A Embaixada da França no Brasil abriu o edital 2025 da bolsa TerrEE. A bolsa TerrEE é um bolsa de estudos do governo francês, destinada a estudantes brasileiras/os de doutorado, que realizam uma tese sobre o tema do meio ambiente e/ou ecologia e/ou ciências da natureza, da vida e da saúde. Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, sobretudo em questões da crise climática e da perda da biodiversidade. A Embaixada da França no Brasil se propõe a apoiar doutorando(a)s brasileiro(a)s, até 40 anos de idade, com ou sem co-orientação de tese, com ou sem co-tutela, mediante a concessão de uma bolsa do governo francês para estágio de doutorado de 3 a 12 meses na França. Benefícios • Status de bolsista do governo francês (BGF); • Passagem aérea ida e volta Brasil/França • O valor mensal da bolsa é de 1.770 euros para os pesquisadores matriculados em cotutela e de 1.704 euros para os pesquisadores não matriculados em cotutela (proporcionalmente à presença no território francês e ao co-financiamento); • Apoio administrativo e pedagógico ao estudante bolsista; Candidaturas As inscrições devem ser enviadas unicamente por meio do preenchimento do formulário indicado no edital até a data de limite de 30 de março de 2025 – 23h59 (horário de Brasília). Acesse, abaixo, o edital em francês ou português, para conhecer os critérios de elegibilidade, benefícios, lista de documentos solicitados e link de inscrição. Confira o vídeo com o depoimento dos contemplados em 2023 Calendário • Encerramento da chamada de inscrições: 30 de março de 2025 às 23h59 (horário de Brasília) • Divulgação dos resultados: 22 de abril de 2025 • Início da mobilidade: a partir do 1 de setembro de 2025 Dúvidas? Entre em contato através do e-mail: bolsaterree@campusfrancebrasil.com.br ou na FAQ Appel à candidatures Edital

A Embaixada da França no Brasil abriu o edital 2025 da bolsa TerrEE do governo francês, destinada a estudantes brasileiras/os de doutorado, que realizam uma tese sobre o tema do meio ambiente e/ou ecologia e/ou ciências da natureza, da vida e da saúde.

Por meio desse programa de bolsas, a Embaixada da França no Brasil tem o objetivo de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, sobretudo em questões da crise climática e da perda da biodiversidade.
A Embaixada da França no Brasil se propõe a apoiar doutorando(a)s brasileiro(a)s, até 40 anos de idade, com ou sem co-orientação de tese, com ou sem co-tutela, mediante a concessão de uma bolsa do governo francês para estágio de doutorado de 3 a 12 meses na França.

Benefícios

• Status de bolsista do governo francês (BGF);
• Passagem aérea ida e volta Brasil/França
• O valor mensal da bolsa é de 1.770 euros para os pesquisadores matriculados em cotutela e de 1.704 euros para os pesquisadores não matriculados em cotutela (proporcionalmente à presença no território francês e ao co-financiamento);
• Apoio administrativo e pedagógico ao estudante bolsista;

Candidaturas

As inscrições devem ser enviadas unicamente por meio do preenchimento do formulário indicado no edital até a data de limite de 30 de março de 2025 – 23h59 (horário de Brasília).

Acesse, abaixo, o edital em francês ou português, para conhecer os critérios de elegibilidade, benefícios, lista de documentos solicitados e link de inscrição.
Confira o vídeo com o depoimento dos contemplados em 2023.

Calendário

• Encerramento da chamada de inscrições: 30 de março de 2025 às 23h59 (horário de Brasília)
• Divulgação dos resultados: 22 de abril de 2025
• Início da mobilidade: a partir do 1 de setembro de 2025

Dúvidas?

Entre em contato através do e-mail: bolsaterree@campusfrancebrasil.com.br ou na FAQ.

Appel à candidatures.

Edital.