Centro de Estudos da Ásia Oriental

O Centro de Estudos da Ásia Oriental tem por objetivo:

1-fomentar a internacionalização da UFMG na Ásia, aprimorando continuamente tanto sua capacidade de competir em editais relativos a ações de internacionalização, bem como sua integração em redes acadêmicas voltadas à cooperação internacional;

2-incrementar as atividades de cooperação acadêmica entre a UFMG e instituições de ensino superior asiáticas;

3-congregar pesquisadores, da UFMG e de outras Instituições, que desenvolvam pesquisas pertinentes à Ásia, ou realizadas com a participação de pesquisadores asiáticos.

O Centro de Estudos da Ásia Oriental é coordenado por um Comitê de 5 membros indicados pelo Reitor, um dos quais é seu Presidente. Cabe ao Comitê Coordenador do Centro de Estudos da Ásia Oriental definir e organizar suas atividades, decidir sobre os pedidos de filiação e associação a ele encaminhados, considerar e decidir sobre as propostas de atividades e propor ao Comitê de Internacionalização da UFMG encaminhamentos atinentes às relações com a Ásia.

Composição

Pesquisadores Filiados – docentes da UFMG que desenvolve trabalhos de pesquisa concernentes à Ásia ou em parceria com pesquisadores da Ásia.

Pesquisadores Associados – docentes de outras Instituições que desenvolvam trabalhos na/sobre a Ásia e que tenham trabalho de pesquisa em cooperação com Pesquisadores Filiados.

Pós-Graduandos Associados – estudantes ou ex-estudantes de Curso de Pós-graduação da UFMG que desenvolvem pesquisa concernente à Ásia.

Dr. Gilberto de Assis Libânio – Coordenador

Prof. da Faculdade de Ciências Econômicas

Dr. Aziz Tuffi Saliba

Prof. do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito

Dr. Carlos Alberto Rosiere

Prof. do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências

Dr. Dawisson Elvécio Belém Lopes

Prof. do Departamento de Ciência Política da Faculdade de  Filosofia e Ciências Humanas

Dr. Marcos Pinotti Barbosa

Prof. da Escola de Engenharia

Centro de Estudos da Ásia Oriental.

e-mail: ceao@dri.ufmg.br