AUGM

Associação de Universidades Grupo Montevidéu – AUGM 

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de universidades públicas e autônomas de seis países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que compartilham suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviço. Essas características as situaram em posição de desenvolver atividades de cooperação com perspectivas certas de viabilidade.

Objetivos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu – AUGM

O objetivo central da AUGM é contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas que oferecem as capacidades instaladas na região:

  • A investigação científica e tecnológica, incluídos os processos de inovação, adaptação e transferência tecnológica em áreas estratégicas;
  • A formação contínua inscrita no desenvolvimento integral das populações da sub-região;
  • As estruturas de gestão das universidades que integram a Associação;
  • A interação de seus membros com a sociedade em seu conjunto, difundindo os avanços do conhecimento que proporcionem sua modernização.

A materialização desses objetivos ocorre através das principais atividades empreendidas pela AUGM, em conjunto com as universidades membro.

Jornadas Jovens Pesquisadores

Desde 1993, as Jornadas se realizam anualmente, convocando a cada edição em torno de 700 pesquisadores jovens dos países integrantes da Associação. As Jornadas visam promover o relacionamento entre esses cientistas e impulsionar o seu trabalho conjunto. Participam também pesquisadores seniores das universidades membro e do exterior, como coordenadores e conferencistas convidados. A sede é rotativa entre as universidades do Grupo.

Os temas dos trabalhos de pesquisa apresentados nas Jornadas devem estar baseados em três origens: os núcleos disciplinares da AUGM, temas propostos pelos comitês acadêmicos da AUGM e sugestão de tema feita pela Universidade sede da Jornada naquele ano.

Pode-se dizer que as Jornadas apresentam:

  • Objetivos políticos, como o estreitamento dos laços entre os países latinoamericanos, com ênfase para a cooperação internacional educacional entre esses países;
  • Objetivos acadêmicos, com destaque para a troca de informação, conhecimento e experiência, além da promoção e fomento às atividades de pesquisa e produção de conhecimento nas universidades-membro;
  • Objetivos sociais através do contato com jovens pesquisadores e seniores advindos de países e universidades com uma cultura distinta do país e Universidade de origem.

 Programa ESCALA Estudantil

A criação de um “espaço acadêmico comum ampliado latino-americano” – ESCALA – é o que orienta as atividades que se desenvolvem no âmbito da AUGM. Neste sentido, o Programa ESCALA Estudantil foi criado em 1999, tendo início no 2º semestre de 2000. Suas atividades estão centradas na mobilidade de estudantes de graduação entre as universidades-membro da AUGM, contribuindo para a cooperação e integração regional.

O Programa é pautado pelo princípio da reciprocidade – receber e enviar o mesmo número de alunos, preferencialmente com correspondência entre os cursos. As vagas e os cursos contemplados são definidos anualmente pelos Delegados Assessores da AUGM, a fim de que o maior número de cursos possa se beneficiar com o Programa.

  • As características centrais do Programa ESCALA são:Seu caráter político: estreitar os laços com os países latino-americanos;
  • Seu caráter social: incentiva a democratização da oportunidade de intercâmbio internacional, na medida em que oferece alimentação, hospedagem e uma possível ajuda de custo aos selecionados.

O Programa ESCALA Estudantil permite que estudantes regularmente matriculados em uma Universidade membro, realizem disciplinas/cursos de até um semestre de duração em uma universidade membro de outro país, com a finalidade de cumprir parte das disciplinas ou créditos requeridos no currículo de seu curso pela sua Universidade de origem.

 Mais informações sobre a AUGM estão no endereço: www.grupomontevideo.edu.uy

XXV Jornadas de Jovens Pesquisadores Associação de Universidades do Grupo Montevidéu – Chamada 006_2017

 Chamada 012-2016 – Programa Escala Docente

XXIV Jornadas de Jovens Pesquisadores – AUGM – Chamada 007/2016

Chamada 010_2016 alterada pelo Adendo 01

Anteriores

Chamada para seleção de trabalhos de pesquisadores da UFMG

Programa Escala de Pós-Graduação 

   Anexo I       Anexo II

Programa de Mobilidade Estudantil de Pós-Graduação (PMEP)

   Anexo I        Anexo II     Anexo III     Anexo IV      Anexo V   Errata – Anexo I

Edital Escala Estudantil

Edital Escala Estudantil

Edital Escala Estudantil Adendo

Edital Escala Estudantil Adendo II

Edital Escala Docente

Edital Escala Docente- Vagas Remanescentes

Convocatória Marca