Centro de Estudos Europeus

O Centro de Estudos Europeus tem por objetivo:

1-fomentar a internacionalização da UFMG na Europa, aprimorando continuamente tanto sua capacidade de competir em editais relativos a ações de internacionalização, bem como sua integração em redes acadêmicas voltadas à cooperação internacional;

2-incrementar as atividades de cooperação acadêmica entre a UFMG e instituições de ensino superior europeias;

3-congregar pesquisadores, da UFMG e de outras Instituições, que desenvolvam pesquisas pertinentes à Europa, ou realizadas com a participação de pesquisadores europeus.

O Centro de Estudos Europeus é coordenado por um Comitê de 5 membros indicados pelo Reitor, um dos quais é seu Presidente. Cabe ao Comitê Coordenador do Centro de Estudos Europeus definir e organizar suas atividades, decidir sobre os pedidos de filiação e associação a ele encaminhados, considerar e decidir sobre as propostas de atividades e propor ao Comitê de Internacionalização da UFMG encaminhamentos atinentes às relações com a Europa.

Composição

Pesquisadores Filiados – docentes da UFMG que desenvolvem trabalhos de pesquisa concernentes à Europa ou em parceria com pesquisadores da Europa.

Pesquisadores Associados – docentes de outras Instituições que desenvolvam trabalhos na/sobre a Europa e que tenham trabalho de pesquisa em cooperação com Pesquisadores Filiados.

Pós-Graduandos Associados – estudantes ou ex-estudantes de Curso de Pós-graduação da UFMG que desenvolvem pesquisa concernente à Europa.

Dr. Ivan Domingues – Coordenador

Prof. do Departamento de Filosofia  da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Dra.Miriam Corrêa de Araújo Ávila

Prof. da Faculdade de Letras

Dra.Vera Regina Veiga França

Profa. do Departamento de Comunicação da Faculdade  de Filosofia  e Ciências Humanas

Dra. Ana Maria Rabelo Gomes

Profa. da Faculdade de Educação

Dr. Alexandre Mendes Cunha

Prof. do Departamento  de Economia na Faculdade de Ciências Econômicas

Centro de Estudos Europeus

e-mail: cee@dri.ufmg.br

Veja na íntegra o texto, O conceito de Estudos Europeus.