismos feito pelas mulheres latino-americanas na segunda metade do século XX.”

Newton Vieira Lima Neto, estudante do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, selecionado para  University of Georgia, discorre sobre seu projeto na área de formação de professores de língua inglesa: “Minha pesquisa olha para a formação de nossos professores de línguas, em especial os de língua inglesa. Os programas de Liberal Arts dos Estados Unidos têm uma forte tradição interdisciplinar, apresentando resultados de longo prazo e impacto na carreira de profissionais. A University of Georgia tem uma área voltada para o desenvolvimento de pedagogias e pesquisas e artisticamente orientadas, e espero conseguir apresentar propostas palpáveis para a nossa realidade.”

Ágata Lopes Ribeiro, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Microbiologia da UFMG, compartilha um pouco sobre o processo de seleção do programa: “Fazer doutorado sanduíche sempre foi um sonho e a oportunidade de poder realizá-lo com uma bolsa da Fulbright é algo que nunca imaginei ser possível. O processo seletivo é bastante extenso e cansativo, mas a Fulbright Brasil te dá todo o suporte na realização das etapas.” A estudante também agradeceu a orientadora, professora Jordana Reis e a coordenação do programa de pós-graduação em microbiologia da UFMG, em especial a professora Daniele da Glória de Souza.

O pós-graduando em Ciência Política Renato Duarte, aprovado pela University of California Irvine,  afirma: “A bolsa Fulbright é um reconhecimento do trabalho de pesquisa de ponta que realizamos na ciência política da UFMG, com uma rede de colaborações entre estudantes e professores, sem mencionar uma orientação de altíssima qualidade.”