O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais dará início no mês de setembro a uma série de webinários sobre língua e cultura. O primeiro convidado será Teddy Bajenaru, professor leitor de língua francesa da UFMG e estudante de mestrado em Sociolinguística e didática das línguas pela Universidade de Tours, que irá ministrar a palestra intitulada “Parlez-vous céfran? Les parlers populaires urbains dans le cinéma français”.

O objetivo desta apresentação é fornecer uma introdução a alguns dos códigos linguísticos das periferias urbanas francesas, “les banlieues”, usando exemplos da produção cinematográfica francesa nos últimos trinta anos. Desta forma os participantes terão acesso a temas relacionados à cultura cinematográfica francesa, além de formas inventivas e dinâmicas de linguagem menos legitimadas, mas muito difundidas hoje em dia na sociedade francesa.

Será uma ótima oportunidade para que os estudantes de francês entendam melhor a respeito da diversidade dos intercâmbios na vida cotidiana dos franceses atualmente, além de praticar “l’argot” da França.

O evento acontecerá na plataforma Zoom, no dia 08 de setembro, às 14h. A palestra será apresentada nos idiomas francês e português. Não haverá tradução simultânea, o conhecimento de língua francesa é desejável.

Confirme sua participação preenchendo o formulário disponível aqui.