Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão Francês sem Fronteiras, que são oferecidos em parceria entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras.

A oferta visa contemplar os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG que tenham o objetivo de se comunicar em francês para participar de programas de mobilidade em universidades no exterior.

Quem pode participar: estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, além de professores e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG.

Curso: Préparer son intégration en université francophone, module débutant
Nível: A1
Início do curso: 03 de abril de 2018
Carga horária: 40h
Dias e horários: terças e quintas de 14h as 16h
Período de inscrição: 08 a 29/03/18

Preencha aqui o formulário de inscrição para este curso.

ATENÇÃO: As vagas são limitadas e os 25 primeiros inscritos serão selecionados.

Conteúdos
1. Primeiros contatos com o francês: os sonidos, a intonação
2. Se apresentar e descrever outras pessoas (físico, psicológico, profissões, lazer, etc.)
3. Falar da familia e do ambiente próximo (cidade, universidade, meio-ambiente)
4. Encontrar: ter contato com outros e fazer perguntas, fazer um convite
5. Encontrar o intercultural: praticas culturais em países francófonos

Avaliação
Os alunos serão avaliados com provas orais, escritas e trabalhos diversos escritos.
A participação ao longo do curso também será critério de pontuação.

Curso: “Préparer son intégration en université francophone”

Nível: A2
Início do curso: 03 de abril de 2018
Carga horária: 32h
Dias e horários: terças e quintas de 16h30 às 18h30
Período de inscrição: 08 até às 12h do dia 15/03/18

Preencha aqui o formulário de inscrição para este curso.

ATENÇÃO: Para participar deste curso é necessário realizar o teste de nivelamento que ocorrerá no dia 16/03/18 na UFMG.

Ementa
Módulo destinado aos estudantes que com objetivo de se preparar linguisticamente para concorrer a uma vaga em programas de intercâmbio.
O curso de francês com objetivo universitário aborda a língua francesa contextualizada em situações como a participação de alunos em seleções para intercâmbios em países francófonos, a previsão de recursos para tal experiência, situações práticas cotidianas e algumas vivências culturais.

Conteúdos
Organização dos estudos: conhecer o sistema universitário de alguns países francófonos
Construir o próprio projeto: seleção, carta, entrevista, pitch video
A procura de um alojamento e previsão do orçamento
Gerenciamento administrativo: alguns contextos burocráticos estudantis e como cidadãos
Vida cotidiana: serviços e vida na cidade (comprar, comer, se deslocar, cuidar da saúde)
Vida estudantil: experiências e descobertas na universidade
A gramática também será trabalhada.

Avaliação
A participação ao longo do curso também será critério de pontuação.