Nos dias 23 e 24 de outubro, ocorreu no CAD 2 o VII Encontro de Mobilidade Internacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e organizado pela equipe do Setor de Mobilidade da DRI. O evento teve como objetivo divulgar à comunidade acadêmica as diversas atividades de internacionalização realizadas pelos alunos da UFMG, além de apresentar os programas de mobilidade acadêmica internacional da DRI e as experiências de intercâmbio dos discentes que participaram desses programas, buscando promover ações que integrem a universidade ao contexto internacional.
Este ano, o VII Encontro de Mobilidade Internacional contou com a presença de renomados professores da UFMG compondo a banca examinadora, como Flávia Beatriz Custódio, professora adjunta da Faculdade de Farmácia; Fabiano Araújo Cunha, professor adjunto da Faculdade de Odontologia; Ana Cláudia Porfírio Couto, professora titular da EEFFTO; Phellipy Pereira Jácome, professor titular da FAFICH; Magnun Rochel Madruga, professor adjunto da Faculdade de Letras e Luciano Pereira da Silva, professor titular da EEFFTO; além das servidoras Samira Lott Gloria Reis e Luciana Fiuza de Sousa, da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. O evento também recebeu a visita de gestoras internacionais, como Evelia Meza Maldonado, Diretora de Comunicação da Universidad Nacional de Asunción (UNA), no Paraguai, e Ginette Moreno, Profissional Administrativa da Oficina de Relaciones Internacionales da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB) Seccional Bucaramanga, na Colômbia, que também participaram como integrantes da banca examinadora.
O Encontro de Mobilidade Internacional deste ano foi o maior já promovido pela DRI, contando com quatro sessões de apresentações de estudantes que realizaram intercâmbio em semestres anteriores. Com um recorde de 53 apresentações, os alunos compartilharam suas experiências nas áreas de estudos, ensino, pesquisa, extensão e atividades artísticas e culturais. O evento também contou com palestras de ilustres convidados: Larissa Brant, responsável pelo Campus France Brasil em Belo Horizonte, apresentou “Conheça o Campus France e as Oportunidades de Intercâmbio na França”; Sarah Jacobs, Leitora do DAAD em Belo Horizonte, falou sobre “DAAD-UFMG: Oportunidades de Bolsas na Alemanha”; e Júlia Peres, adviser da EducationUSA, apresentou “EducationUSA na UFMG e Oportunidades Acadêmicas nos Estados Unidos”. Para encerrar, na 4ª sessão, houve uma apresentação artística do aluno Enzo, que tocou a cítara chinesa, seguida pela palestra da professora Luo Sufang, do Instituto Confúcio, que compartilhou informações sobre cursos de idiomas e oportunidades culturais oferecidas pelo instituto.
Na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, três discentes foram premiados por seus trabalhos: Karolina Skarlet Silva Viana na Sessão 1, com “Experiência de Mobilidade Internacional e Produção Científica durante o Mestrado pelo Programa Escala Posgrado”; Elias Barbosa Rodrigues na Sessão 3, com “Integração Internacional em Ciências Agrárias”; e Áulus Dauare Pinho na Sessão 4, com “Intercâmbio para o México: uma Grata Experiência de Vida”. A DRI agradece a todos os estudantes que compartilharam suas experiências de intercâmbio acadêmico com a comunidade universitária e os futuros intercambistas da UFMG.
A internacionalização é um dos pilares do plano de desenvolvimento institucional da UFMG, que tem um histórico de atuação internacional de destaque. A universidade possui 544 parcerias com 434 instituições de ensino e pesquisa de 60 países. O fomento às estratégias de internacionalização da UFMG é uma forma de garantir que a universidade continue a ser uma referência na educação e na pesquisa no cenário internacional e na atual conjuntura globalizada.