
O Programa Colaborativo Ibero-americano de Formação Doutoral em Inteligência Artificial foi aprovado pela Comissão Executiva da Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação (AUIP), por proposta da respectiva Comissão de Seleção, e está estruturado com base no Programa de Doutorado em Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade de Granada e nas linhas de pesquisa dos Programas de Doutorado das universidades que integram o Programa Colaborativo, coordenado pela UGR.
Prazo de inscrição: até 30 de janeiro de 2026, às 23h59 (GMT/UTC+01:00), Madri.
Número de bolsas: 16.
Valor das bolsas: Cada bolsa contempla uma dotação máxima de 6.700 euros, destinados a financiar despesas de viagem e a contribuir para os custos de alojamento, alimentação e seguros, para a realização de duas (2) estadas de pesquisa na UGR, em anos consecutivos. Cada uma dessas estadas será financiada com um valor máximo de 3.350 euros.
Público-alvo: Os destinatários deste Programa Colaborativo serão, preferencialmente, aqueles que comprovem uma trajetória de experiência científica, acadêmica e/ou profissional relacionada à oferta do Programa de Doutorado. Além disso, deverão residir na América Latina e ser provenientes de alguma universidade associada à AUIP, especialmente da Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría (Cuba), da Universidade das Ciências Informáticas (Cuba) e da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (Cuba), preferencialmente com vínculo atual como docente, pesquisador, funcionário técnico, administrativo, etc., e que apresentem o aval institucional da respectiva universidade. Também deverão possuir um título de mestrado relacionado à temática do Doutorado e que habilite o acesso aos estudos de Doutorado.
Mais informações: www.auip.org
Contato: auip@auip.org